Categorias: 2024 Hyundai Hyundai HB20 Hyundai HB20 Exter Notícias Rumores

HB20X Exter pode ser novo SUV da Hyundai em 2024

Mini crossover futurista de entrada será menor que o Creta e deve atender mercados emergentes, sendo a Índia a primeira da lista; no Brasil, somente em 2024.

A Hyundai divulgou imagens do que poderá ser o seu novo SUV. Mas o que chama atenção nesse carro é que ele parece seguir uma tendência mais popular, uma estratégia que vem sendo adotada por outras montadoras para atrair o público para modelos dessa categoria.

O principal motivo dessa novidade são os altos preços dos veículos que são tradicionalmente mais baratos, mas que, atualmente, estão cada vez mais caros e tem afastado o público, chegando a custar na faixa dos quase R$ 100 mil.

SUV com cara de popular

A estratégia de transformar veículos populares em SUVs vem sendo seguida pelos fabricantes, como uma maneira de atrair os clientes para veículos que chamam mais atenção, mas que tenham preços mais acessíveis.

Tudo indica que o Chevrolet Onix deve ser o próximo a seguir essa tendência, o que deve ser seguido também pelo Fiat Uno e o Volkswagen Gol, que já saíram de linha, mas poderão dar uma incrementada como “SUVs populares”.

A Hyundai parece ter se atentado para essa realidade e deve transformar os seus modelos mais conhecidos em crossovers populares, e, ao que tudo indica, o HB20 foi o escolhido para começar essa transformação.

Apesar das informações iniciais ainda serem especulações – considerando que a montadora ainda não emitiu nenhuma nota oficial – o novo HB20 poderá ser chamado de HB20X Exter.

Nas imagens que estão circulando, um detalhe que está chamando a atenção é o seu visual com uma pegada do tipo mini SUV futurista. Saiba mais no próximo tópico.

A identidade visual do HB20X

No teaser divulgado pela Hyundai, o Exter demonstra ser bem compacto (menor que o Creta) com a sua dianteira em linha reta, com faróis divididos e lentes da parte superior com o formato da letra H.

Apesar de ter dimensões menores, seu design apresenta uma boa robustez, ficando bem destaca no seu pára-choque protuberante, deixando a grade com pouco destaque, mas com o logotipo da marca bem visível sobre o capô.

Nas laterais essa ousadia também ganha espaço com as caixas das rodas em formato quadrado e salientes.

Além de ter um design futurista, ele terá outras características que você irá conhecer agora. Confira a seguir!

Dimensões e recursos simplificados

As especulações que circulam sobre esse carro apontam o Casper – um micro SUV vendido na Coreia do Sul – como sendo a principal referência do Exter. Se esse palpite estiver certo, isso significa que o novo HB20X poderá medir entre 3,60 e 3,80 metros de comprimento e com 2,40 de distância entre-eixos.

Porém, mesmo com essas dimensões reduzidas, ele continua sendo categorizado como SUV, mesmo sendo menor que o hatchback HB20 vendido no Brasil, com seus 4,01 metros de comprimento.

Mas apesar da semelhança com o Casper, seus recursos tecnológicos deverão ser mais enxutos para atender aos requisitos do mercado indiano. Se isso se confirmar, veja quais são os recursos que poderão ficar de fora:

  • Manutenção de faixa;
  • Comutação automática de faróis;
  • Controle de cruzeiro adaptativo;
  • Monitoramento de ponto cego;
  • Reconhecimento de ciclistas e pedestres.

Mesmo com esse déficit, ele sai ganhando na sua motorização, que promete ser um dos seus principais atrativos.

Motor e desempenho do HB20X Exter

Sua motorização promete ser um dos seus principais destaques, trazendo uma configuração mais potente com sua capacidade ficando entre 140 cv e 150 cv.

O responsável por isso será o seu motor, que deve ser um 1.2 aspirado ou 1.0 Turbo de 3 cilindros que, com essas características, poderá alcançar 200 km/h sem maiores dificuldades.

Sem contar que o consumo desse novo SUV deve ficar na média dos 17 km/litro, um ingrediente que promete ser um dos seus principais atrativos para o público indiano e de outros mercados.

Índia e outros mercados emergentes

O mini SUV HB20X Exter será vendido em países emergentes, tendo a Índia como seu primeiro mercado.

Naquele país, ele ficará abaixo do Creta, que já está posicionado abaixo do Vênus, e os seus principais rivais diretos serão o Suzuki Ignis, Tata Punch e o Mahindra KUV100.

Qual será o nome oficial do Exter?

O Exter ainda não é o nome oficial desse SUV – que nos corredores da Hyundai é conhecido como Ai3. Esse nome está sendo usado pela mídia apenas para promover o seu lançamento, mas ainda não há informações concretas sobre qual deverá ser o nome oficial desse novo SUV da Hyundai.

Preço e lançamento do Exter

As informações que circulam dão conta de que o Exter deve custar em torno de R$ 120 mil. Ele será lançado no mercado indiano por volta de agosto deste ano, mas no Brasil, deve chegar somente em 2024.

Por enquanto, isso é tudo o que se sabe. Mas os próximos meses prometem ser de mais novidades que devem surgir aos poucos. Sendo assim, continue acompanhando nossas matérias que mais informações virão pela frente.

Imagens

O Exter já foi fotografado sem disfarces em ruas indianas:

Exter flagra frente

editor

Posts recentes

  • Ford
  • Ford Mustang GTD
  • Notícias

Conheça o Mustang GTD: o Ford mais rápido de todos os tempos

Sucesso de vendas nos EUA, o Mustang GTD agora se prepara para a Europa com estreia em Le Mans. O…

24/05/2024
  • Notícias
  • Volvo

Volvo CE investe em VizaLogix para oferecer serviços SaaS de última geração

Volvo CE investe na VizaLogix e fortalece oferta de serviços para monitoramento e manutenção de máquinas. A Volvo Construction Equipment…

22/05/2024
  • Nissan
  • Notícias

4º Concurso Acadêmico de Design da Nissan: faça seu projeto ganhar vida

Estudantes de Design e Desenho Industrial podem participar do 4º Concurso Acadêmico de Design Gráfico da Nissan. Honrar o passado,…

22/05/2024
  • Nissan
  • Nissan Frontier
  • Notícias

Nissan leva a robusta Frontier à AgroBrasília 2024 com condições especiais

A AgroBrasília 2024 recebe a Nissan, que traz inovações e modelos robustos como a Frontier Platinum e Pro-4X. De 21…

22/05/2024
  • John Cooper Works
  • MINI
  • Notícias

Novo MINI John Cooper Works estreia nas 24 Horas de Nürburgring

Expectativa cresce para a estreia do MINI John Cooper Works nas 24 Horas de Nürburgring. Os entusiastas da MINI e…

20/05/2024
  • BMW
  • Notícias

BMW Group adota cão-robô SpOTTO para monitoramento e coleta de dados

A BMW integra o robô SpOTTO em sua fábrica para melhorar a coleta de dados e a manutenção com precisão…

20/05/2024