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Mustang GTD revela suspensão de alta performance com vitrine na cabine

A suspensão semiativa do Mustang GTD combina tecnologia de pistas com um design inovador, exibida em uma vitrine dentro da cabine.

O Mustang GTD 2025 está redefinindo os limites do desempenho automotivo com uma combinação impressionante de potência, tecnologia e design inovador. Equipado com um motor V8 5.2 de mais de 800 cv, este supercarro é a versão mais potente do icônico esportivo já homologada para as ruas. Além do desempenho incrível, o Mustang GTD traz o estado da arte da tecnologia de suspensão, visível através de uma janela especial na cabine, permitindo que todos possam admirar essa obra de arte em funcionamento.

Os avançados amortecedores traseiros adaptativos Multimatic são exibidos em uma vitrine de policarbonato resistente a arranhões, com cerca de 60 centímetros de largura por 25 centímetros de altura. Esta janela, visível tanto de dentro quanto de fora do carro, foi projetada para que os proprietários possam apreciar a engenharia refinada do sistema, que trabalha como um relógio de precisão. Jim Owens, gerente de marketing do Mustang GTD, explica: “A suspensão traseira do Mustang GTD foi projetada para a performance, mas também é algo lindo de se ver e seria uma pena escondê-la.”

Tecnologia das pistas para as ruas

A suspensão semiativa do Mustang GTD é um exemplo de como a Ford está utilizando o aprendizado das pistas para aprimorar seus veículos de rua. Com um subquadro tubular desenvolvido nas pistas, a suspensão traseira possui amortecedores e molas baixos e entre as rodas traseiras, em vez de alinhados e acima delas. Essa configuração, combinada com os amortecedores Adaptive Spool Valve (ASV) da Multimatic, oferece uma performance excepcional.

Os amortecedores ASV são capazes de passar da configuração mais suave para a mais firme em apenas 15 milissegundos, seis vezes mais rápido que o piscar do olho humano. Eles se adaptam continuamente com base no modo de condução, na superfície da estrada e nas informações do motorista, garantindo o máximo contato dos pneus Michelin com o piso. Cada amortecedor possui duas molas que trabalham juntas para aumentar o conforto na condução diária. No modo Pista, uma das molas é comprimida hidraulicamente, rebaixando o veículo cerca de 40 milímetros para otimizar o desempenho na pista.

Performance e design inovador

Além da tecnologia de suspensão avançada, o Mustang GTD conta com aerodinâmica ativa, carroceria de fibra de carbono, rodas de magnésio e eixo de transmissão traseiro, todos desenvolvidos para maximizar o desempenho. A combinação dessas tecnologias permite que o Mustang GTD ofereça uma experiência de condução incomparável, seja nas ruas ou nas pistas.

A suspensão traseira não é apenas funcional, mas também visualmente impressionante. Os detalhes em azul e dourado dos amortecedores são visíveis através da vitrine na cabine, tornando-se um ponto de admiração tanto para o motorista quanto para os espectadores. “Com um carro tão capaz como o Mustang GTD, tivemos de fazer algo que fosse simplesmente legal e que os donos gostassem,” afirma Jim Owens.

Estreia nas competições

O Mustang GTD fará sua estreia nas 24 Horas de Le Mans em junho, participando em seguida das 24 Horas de Spa e do Festival de Velocidade de Goodwood. O supercarro também fará uma volta oficial cronometrada em Nurburgring, na Alemanha, buscando um tempo abaixo de sete minutos. Essas participações nas principais competições de automobilismo reforçam o compromisso da Ford em trazer a tecnologia das pistas para os veículos de produção.

Inovações tecnológicas e desempenho superior

A suspensão do Mustang GTD representa uma inovação significativa na engenharia automotiva, combinando componentes de alta performance com um design que permite a visualização do sistema em ação. Cada amortecedor Adaptive Spool Valve (ASV) da Multimatic pode ajustar-se de uma configuração suave para uma mais firme em apenas 15 milissegundos. Isso garante que o carro possa adaptar-se rapidamente às condições da estrada e ao estilo de condução do motorista, mantendo o contato ideal dos pneus Michelin com o solo.

No modo de condução diário, as duas molas dos amortecedores trabalham juntas para proporcionar conforto. No entanto, ao ativar o modo Pista, uma das molas é comprimida hidraulicamente, quase dobrando a relação total e rebaixando o veículo em cerca de 40 milímetros. Essa mudança otimiza o desempenho do carro, permitindo que ele mantenha uma área de contato firme dos pneus durante acelerações, frenagens e curvas, enquanto a aerodinâmica ativa aumenta a downforce em altas velocidades.

Desempenho e características técnicas

O Mustang GTD é movido por um motor V8 5.2 litros que gera mais de 800 cv, tornando-o o Mustang mais potente homologado para as ruas. Esse motor, combinado com a suspensão avançada e a aerodinâmica otimizada, proporciona uma experiência de condução que rivaliza com os supercarros de alto desempenho. O carro é equipado com um eixo de transmissão traseiro, carroceria de fibra de carbono e rodas de magnésio, todos projetados para maximizar a eficiência e o desempenho.

Estética e funcionalidade

O design do Mustang GTD não é apenas funcional, mas também esteticamente impressionante. A vitrine na cabine, feita de policarbonato resistente a arranhões, permite que os ocupantes e observadores apreciem a complexidade e a beleza da suspensão traseira em ação. Essa característica única transforma a suspensão em um elemento de destaque do design do veículo, alinhando-se com o ethos da Ford de combinar performance e estilo.

Greg Goodall, engenheiro-chefe do programa Mustang GTD, destaca: “Para atender as metas agressivas de tempo de volta que estabelecemos, buscamos inspiração nas corridas para fazer algo realmente avançado. Essa suspensão de última geração é fundamental para transformar um Mustang num Mustang GTD.”

Participação em competições

A estreia do Mustang GTD em competições renomadas como as 24 Horas de Le Mans, 24 Horas de Spa e o Festival de Velocidade de Goodwood, demonstra o compromisso da Ford em validar e mostrar o desempenho do carro em alguns dos circuitos mais desafiadores do mundo. Além disso, o Mustang GTD realizará uma volta oficial cronometrada em Nurburgring, na Alemanha, com a ambição de alcançar um tempo abaixo de sete minutos, solidificando sua posição como um dos supercarros mais rápidos e avançados tecnologicamente do mercado.

Curiosidade sobre a suspensão do Mustang GTD

A suspensão do Mustang GTD é um exemplo notável de engenharia de precisão, incorporando tecnologias avançadas que elevam o desempenho e o conforto do veículo a novos patamares. Desenvolvida com base no aprendizado das pistas, a suspensão semiativa do Mustang GTD é projetada para maximizar o contato dos pneus com o solo, adaptando-se continuamente às condições da estrada e ao estilo de condução.

Os amortecedores Adaptive Spool Valve (ASV) da Multimatic são uma inovação chave nesta suspensão. Capazes de ajustar-se de uma configuração suave para uma mais firme em apenas 15 milissegundos, eles garantem uma resposta rápida e precisa às mudanças nas condições da estrada. Esse tempo de resposta extremamente rápido é seis vezes mais rápido que o piscar de um olho humano, destacando a eficiência e a tecnologia avançada desses amortecedores.

Cada amortecedor possui duas molas, que trabalham juntas para proporcionar conforto durante a condução diária. No entanto, quando o modo Pista é ativado, uma das molas é comprimida hidraulicamente, rebaixando o veículo em cerca de 40 milímetros e quase dobrando a rigidez da suspensão. Isso não apenas melhora o desempenho na pista, mas também mantém a área de contato dos pneus com o solo durante acelerações, frenagens e curvas agressivas.

A suspensão traseira do Mustang GTD é visível através de uma janela especial na cabine, permitindo que os ocupantes e espectadores apreciem a engenharia refinada em ação. Esta vitrine é feita de policarbonato resistente a arranhões e mede aproximadamente 60 centímetros de largura por 25 centímetros de altura. A inclusão dessa janela é um toque inovador que não só destaca a tecnologia avançada da suspensão, mas também adiciona um elemento visual impressionante ao design do veículo.

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