Entenda os descontos nos carros populares e confira os novos preços de Kwid e 208.
O governo federal anunciou, no último dia 25 de maio, uma redução de até 10,96% em impostos para baixar o preço final dos carros populares que custam até R$ 120 mil. A medida foi publicada no Diário Oficial deste dia 6 de junho, estabelecendo um sistema de pontuação para desconto do carro popular um tanto diferente do original, dependendo da fonte de energia utilizada, consumo energético, preço público sugerido e densidade produtiva. Critérios aqui, no site da Agência Brasil e na imagem abaixo.

Imagem: Agência Brasil
O anúncio original saiu após uma reunião ocorrida no Palácio do Planalto entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro da Fazenda Fernando Haddad e os representantes do setor automotivo.
O resultado já apareceu. Até hoje, o consumidor não encontrava um modelo zero km por menos de R$ 68 mil. Agora, Peugeot já anunciou o 208 por R$ 62.990 e a Renault já anunciou o Kwid por R$ 58.990. Mais anúncios se seguirão.
Segundo Alckmin, que também é ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o carro mais barato até hoje custava quase R$ 70 mil, por isso, o governo pretende baixar esse valor reduzindo impostos para priorizar o social, atendendo a população que mais precisa.
Explicando os critérios para desconto de impostos
Os descontos que serão concedidos pelo governo, na prática, variam de R$ 2 mil a R$ 8 mil, seguindo três critérios:
1. Valor Final do Carro: quanto mais barato for o veículo, maior será o desconto concedido;
2. Motor Limpo: quanto menos poluente for o motor e o seu processo produtivo, mais desconto terá;
3. Cadeia de Produção: ganha mais desconto o veículo que tiver o maior percentual de peças e acessórios fabricados no Brasil.
Com a medida, o setor automotivo prevê que os carros populares podem voltar a custar menos de R$ 60 mil, algo bem visto pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Algo já visto no caso do Renault Kwid.
Medidas previstas para a indústria
No anúncio feito pelo governo está incluído um pacote geral de estímulo à indústria, nos quais incluem:
- Adoção da Taxa Referencial (TR) como taxas de juros para projetos de pesquisa e inovação – o que deve baratear os custos do setor industrial nesse quesito;
- R$ 4 bilhões do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Sustentável) para financiamento em dólar, como uma maneira de promover proteção cambial, destinado a empresas que trabalham com exportação;.
- Reoneração de impostos sobre óleo diesel.
Outra alternativa é a venda direta para pessoas físicas, que ainda não está em vigor..
Venda direta para Pessoas Físicas poderá ser liberada (mas ainda não foi)
O desconto no preço final poderá ser ainda maior. Entre as medidas, o governo analisa liberar a venda direta de veículos para pessoas físicas.
Somente CNPJs são autorizadas a comprar diretamente de fábrica, uma modalidade muito utilizada por empresas que trabalham com frete e como locadoras, por exemplo, por terem isenção de custos logísticos e de lucro das concessionárias.
No entanto, como dito, tal medida ainda não está em vigor.
Carros que devem ficar mais baratos
O governo ainda não anunciou qual será a alíquota de redução para cada carro. Contudo, quando as medidas forem aplicadas a previsão é de que 28 modelos e 79 versões fiquem mais baratos, beneficiando, pelo menos, 10 fabricantes que atuam no país.
No próximo tópico, conheça quais serão os veículos e as suas versão que serão beneficiadas, conforme seus fabricantes:
CHEVROLET
- Onix 2023;
- Onix Plus 2023;
- Spin;
- Montana
FIAT
- Mobi 1.0 (Like e Trekking);
- Argo 1.0 | 1.3 (Drive e Trekking);
- Cronos 1.0 | 1.3;
- Pulse Drive 1.3;
- Strada 1.4 Endurance | 1.3 Freedom | 1.3 Volcano;
- Florino Endurance 1.4.
VOLKSWAGEN
- Novo Polo 1.0 (Track, MPI, TSI);
- Virtus TSI;
- Saveiro Robust e Trendline;
- T-Cross Sense.
CITROËN
- C3 1.0 (Live, Live Pack, Feel e First Edition);
- C3 1.6 (Fell, Fell Pack e First Edition);
- C4 1.6 Cactus.
PEUGEOT
- New 208 1.0 (Like e Style) – redução já confirmada, de R$ 69.990 para R$ 62.990 na Like; e de R$ 86.990 para R$ 75.990 na Style;
- New 208 1.6 (Active, Allure e Roadtrip);
- 208 1.6 (Allure, Style e Roadtrip);
- Partner Rapid 2023 (redução já anunciada, mas sem preço divulgado).
RENAULT
- Kwid 2023/2024 1.0 (Zen, Intensive e Outsider) – redução já confirmada para R$ 58.990 na Zen;
- Stepway 2023/2024 (Zen 1.0, Zen 1.6 e Iconic 1.6);
- Duster 2023/2024 1.6 Intensive.
NISSAN
- Kicks 1.6 Active;
- Novo Versa (Sense e Advance).
HYUNDAI
- HB20 2023/2024 1.0 (Sense, Confort, Limited, Platinum);
- Creta 2023/2024 1.6 Flex Action.
HONDA
- New City Sedan EX.
TOYOTA
- Yaris XL (Hatch e Sedan).
Além dos carros populares, a equipe econômica do governo quer aproveitar o anúncio das medidas para incluir a renovação da frota de caminhões.
Renovação da frota de caminhões pode entrar no pacote de medidas
O tema vem sendo discutido entre os ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e já foi apresentado ao presidente da república.
A ideia é aproveitar o pacote de incentivo de redução dos preços dos carros de entrada (populares) e anunciar o incentivo à categoria dos caminhões.
A equipe econômica também quer deixar mais claros os critérios de incentivos fiscais para carros populares, como uma maneira de dar mais previsibilidade à renúncia fiscal.
Como informamos antes, o governo deu um prazo para o Ministério da Fazenda explicar como será feito o ajuste fiscal para que a medida seja compensada e cumpra a Lei de Responsabilidade Fiscal sem ferir a meta de redução do déficit das contas públicas ainda este ano.
Pelo jeito, muitas novidades devem acontecer nos próximos dias. Portanto, fique atento para os próximos posts.