Modelo chega às concessionárias com preços a partir de R$ 47 mil.

A Toyota é uma marca japonesa, fabricante de automóveis, fundada no ano de 1937, mas presente no Brasil há apenas seis anos. Desde a sua vinda, vem oferecendo inovações em carros, para todos os preços e estilos, e o seu novo modelo é o Toyota Etios 2019.

Acompanhe este post e saiba tudo sobre o Etios 2019, o novo carro da Toyota

Toyota Etios: design

O Toyota Etios 2019 já pode ser encontrado nas lojas e vem apresentando grandes novidades. Esta linha da fabricante japonesa possui uma versão mais compacta e um visual melhor desenvolvido, com acabamento Black Paint em sua moldura dianteira. Além disso, traz novidades nos faróis e lanternas, apresentando novas máscaras negras.

As rodas de liga leve, de 15 polegadas, junto dos repetidores das luzes indicadoras de direção nos retrovisores — ou seja, as setas — que estão presentes na versão X-Plus, também fazem parte do design deste automóvel.

Toyota Etios: foco na segurança

O seu maior destaque se dá nos seus itens de segurança, que foram acrescentados em uma série de controles elétricos de estabilidade, extremamente úteis para ajudar a manter o controle do motorista durante as curvas, de forma automática e extremamente rápida. Junto disso, apresenta também controles eletrônicos de tração, que evitam que as rodas girem incorretamente durante as acelerações, proporcionando um maior controle do carro, ao motorista.

Ademais, possui assistente de partida em rampa, vindo de fábrica, que oferece mais segurança ao piloto durante as arrancadas, permitindo saídas mais seguras de locais íngremes. Não o suficiente, também possui um esquema de fixação de cadeiras infantis, com sistema Isofix no banco traseiro.

Toyota Etios: mecânica e condução

As mudanças desta versão não se limitam ao design e a segurança, mas também às opções de motor e câmbio, que agora possuem caixas de seis marchas manuais e caixas de quatro marchas automáticas, e são, respectivamente, 1.3 e 1.5 flex.

Seus novos propulsores possuem válvulas variáveis de dois comandos, além da presença de cabeçote e bloco, fabricados no material alumínio, que podem isentar o uso de gasolina para partidas a frio.

Além do mais, possui direção com assistência elétrica e suspensão ajustada, conforme o estabelecido pelas condições brasileiras. Seus equipamentos de série também se destacam, pois sua versão 1.5 possui abertura interna do porta-malas, alertas sonoros de portas abertas, ar condicionado, chave na ignição, cinto de segurança não afivelado, vidros e travas acionados eletricamente, entre outras características vindas de fábrica.

Para mais, conta também com sistema de som com MP3 Player, entradas USB, rádio e Bluetooth. Possui também comandos no volante e alto-falantes. Seu computador de bordo consegue calcular o custo durante a viagem, conforme o motorista insere o valor do litro do combustível, a partir da função EcoWallet.

Toyota Etios: preços

Veja a relação de preços conforme o modelo e versão da linha:

  • Modelo Etios hatch, na versão X-STD (manual): R$ 47.270,00;

  • Modelo Etios hatch, na versão X 1.3 L (manual): R$ 48.400,00;

  • Modelo Etios hatch, na versão X 1.3 (automático): R$ 53.440,00;

  • Modelo Etios hatch, na versão X-Plus 1.5 (manual): R$ 54.920,00;

  • Modelo Etios hatch, na versão X-Plus 1.5 (automático): R$ 59.960,00;

  • Modelo Etios hatch, na versão XLS 1.5 (automático): R$ 64.440,00;

  • Modelo Etios hatch, na versão Platinum 1.5 (automático): R$ 67.690,00;

  • Modelo Etios sedã, na versão X-STD (manual): R$ 52.110,00;

  • Modelo Etios sedã, na versão X 1.5 (manual): R$ 53.240,00;

  • Modelo Etios sedã, na versão X 1.5 (automático): R$ 58.270,00;

  • Modelo Etios sedã, na versão X-PLus 1.5 (manual): R$ 57.770,00;

  • Modelo Etios sedã, na versão X-Plus 1.5 (automático): R$ 62.820,00;

  • Modelo Etios sedã, na versão XLS 1.5 (automático): R$ 67.320,00; e

  • Modelo Etios sedã, na versão Platinum 1.5 (automático): R$ 71.150,00.

Para mais informações, consulte o site da Toyota ou procure uma concessionária mais próxima de você.

Felicia Lopes


Novo Toyota Etios 2017 tem versão mais cara que Mitsubishi Lancer.

Passados quatro meses depois do lançamento da linha 2017 do Etios, a montadora anunciou na última terça-feira, dia 2 de agosto, a chegada da versão mais topo de linha do modelo, a Platinum. Serão disponibilizadas nas versões sedã e hatch, respectivamente por R$ 65.990 e R$ 62.490.

Com preço ultrapassando a faixa dos R$ 60 mil, o Toyota Etios chega perto de veículos de segmentos acima, o que já tem acontecido com veículos compactos, como no Chevrolet Prisma e Onix, que chegam a R$ 65 mil.

Com cerca dos R$ 66 mil do sedã Etios Platinum, dá para comprar um Mitsubishi Lancer com motor 2.0 e transmissão manual, no valor de R$ 65.190. Ainda na marca Toyota, há também o Corolla GLi CVT, que está R$ 3.050 mais caro.

Retornando ao modelo Etios, a versão Platinum será vendida somente com câmbio automático de 4 velocidades e motor 1.5, com potência de 107 cavalos e torque de 14,7 kgfm.

A marca japonesa acredita que a versão Platinum chegue a representar 10% das vendas da gama, aproximadamente seis mil unidades a cada ano.

A Toyota não deverá equipar muito a versão Platinum, pois acredita-se que a compra deste veículo é pela aposta no visual diferenciado, se comparado com as outras opções.

O modelo teve seus para-choques traseiros e dianteiros reestilizados. A grade frontal, que possui a mesma cor do veículo, também conta com alterações. Na versão sedã, o carro também está equipado com um aerofólio, que traz uma sugestão de esportividade para o veículo. As rodas de 15 polegadas são de liga leve e agora as lanternas possuem máscara escurecida.

A versão mais topo de linha do modelo Etios não está tão equipado assim, conta com direção elétrica, ar-condicionado, quadro de instrumentos digital, que vem de série, além de controle de velocidade de cruzeiro, volante com comandos de áudio e bancos de couro.

Também há sensor de ré e a central multimídia com câmera de ré e TV digital, porém, não conta com a tecnologia de realizar o espelhamento do smartphone, como tem na versão XLS que no hatch custa a partir de R$ 57.720 e no sedã a partir de R$ 56.950.

FILIPE R SILVA


Modelo chega com novos motores fabricados no Brasil e custará a partir de R$ 43 mil.

Aqui no Brasil os veículos da Toyota têm tido excelente aceitação por serem sinônimos de excelente qualidade. É neste contexto, que a montadora está lançando a edição 2017 do compacto Etios. Essa nova versão do veículo chega com muitas alterações e correções em relação à versão anterior, sendo que as maiores novidades ficaram por conta dos propulsores 1.3 e 1.5 litros, os quais passaram a ser fabricados aqui no Brasil, na fábrica da empresa localizada na cidade de Porto Feliz.

Outra novidade trazida por esta nova edição do Etios e que é uma das apostas da fabricante para atrair um número maior de clientes é a disponibilização do câmbio automático de quatro velocidades para o modelo, sendo que os consumidores que não forem adeptos da transmissão automática, podem escolher o câmbio manual de seis marchas.

Com relação à parte interna do veículo, o painel de instrumentação foi mantido na mesma posição central, um dos pontos que eram avaliados com negativo no modelo, contudo, agora ele é integramente digital e com uma melhora significante em termos de visualização dos mostradores.

A Toyota também anunciou que nesta nova versão o Etios recebeu melhorias não só na questão de conforto, como também no seu isolamento acústico. Um exemplo dessas melhorias é o assento do condutor, que agora passou a ter sistema elétrico da direção e controle de altura.

Já as inovações feitas com relação aos propulsores, bem como na transmissão, fizeram com que o carro ficasse menos poluente, detalhe este que pode representar ao consumidor uma economia de cerda de 9% em gasto de combustível.

Agora o Etios tem como item de série o sistema Isofix, o qual serve para fazer a fixação de cadeirinhas infantis de maneira mais fácil, outro detalhe que passou por melhoria foi a qualidade dos tecidos de revestimentos dos assentos.

Devido ao cenário econômico enfrentado pelo país atualmente, apesar de estar apostando nesse novo lançamento, a Toyota já deixou bem claro que estima uma queda nas vendas em torno de 2% em relação ao ano de 2015, sendo que para o Etios, a empresa já estipulou com meta a venda de 68 mil unidades neste ano. Os preços de comercialização do Etios modelo hatchback 2017 variam entre R$ 43.990 e R$ 60.895, já para o modelo sedã a variação de preço é entre R$ 48.495 e R$ 60.295.

Por Adriano Oliveira


Linha 2017 do Etios deverá receber modificações na parte interna e custará cerca de R$ 5 mil a mais que a versão anterior.

Verdade seja dita: De oficial ainda não tem nada… Mas isso não tem impedido que diversas concessionárias espalhem a conversa de que já estão preparadas para receber em seus mostruários a nova versão do Toyota Etios, que deve chegar ao mercado em sua linha 2017 com câmbio automático. De qualquer maneira, sobre o carro em si a expectativa que se tem até o momento é de que seu preço inicial deverá sofrer um aumento de até 5 mil reais. O modelo deve ser equipado com a já conhecida transmissão do Corolla, que conta com quatro marchas e motor 1.5 VVT-i.

E o que dizer da parte estética? Alguma coisa muda? Neste caso sim. Um bom exemplo para começar é o painel, que recebeu modificações facilitando a vida do motorista e melhorando o visual. O Etios 2017 vem com bem mais estilo, com várias peculiaridades na parte de dentro. Este tem sido um dos pontos mais comentados por especialistas que já tiveram a oportunidade de ver com mais detalhes a versão (e ainda assim não há detalhes significativos divulgados!). Se houve mudanças outra coisa fundamental também muda: o preço. Para se ter ideia disso basta dizer que o preço inicial devido às alterações agora fica ali na casa dos R$ 50 mil.

Meios de comunicação especializados no setor tem afirmado que um dos principais propósitos da Toyota com o novo Etios é passar a ideia de confiança e durabilidade, isso especialmente se alguém resolver questionar o motivo de ainda se usar uma transmissão defasada. O consumidor pode até não se lembrar, mas a montadora já adotou essa forma de agir no passado, por ocasião da concepção do antigo Corolla.

De qualquer forma, o Etios automático assim que for lançado tem a obrigação de ocupar um espaço que tem perturbado a rede Toyota. Essa vaga fica entre os hatchs compactos e o Corolla. Nessa lacuna de fato faltava um carro que fosse mais confortável e que tivesse um preço mais em conta.

Mesmo relativamente atrasado, o Etios não é o último a ganhar câmbio automático em sua categoria. O sedã Versa e o Nissan March ainda estão na fila de espera.

Até agora tem se falado das mudanças internas, isso porque a montadora não tem nem ideia de quando deverá efetuar modificações na parte externa. Quem sabe lá em 2018, quando o compacto deverá renovar o seu clico!

Por Denisson Soares





CONTINUE NAVEGANDO: