Categorias: 2026 Fiat Fiat Argo Notícias Rumores

Novo Fiat Argo – Novidades da Nova Geração do Carro

O primeiro SUV híbrido da Fiat no Brasil, inspirado no Panda europeu, será lançado aqui somente em 2026.

O novo veículo será lançado como um SUV compacto híbrido e como parte da família do Panda, exclusivo do mercado europeu. Ele será produzido em Betim (MG), que já tem experiência agora deve contar com grandes investimentos para esse projeto, mas só estará disponível nas concessionárias em 2026.

A notícia foi confirmada por Juliano Almeida, atual vice-presidente de compras do Grupo Stellantis na América do Sul, durante o evento Sindipeças.

O projeto F1H, também chamado de Argo Next Gen, na verdade, trata-se do projeto anterior do Argo, conhecido como Projeto 328. Pode até parecer confuso, mas a Fiat costuma utilizar mais de uma nomenclatura para designar os seus projetos.

Mas ainda há muito mais além disso. Confira!

Intercâmbio de mercados Europeu e Latino

Atualmente, todos os modelos da marca que rodam no Brasil foram projetados por aqui e ainda conseguem atender aos países do mercado latino. Enquanto os veículos desenvolvidos na Itália não são vistos por aqui.

Entretanto, os executivos da matriz querem mudar essa disparidade, juntando a linha de produção do velho continente com a América Latina.

É o primeiro projeto da Fiat – já no grupo Stellantis – para o desenvolvimento de veículos que atendam a Europa e a América Latina, e, assim, tornar os negócios mais lucrativos.

A partir dessa estratégia, os veículos atenderão os diferentes públicos desses mercados com diferenças singelas, semelhante ao que vem sendo feito pela Volkswagen.

O Argo na Europa e América Latina

Além de atender a esse conceito, o Argo se alinha a uma proposta mais ampla. Ele será o primeiro produto no qual a Fiat apresenta a sua estratégia para unificar a linha europeia com a de outros países onde a empresa atua mundo afora.

Mas, calma lá! Isso não quer dizer que o público verá o Argo rodando pelas ruas da Europa. Na verdade, por lá ele será vendido com o nome de Panda e será totalmente elétrico, enquanto, no Brasil, o novo Argo mantém o nome e será o primeiro híbrido da fabricante italiana no país.

A tendência é de que o Panda e o Argo alcancem patamares de sofisticação mais elevados, com o Panda chegando a substituir o 500X, e o Argo ainda mais aprimorado que o Pulse.

Novidades na plataforma e novas tecnologias

Desde a criação da Stellantis, em 2019, a partir da unificação da Fiat, Citroën, Peugeot e Jeep, o compartilhamento de estruturas, peças e tecnologias entre as empresas do grupo, fazem parte dos projetos compartilhados entre elas.

O novo Argo promete entregar diversas tecnologias inovadoras, como a plataforma CMP, a mesma já instalada no Peugeot 208, Citroën C3 e também no Avenger. No Brasil, ele será o primeiro híbrido do tipo plug-in da Fiat lançado no país.

Na verdade, a Stellantis está padronizando a plataforma STLA para todos os seus veículos, seja de qual for a sua linha ou marca. Enquanto isso, ela continua com a CMP, por ser muito mais barata e, assim, não interferir nos preços dos seus carros de entrada e muito menos em suas vendas nos países emergentes.

Características do novo Argo

Além da plataforma CMP, esse veículo será equipado com um motor 1.0 Turbo Flex T200, combinado com um motor elétrico, e que também traz um sistema de recarga externa. Também deve ser abastecido a etanol, um tipo de tecnologia que já foi confirmado antes pelo conglomerado europeu.

Em relação à motorização, no Brasil, devem ser comercializadas versões híbridas para os modelos de entrada, e versões híbridas plug-in para os modelos topo de linha.

Os seus traços são inspirados nas características da nova geração do Panda – reservado para o mercado europeu -, que seguem o conceito Centoventi. Mas o que é esse conceito? Entenda a seguir.

Conceito Centoventi da Fiat

Essa proposta apresentada pela Fiat em 2019, é a solução de mobilidade elétrica da fabricante e com acessibilidade para qualquer público.

Nesse sentido, a fabricante já conta com os modelos elétricos Fiat 500 e o E-Ducato. Além disso, ela também tem investido no desenvolvimento de tecnologias híbridas, como o Fiat 500X. Essa é uma maneira de transferência gradual para a mobilidade elétrica.

Em italiano, Centovint significa “cento e vinte”, em alusão aos 120 anos de fundação da Fiat, em 11 de julho de 2019.

Previsão de lançamento

Enquanto o projeto está em fase de elaboração e já se encaminhando para entrar em produção, a Stellantis já está em processo de preparação das linhas de produção do Complexo de Mirafiori, em Turim, ao norte da Itália, para começar a produzir o Panda. Assim, ele chega primeiro na Europa.

No Brasil, o novo Fiat Argo será produzido em Betim (MG), mas só deve chegar entre o final de 2025 e os primeiros meses de 2026, mas ainda sem uma data definida. A previsão é de que sejam produzidos cerca de 100 mil veículos por ano, incluindo os modelos para exportação.

Por aqui, você acompanha todas as notícias atualizadas sobre essa e muitas outras novidades. Sendo assim, não deixe de acompanhar nossa página e ficar atento ao que vem pela frente.

Fiat Centoventi

Na imagem, o conceito Fiat Centoventi, que deve inspirar o novo Argo.

editor

Posts recentes

  • Ford
  • Ford Mustang GTD
  • Notícias

Conheça o Mustang GTD: o Ford mais rápido de todos os tempos

Sucesso de vendas nos EUA, o Mustang GTD agora se prepara para a Europa com estreia em Le Mans. O…

24/05/2024
  • Notícias
  • Volvo

Volvo CE investe em VizaLogix para oferecer serviços SaaS de última geração

Volvo CE investe na VizaLogix e fortalece oferta de serviços para monitoramento e manutenção de máquinas. A Volvo Construction Equipment…

22/05/2024
  • Nissan
  • Notícias

4º Concurso Acadêmico de Design da Nissan: faça seu projeto ganhar vida

Estudantes de Design e Desenho Industrial podem participar do 4º Concurso Acadêmico de Design Gráfico da Nissan. Honrar o passado,…

22/05/2024
  • Nissan
  • Nissan Frontier
  • Notícias

Nissan leva a robusta Frontier à AgroBrasília 2024 com condições especiais

A AgroBrasília 2024 recebe a Nissan, que traz inovações e modelos robustos como a Frontier Platinum e Pro-4X. De 21…

22/05/2024
  • John Cooper Works
  • MINI
  • Notícias

Novo MINI John Cooper Works estreia nas 24 Horas de Nürburgring

Expectativa cresce para a estreia do MINI John Cooper Works nas 24 Horas de Nürburgring. Os entusiastas da MINI e…

20/05/2024
  • BMW
  • Notícias

BMW Group adota cão-robô SpOTTO para monitoramento e coleta de dados

A BMW integra o robô SpOTTO em sua fábrica para melhorar a coleta de dados e a manutenção com precisão…

20/05/2024