Categorias: Nissan Notícias

4º Concurso Acadêmico de Design da Nissan: faça seu projeto ganhar vida

Estudantes de Design e Desenho Industrial podem participar do 4º Concurso Acadêmico de Design Gráfico da Nissan.

Honrar o passado, celebrar o presente e desenhar o futuro com a alma nipo-brasileira. Este é o desafio lançado pela Nissan em seu 4º Concurso Acadêmico de Design Gráfico, que está aberto para inscrições a partir desta terça-feira, 21 de maio. Destinado a estudantes de Design e Desenho Industrial de todo o Brasil, o concurso busca a pintura que melhor represente o Nissan Emotional Geometry Design no recém-lançado Nissan Versa 2025 na versão SR, homenageando a imigração japonesa no Brasil.

A iniciativa da Nissan, que já celebrou o design dos modelos Kicks e Frontier em edições anteriores, agora escolhe o sedã Versa como a tela para os projetos dos participantes. Desde 2012, o Nissan Versa tem conquistado os brasileiros pelo seu amplo espaço interno, versatilidade e excelente custo de propriedade. A nova versão SR, lançada em 2025, segue os princípios do Emotional Geometry Design, uma linguagem que transmite energia e emoção por meio da estética, refletindo a filosofia de design japonesa.

O concurso propõe aos estudantes a criação de um design que combine a riqueza cultural e a simplicidade da estética nipônica com as linhas dinâmicas e modernas do Nissan Versa. Além da carroceria, os projetos devem explorar todas as superfícies do veículo, incluindo faróis, vidros, retrovisores e para-choques, criando uma integração harmoniosa entre tradição e inovação.

As inscrições para o concurso estão abertas até o dia 16 de junho. Na primeira fase, três finalistas serão selecionados. Na segunda etapa, de 17 a 20 de junho, a comissão julgadora escolherá um vencedor, que será anunciado no dia 24 de junho. A avaliação será baseada em três critérios principais: originalidade, criatividade e adequação ao tema.

O vencedor terá a oportunidade única de ver seu projeto aplicado em um Nissan Versa SR, que será exibido na 25ª edição do Festival do Japão, de 12 a 14 de julho, em São Paulo. Além disso, o ganhador passará um dia com a equipe de Design da Nissan em São Paulo, recebendo orientações sobre carreira e design. Caso o vencedor resida em outra cidade, a Nissan arcará com todas as despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação para ele e um acompanhante.

O Nissan Versa 2025: Uma tela para a criatividade

O Nissan Versa 2025 é um sedã que mantém as características que o tornaram um sucesso no Brasil: amplo espaço interno, design moderno e uma lista de equipamentos completa desde a versão de entrada Sense. Com a nova versão SR, o modelo ganha elementos que realçam seu estilo e exclusividade, como emblemas SR na grade frontal e traseira, retrovisores externos e grade frontal na cor preta, rodas de liga leve aro 16 e aerofólio na tampa do porta-malas. O interior também recebe atenção especial, com costuras em laranja, acabamento em black piano no painel e volante com material sintético premium.

A filosofia do Nissan Emotional Geometry Design

A Nissan propõe que os participantes do concurso incorporem a filosofia do Emotional Geometry Design, que busca transmitir energia e emoção através de linhas e formas geométricas. Esta linguagem de design é inspirada pela cultura e estética japonesa, combinando modernidade e tradição. Para os estudantes, o desafio é criar um projeto que não só adorne o Nissan Versa, mas que também conte uma história e evoque sentimentos de inovação e respeito pela cultura nipônica.

Detalhes do concurso

Quem pode participar?

Podem participar do concurso estudantes universitários dos cursos de Design ou Desenho Industrial, devidamente matriculados em faculdades ou universidades reconhecidas pelo MEC em todo o território brasileiro. Esta é uma excelente oportunidade para os jovens talentos mostrarem sua criatividade e habilidades, além de ganharem visibilidade no mercado de design automotivo.

Inscrições e fases do concurso

As inscrições estão abertas de 21 de maio a 16 de junho de 2024. Durante esse período, os participantes devem submeter seus projetos, que serão avaliados por uma comissão julgadora. Na primeira fase, três finalistas serão escolhidos. Na segunda fase, de 17 a 20 de junho, o projeto vencedor será selecionado e anunciado no dia 24 de junho.

Critérios de avaliação

Os projetos serão avaliados com base em três critérios principais:

  1. Originalidade: A capacidade de criar algo único e inovador que se destaque dos demais.
  2. Criatividade: A habilidade de pensar fora da caixa e propor soluções de design criativas e esteticamente agradáveis.
  3. Adequação ao tema: A fidelidade ao tema do concurso, que é homenagear a imigração japonesa no Brasil através da linguagem do Nissan Emotional Geometry Design.

Premiação

O estudante vencedor verá seu projeto aplicado em um Nissan Versa SR, que será exibido na 25ª edição do Festival do Japão, de 12 a 14 de julho, em São Paulo. Além disso, o vencedor passará um dia com a equipe de Design da Nissan em São Paulo, onde poderá trocar experiências, obter orientações sobre carreira e design, e conhecer de perto o processo criativo da marca. A Nissan cobrirá todas as despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação para o vencedor e um acompanhante, caso morem em outra cidade.

Nissan Versa: Mais de uma década de sucesso no Brasil

Lançado no Brasil em 2012, o Nissan Versa rapidamente se tornou um dos favoritos dos consumidores, graças ao seu espaço interno generoso, versatilidade e baixo custo de propriedade. Com mais de 30 anos de história e quatro gerações, o Versa continua a se adaptar às necessidades funcionais e emocionais dos condutores, oferecendo uma gama de versões e um excelente nível de equipamentos tecnológicos.

Serviço

"4º Concurso Acadêmico de Design Gráfico Nissan Versa em Homenagem à Imigração Japonesa no Brasil"

Com este concurso, a Nissan não só celebra a rica herança da imigração japonesa no Brasil, mas também incentiva a próxima geração de designers a explorar sua criatividade e inovar no design automotivo. É uma oportunidade única para os estudantes mostrarem seu talento e deixarem sua marca na indústria, ao mesmo tempo em que homenageiam a fusão cultural nipo-brasileira.

editor

Posts recentes

  • Nissan
  • Rio de Janeiro

Primeira concessionária Nissan em Petrópolis: tudo sobre a nova Nissan Keiko

A nova Nissan Keiko Petrópolis oferece um showroom completo e uma oficina equipada, reforçando o compromisso da Nissan em ampliar…

17/06/2024
  • Nissan

Nissan oferece check-up gratuito e condições especiais nas férias

A campanha \"Férias em dia Nissan\" oferece check-up gratuito de 21 itens e condições especiais para diversos serviços, incluindo pneus,…

14/06/2024
  • Hyundai

Hyundai HR 2025: o que muda no novo modelo de caminhão leve

O Hyundai HR 2025 chega com freio elétrico, tração 4x4 e motor Turbo Diesel, prometendo eficiência e praticidade para os…

14/06/2024
  • BYD

Corrida de Barcos-Dragão ganha força com apoio da BYD e cooperação global

A nova parceria entre BYD, ICF e CCA visa elevar o Barco-Dragão como esporte global, com eventos internacionais planejados. A…

12/06/2024
  • Nissan
  • Nissan Versa

Nissan Versa SR 2025 estará exposto no Shopping Morumbi até 21 de Junho

A Nissan apresenta o novo Versa SR 2025 no Shopping Morumbi, oferecendo uma experiência única com atividades de design, flash…

11/06/2024
  • BMW

BMW acelera no tênis com patrocínio ao Erste Bank Open

A parceria entre BMW e Erste Bank Open traz benefícios para atletas e fãs, com soluções de mobilidade inovadoras e…

10/06/2024