Royal Enfield Scram 411 2023 – Novidades, Mudanças, Lançamento no Brasil

Finalmente chega a tão esperada Royal Enfield Scram 411 ao Brasil. Conheça o modelo.

Depois de prometer lançar no Brasil três novas motos, a Royal Enfield finalmente está apresentando a primeira delas. O modelo em questão é a Scram 411, que nada mais é do que uma versão scrambler da já conhecida trail Himalayan. O anúncio da chegada da nova motocicleta da Royal Enfield ocorreu através do perfil oficial da marca nas redes sociais.

Além da Scram 411, a Royal Enfield deve trazer para o Brasil a Hunter 350 (modelo baseado na Meteor 350) e a Super Meteor 650. Embora estes dois modelos também estejam previstos para o Brasil, a chegada deles em nosso país só deve ocorrer no segundo semestre deste ano. Vale lembrar que as três motos da Royal Enfield serão produzidas na linha de montagem da empresa inaugurada no ano passado.

A Scram 411

Como dissemos no início desta matéria, a Scram 411 é basicamente uma versão “scrambler” da já conhecida Himalayan. Tanto é que o motor das motos é o mesmo, ou seja, temos um propulsor de 411 cm3 com comando simples de válvula e arrefecimento a ar.

A motocicleta, que possui sistema de injeção eletrônica, conta também com um motor monocilíndrico de 24,5 cavalos de potência a 6.500 rpm. Já o seu torque chega a 3,26 kgf.m entre 4.000 e 4.500 rpm. Quanto ao câmbio da motocicleta, ele possui cinco marchas.

O quadro da Scram 411 é o mesmo da Himalayan, porém, com outras rodas e suspensões, que mais se adequam ao seu estilo. A parte frontal da moto conta com um garfo telescópico com tubos de 41 mm e 190 mm de curso. Já na parte de trás da moto temos um monoamortecedor com 180 mm de curso.

Além de possuir um visual diferente, a Scram 411 possui rodas dianteiras de 19 polegadas, bem diferente das 21 polegadas que encontramos na Himalayan. A montadora tem uma explicação para esta mudança, é que a presença da roda dianteira menor em conjunto com uma roda traseira de 17 polegadas proporciona a moto mais agilidade que a versão trail. Em contrapartida, o modelo peca por ser menos apta para rodar em pista off-road.

Para garantir a aderência no asfalto, a nova Scram 411 possui pneus de uso misto, além de freios a disco e sistema ABS em ambas as rodas.

Outra mudança que temos na moto é o seu novo assento único, que passou por mudanças para oferecer mais conforto ao piloto em viagens mais longas. Vale lembrar que devido a presença de uma roda de menor diâmetro na dianteira, a altura do banco está muito mais acessível, além de que esta mudança também ajudou a facilitar a realização de manobras em baixa velocidade com a moto.

A Scram 411 já foi lançada no exterior. A moto chegou ao marcado em março do ano passado e tinha duas versões, uma versão de entrada e outra mais premium com diversos acessórios. Vale lembrar que a montadora não informou as configurações e cores que o modelo deve receber aqui no Brasil.

O lançamento oficial da Royal Enfield Scram 411 no Brasil deve ocorrer no final deste mês de abril. Até lá, a montadora deverá divulgar mais detalhes sobre a motocicleta. Agora só nos resta esperar e torcer para que a moto não chegue ao país com valores muito altos e que possam dificultar a compra do modelo.

Royal Enfield, uma fabricante de motos indiana, mas de origem inglesa

A Royal Enfield é uma fabricante de motocicletas com uma história rica e distinta. Fundada em 1901 em Redditch, Inglaterra, a empresa é uma das mais antigas fabricantes de motos do mundo ainda em operação. A Royal Enfield é conhecida por seus modelos clássicos, especialmente a Bullet, que foi introduzida em 1931 e continua em produção até hoje.

A empresa foi fundada por George Townsend e Robert Walker Smith, sob o nome Enfield Manufacturing Company Ltd. Em 1909, a empresa se fundiu com a Royal Small Arms Factory para formar a Enfield Cycle Company. Durante a Primeira Guerra Mundial, a Enfield Cycle Company forneceu motocicletas para o exército britânico.

Após a Segunda Guerra Mundial, a Enfield Cycle Company continuou a fabricar motocicletas para uso civil e militar. Em 1955, a empresa se dividiu em duas, com a Enfield Cycle Company continuando a fabricar motocicletas e a Royal Small Arms Factory se concentrando na produção de armas.

Em 1967, a empresa mudou-se para a Índia e foi rebatizada como Royal Enfield Motors. Desde então, a Royal Enfield tem se concentrado em motocicletas clássicas, incluindo a Bullet, Classic, Thunderbird e Continental GT. Esses modelos são conhecidos por sua estética vintage e confiabilidade mecânica.

A Royal Enfield atua em vários países, incluindo Índia, Reino Unido, Estados Unidos, Europa e América Latina. A sede da empresa está localizada em Chennai, Índia, e a empresa emprega cerca de 1.500 funcionários. Em 2021, a Royal Enfield anunciou uma receita de US$ 794 milhões.

O atual presidente da empresa é Vinod K. Dasari, que assumiu o cargo em 2019. Sob sua liderança, a Royal Enfield tem se concentrado em expandir sua presença global e em investir em tecnologia para manter a confiabilidade mecânica de seus modelos clássicos. Com uma história distinta e um compromisso com a qualidade, a Royal Enfield continua a ser uma das fabricantes de motocicletas mais respeitadas do mundo.

Confira avaliação do canal Última Marcha:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies