Desconto no preço de carro popular – Renault Kwid e Peugeot 208 já mais baratos

Entenda os descontos nos carros populares e confira os novos preços de Kwid e 208.

O governo federal anunciou, no último dia 25 de maio, uma redução de até 10,96% em impostos para baixar o preço final dos carros populares que custam até R$ 120 mil. A medida foi publicada no Diário Oficial deste dia 6 de junho, estabelecendo um sistema de pontuação para desconto do carro popular um tanto diferente do original, dependendo da fonte de energia utilizada, consumo energético, preço público sugerido e densidade produtiva. Critérios aqui, no site da Agência Brasil e na imagem abaixo.

Desconto Carro Popular Agência Brasil

Imagem: Agência Brasil

O anúncio original saiu após uma reunião ocorrida no Palácio do Planalto entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro da Fazenda Fernando Haddad e os representantes do setor automotivo.

O resultado já apareceu. Até hoje, o consumidor não encontrava um modelo zero km por menos de R$ 68 mil. Agora, Peugeot já anunciou o 208 por R$ 62.990 e a Renault já anunciou o Kwid por R$ 58.990. Mais anúncios se seguirão.

Segundo Alckmin, que também é ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o carro mais barato até hoje custava quase R$ 70 mil, por isso, o governo pretende baixar esse valor reduzindo impostos para priorizar o social, atendendo a população que mais precisa.

Explicando os critérios para desconto de impostos

Os descontos que serão concedidos pelo governo, na prática, variam de R$ 2 mil a R$ 8 mil, seguindo três critérios:

1. Valor Final do Carro: quanto mais barato for o veículo, maior será o desconto concedido;

2. Motor Limpo: quanto menos poluente for o motor e o seu processo produtivo, mais desconto terá;

3. Cadeia de Produção: ganha mais desconto o veículo que tiver o maior percentual de peças e acessórios fabricados no Brasil.

Com a medida, o setor automotivo prevê que os carros populares podem voltar a custar menos de R$ 60 mil, algo bem visto pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Algo já visto no caso do Renault Kwid.

Medidas previstas para a indústria

No anúncio feito pelo governo está incluído um pacote geral de estímulo à indústria, nos quais incluem:

  • Adoção da Taxa Referencial (TR) como taxas de juros para projetos de pesquisa e inovação – o que deve baratear os custos do setor industrial nesse quesito;
  • R$ 4 bilhões do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Sustentável) para financiamento em dólar, como uma maneira de promover proteção cambial, destinado a empresas que trabalham com exportação;.
  • Reoneração de impostos sobre óleo diesel.

Outra alternativa é a venda direta para pessoas físicas, que ainda não está em vigor..

Venda direta para Pessoas Físicas poderá ser liberada (mas ainda não foi)

O desconto no preço final poderá ser ainda maior. Entre as medidas, o governo analisa liberar a venda direta de veículos para pessoas físicas.

Somente CNPJs são autorizadas a comprar diretamente de fábrica, uma modalidade muito utilizada por empresas que trabalham com frete e como locadoras, por exemplo, por terem isenção de custos logísticos e de lucro das concessionárias.

No entanto, como dito, tal medida ainda não está em vigor.

Carros que devem ficar mais baratos

O governo ainda não anunciou qual será a alíquota de redução para cada carro. Contudo, quando as medidas forem aplicadas a previsão é de que 28 modelos e 79 versões fiquem mais baratos, beneficiando, pelo menos, 10 fabricantes que atuam no país.

No próximo tópico, conheça quais serão os veículos e as suas versão que serão beneficiadas, conforme seus fabricantes:

CHEVROLET

  • Onix 2023;
  • Onix Plus 2023;
  • Spin;
  • Montana

FIAT

  • Mobi 1.0 (Like e Trekking);
  • Argo 1.0 | 1.3 (Drive e Trekking);
  • Cronos 1.0 | 1.3;
  • Pulse Drive 1.3;
  • Strada 1.4 Endurance | 1.3 Freedom | 1.3 Volcano;
  • Florino Endurance 1.4.

VOLKSWAGEN

  • Novo Polo 1.0 (Track, MPI, TSI);
  • Virtus TSI;
  • Saveiro Robust e Trendline;
  • T-Cross Sense.

CITROËN

  • C3 1.0 (Live, Live Pack, Feel e First Edition);
  • C3 1.6 (Fell, Fell Pack e First Edition);
  • C4 1.6 Cactus.

PEUGEOT

  • New 208 1.0 (Like e Style) – redução já confirmada, de R$ 69.990 para R$ 62.990 na Like; e de R$ 86.990 para R$ 75.990 na Style;
  • New 208 1.6 (Active, Allure e Roadtrip);
  • 208 1.6 (Allure, Style e Roadtrip);
  • Partner Rapid 2023 (redução já anunciada, mas sem preço divulgado).

RENAULT

  • Kwid 2023/2024 1.0 (Zen, Intensive e Outsider) – redução já confirmada para R$ 58.990 na Zen;
  • Stepway 2023/2024 (Zen 1.0, Zen 1.6 e Iconic 1.6);
  • Duster 2023/2024 1.6 Intensive.

NISSAN

  • Kicks 1.6 Active;
  • Novo Versa (Sense e Advance).

HYUNDAI

  • HB20 2023/2024 1.0 (Sense, Confort, Limited, Platinum);
  • Creta 2023/2024 1.6 Flex Action.

HONDA

  • New City Sedan EX.

TOYOTA

  • Yaris XL (Hatch e Sedan).

Além dos carros populares, a equipe econômica do governo quer aproveitar o anúncio das medidas para incluir a renovação da frota de caminhões.

Renovação da frota de caminhões pode entrar no pacote de medidas

O tema vem sendo discutido entre os ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e já foi apresentado ao presidente da república.

A ideia é aproveitar o pacote de incentivo de redução dos preços dos carros de entrada (populares) e anunciar o incentivo à categoria dos caminhões.

A equipe econômica também quer deixar mais claros os critérios de incentivos fiscais para carros populares, como uma maneira de dar mais previsibilidade à renúncia fiscal.

Como informamos antes, o governo deu um prazo para o Ministério da Fazenda explicar como será feito o ajuste fiscal para que a medida seja compensada e cumpra a Lei de Responsabilidade Fiscal sem ferir a meta de redução do déficit das contas públicas ainda este ano.

Pelo jeito, muitas novidades devem acontecer nos próximos dias. Portanto, fique atento para os próximos posts.

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