Kia Sportage 2018 recebeu melhorias e novidades em sua nova linha.

O Kia Sportage 2018 é o primeiro carro do tipo utilitário lançado por esta concessionária lançado de forma inovadora no ano de 1993 com mudanças importantes em suas características, as quais vêm sendo aprimoradas a cada ano que passa.

Em decorrência deste processo de mudanças constantes ocorridas neste modelo delimitado, serão apresentadas em seguida neste artigo as suas características técnicas relevantes e inovações mais importantes.

Características técnicas do Kia Sportage 2018

Ao considerar o aspecto mecânico do Kia Sportage 2018, este veículo possui motor do tipo 2.0 litros flex com um total de 16 válvulas as quais funcionam com um comando duplo variável.

Além disso, consegue chegar a uma potência de 167 cavalos e torque de 20,2 Kgfm utilizando etanol bem como 157 cavalos de potência e torque de 18,8 Kgfm quando adota a gasolina como combustível.

Além disso, todas as versões deste modelo apresentam tração dianteira com uma transmissão formada pelo câmbio automático com um total de 6 marchas podendo optar por três modos diferentes de condução que são o Eco Drive, Sport e Normal.

O visual externo deste modelo ficou muito atraente com melhorias como faróis elevados e com maior estilização além dos faróis de neblina com luzes em LED tendo quatro projetores em cada um deles.

É possível encontrar ainda neste veículo uma grade com novo modelo agora semelhante a um dente de tigre bem como as suas lanternas traseiras em LED que proporcionam um visual mais esportivo e elegante em sua aparência.

Inovações internas do Kia Sportage 2018

No seu interior, o Kia Sportage 2018 possui melhorias em seu acabamento com seu painel de instrumentos que apresenta materiais em cores brilhantes em preto cujos materiais se estendem para as portas.

Já para quem gosta de um aspecto estético ainda mais adequado em sua versão EX, este veículo possui bancos com revestimento em couro e bancos dianteiros do tipo elétrico.

É possível mencionar ainda equipamentos inovadores em seu interior como sistema multimídia equipado com Bluetooth, GPS e DVD, ar-condicionado no modelo tipo dual zone e iluminação interna por LED com soleiras exclusivas.

Outros detalhes interessantes de seu interior são o volante no formato multifuncional equipado com paddle shifts bem como retrovisores eletrocrômicos, pedais de aço inox e freio de estacionamento ativado por pedal.

Com relação à facilidade para seu desempenho, o Kia Sportage 2018 contém componentes interessantes para os motoristas como os seguintes:

· Alerta de tráfego lateral

· Controle de estabilidade

· Assistente de partida para locais como rampas e descidas

· Sensor de estacionamento tanto traseiro quanto dianteiro

· Freios a disco e também ABS com EDB em todas as rodas

É importante ainda mencionar quando se pensa no conforto ofertado por este automóvel que seu espaço interno é maior para motorista que possui um banco com ajuste lombar do tipo elétrico além de difusor de ar e ajuste de encosto nos bancos traseiros.

Quem pretende viajar com este modelo também conta com vantagens adicionais a exemplo do seu porta-malas que tem capacidade para armazenar até 868 litros de bagagem com cobertura e estepe de aro 19 polegadas.

Valores financeiros do Kia Sportage 2018

Com relação aos preços básicos para aquisição do novo Kia Sportage 2018, a sua versão LX pode ser adquirida por R$112.990,00 enquanto a alternativa EX tem montantes iniciais de R$139.990,00.

Ao pensar nas suas vantagens sob o ponto de vista econômico, este modelo tem um gasto de combustível estimado de 6 e 8,7 Km/litro na cidade bem como de 7,5 e 11 Km/litro na estrada para, respectivamente, etanol e gasolina.

Conclusão

Desta forma, os diferentes pontos relacionados como Kia Sportage 2018 mostrados neste artigo permitem a consideração de suas melhorias e adequação para todos os consumidores que desejam conforto e desempenho em um único veículo.

Por Ana Camila Neves Morais

Kia Sportage 2018

Kia Sportage 2018

Kia Sportage 2018


Modelo é um SUV de porte pequeno com preços atrativos no Brasil.

Cheio de qualidades e bem elogiado pela imprensa especializada nacional o JAC T40 é um SUV de porte pequeno importado recentemente pela montadora chinesa JAC Motors com preços extremamente atrativos.

A JAC Motors tem tradição em trazer carros com muitos equipamentos e não é diferente no JAC T40, uma de suas exclusividades além do padrão de conforto requintado, beleza e sofisticação nos detalhes, são as possibilidades do consumidor escolher versões até com câmera frontal (algo inédito no mercado brasileiro).

Diferenciais importantes

Fora todo seu conjunto e excelente custo-benefício, destacam-se também alguns importantes diferenciais no JAC T40:

– Espaçoso porta-malas de 450 litros, um dos maiores de sua categoria.

– Rodas aro 16, de liga-leve, equipadas com caliper de cor vermelha.

– Bancos moldados e feitos em tecido especial.

– Volante com comandos integrados de piloto automático e som.

– Motor de 16 válvulas 1.5 VVT flexível (aceitando tanto gasolina como etanol)

– Exclusiva Câmera Frontal, que pode também registrar fotos e filmes com áudio atrelado ao aplicativo JAC View.

– Central Multimídia de 8 polegadas integrada ao painel com enumeras funções.

Cores, Preços e Ficha Técnica do JAC T40

O JAC T40 é vendido nas cores Laranja, Branco, Cinza, Vermelho, Marrom e Preto, com preços a partir de R$ 57.990,00 na versão Pack 2, caso o consumidor deseje mais equipamentos de conforto, a JAC oferece a versão Pack 3 por preços a partir de R$ 60.990,00.

Nos preços não estão inclusos o frete e a pintura metálica, a garantia continua a mesma, excelentes 6 anos de cobertura.

Ficha Técnica com as principais características:

Motorização e Performance

Motor 1.5 de 16 válvulas, com 125 cv de potência a Gasolina e 127 cv de potência a Etanol.

Câmbio Manual de 5 marchas.

Velocidade Máxima aferida de 191 km/h, fazendo de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos segundo a montadora chinesa.

Suspensões

Suspensões dianteiras independentes McPherson e traseiras com eixo de torção semi-independente, com barras estabilizadoras.

Rodas e Freios

Rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 205/55, com freios dianteiros a disco e traseiros com disco sólido.

Principais Equipamentos de Segurança e Conforto

Lateral das portas com barra de proteção e cintos de segurança para os ocupantes.

Freios anti-travamento nas rodas.

Air bag frontais para motorista e passageiro.

Sensores de Estacionamento com luzes de LED diurnas.

Controle de Estabilidade com travamento central das portas a partir dos 15 km/h.

Travas elétricas nas portas e alarme.

Piloto Automático (disponível somente no PACK 3).

Tanque de combustível com abertura interna.

Faróis dianteiros e traseiros de neblina.

Limpador, Lavador e desembaçador do vidro traseiro.

Chave com comando para destravamento remoto tanto das portas como do porta-malas.

Chave tipo canivete (disponível somente no PACK 3).

Bancos dianteiros do motorista com ajuste.

Encostos para todos os ocupantes do veículo (totalizando 5 encostos).

Fixação para cadeiras tipo Isofix.

Câmera Frontal e de Ré (disponível somente no PACK 3).

Alças dianteiras e traseiras de segurança.

Anti-ofuscamento do retrovisor interno (disponível somente no PACK 3).

Espelhos no parassol.

Brake Light Traseiro incorporado.

Sensores Crepuscular com luzes de leitura internas.

Ar condicionado para veículo.

Computador de Bordo com múltiplas funções.

Volante com acabamento especial em couro (disponível somente no PACK 3).

Central Multimídia com tela de 8 polegadas (disponível somente no PACK 3).

Alto falantes em dois pares e tweeters em um par.

USB e Bluetooh como entradas (disponível somente no PACK 3).

Iluminação do Painel e Instrumentos com ajuste, porta copos, e tomada 12V.

Teto com rack incorporado.

Dimensões:

Altura de 1568 milímetros, largura de 1750 milímetros e Comprimento de 4135 milímetros, capacidade do tanque de combustível de 42 litros e do porta-malas de 450 litros.

Por C. B.

JAC T40


Modelo possui grande potência e o destaque do torque do motor, outro detalhe que chama a atenção no Equinox é o seu baixo nível do ruído, o que traz mais conforto na hora de dirigi-lo.

A Chevrolet trouxe recentemente mais uma aposta da montadora para o mercado brasileiro e também mais um integrante da categoria SUV: Equinox. Apesar do nome exótico, trata-se de uma das grandes apostas da montadora para o mercado dos SUV’s que está bastante aquecido.

A novidade da Chevrolet promete brigar de igual para igual com os principais modelos da categoria SUV. Com motor 2.0 Turbo, potência de 262 cv e transmissão de nove marchas, a principal missão do utilitário esportivo será a substituição do Captiva. Um dos objetivos desse lançamento por parte da Chevrolet é conseguir a liderança de vendas no Brasil quando o assunto é o segmento de SUV’s.

Com preço sugerido de R$ 149.900,00 e disponível apenas na versão Premier, o Equinox é fabricado no México. Além de sua grande potência e o destaque do torque do motor, outro detalhe que chama a atenção no Equinox é o seu baixo nível do ruído, o que traz mais conforto na hora de dirigi-lo.

Um detalhe muito importante e que faz o Equinox se tornar uma opção viável está relacionado ao custo de manutenção. Segundo destaca a GM, o custo de manutenção do lançamento da Chevrolet é de R$ 3.132,00 nos primeiros 60 mil km rodados. Dessa forma, o Equinox bate todos os seus principais concorrentes neste quesito. O Hyundai New Tucson, por exemplo, custa R$ 4.274,00, enquanto que no Jeep Compass 2.0 Flex esse valor passa a ser de R$ 4.296,00. Nos outros modelos da categoria, Audi Q3 1.4 Turbo (R$ 6.340,00) e Volvo XC60 (R$ 10.544,00) o resultado não é diferente, o custo de manutenção do Equinox continua sendo bem inferior aos modelos citados.

A agressividade na parte mecânica do Equinox faz desse automóvel o crossover mais potente da categoria. Trata-se de um posto muito importante considerando os rivais que estão ao seu lado: Peugeot 3008, as versões a diesel do líder Jeep Compass, além de Hyundai ix35, Kis Sportage e os demais representantes das marcas asiáticas.

Outro ponto interessante do Equinox é quando o assunto são equipamentos e itens de série, haja vista a exigência por equipamentos estar maior a cada ano que se passa. Vale destacar que esse lançamento da Chevrolet já conta com a cabine mais elegante da montadora. Além disso, ainda podemos destacar: forração em couro; faróis inteligentes de leds, que são capazes de alternar entre os fachos alto e baixo com o objetivo de não ofuscar a vista dos condutores na via contrária; ar-condicionado de duas zonas; teto solar panorâmico; sistema de som premium Bose; ajuste elétrico com duas memórias no banco do motorista; dentre outros itens.

O Equinox também não deixa a desejar quando o assunto são itens para reforçar a segurança. Dentre os principais itens que vão trazer mais tranquilidade para quem dirige o automóvel, podemos destacar: controles de estabilidade e de tração, seis airbags, assistente de permanência em faixa, tampa traseira com abertura elétrica e assistente de estacionamento (capaz de manobrar sozinho).

E para aqueles que gostam mesmo é de carro espaçoso, saibam que o Equinox também atende as suas exigências. A distância entre os eixos do automóvel e de 2.725 mm, que segundo a Chevrolet é uma das maiores do segmento. Essa distância trás como principal consequência um maior espaço interno e a capacidade para cinco ocupantes no total. Além disso, levando em consideração a configuração dos bancos, que possui ajuste de inclinação, a capacidade do volume máximo de carga pode variar de 468 litros a 1.627 litros.

E tecnologia é algo que não falta no Equinox, ainda mais quando o assunto é conectividade, algo tão procurado hoje em dia. O automóvel dispõe de sistema de carregamento wireless para smartphones e sistema de telemática avançada ONStar, multimídia Mylink compatível com os aplicativos Android Auto e Apple CarPlay.

Para mais detalhes sobre o Equinox acesse o site oficial da Chevrolet na página do automóvel (www.chevrolet.com.br/suvs/equinox.html).

Por Bruno Henrique

Chevrolet Equinox

Chevrolet Equinox


Novo modelo está sendo batizado de C-SUV e deve ser pensado para os países emergentes.

No mundo moderno, com sua correria e agilidade, os carros estão entre os bens mais adquiridos e cobiçados pelas pessoas. Portanto, nada melhor do que fazer referência a uma das mais famosas companhias automobilísticas do mundo, a empresa Renault, que recentemente informou o lançamento de mais um SUV no Brasil. Ou seja, os apaixonados por carros novos poderão consultar o site e verificar o modelo pelas fotos.

A companhia Renault não se limita em produzir apenas padrões, mas está sempre inovando. Não bastasse a famosa dupla de SUVs: o Duster e Captur, um novo projeto foi engendrado, formando uma verdadeira trilogia, que está prestes a estrear: o novo Koleos.

A empresa divulgou suas metas e projetos até o ano 2022 e nesses planos a mesma fabricante adicionou a elaboração e produção de um crossover a mais, próprio para circular nas nações mais emergentes, que abrangem países tais como o Brasil, a China, a Coreia do Sul e a Rússia. Ainda não é possível acessar maiores detalhes a respeito deste novo modelo, com a exceção de que o mesmo foi batizado com o título de C-SUV, na série dos tipos de carros designados como compactos nos demais países em torno do mundo, porém, no Brasil, são conceituados como carros de porte médio.

Em algumas páginas da web têm divulgado algumas imagens do projeto da empresa Renault, tal como a página Indian Autos Blog, as quais têm nutrido expectativas sobre a criação de um estilo SUV mesclado ou mesmo apoiado sobre as bases do Kwid. É interessante observar que existem três variações de veículos que esta companhia garantiu tornarem-se tipos subcompacto. Entretanto, a intenção era que fosse produzido um modelo demasiadamente exíguo para enquadrar-se na série C internacional. A previsão mais acertada está na ideia de produção dentro da mesma linha estratégica do modelo Captur, o qual está totalmente adaptado para rodar em todos os países emergentes. Assim, os consumidores precisam estar atentos ao nível de veículo que está para ser lançado em solo nacional.

Conforme afirmou o líder de produção da Renault – ao longo de uma apresentação sobre os modos de produção no Drive The Future – a estratégia adotada está relacionada com a expansão da série Kwid, progredindo de um único modelo e chegando ao total de quatro modelos, sendo eles a renovação do Logan e do Sandero, a inovação do modelo Duster e a produção de um novo SUV dentro da série C nos próximos anos.

Assim, o tipo de carro mais próximo dentro da lista de opções de atualização é o Kadjar. Este modelo SUV é estruturalmente mais elevado que o Captur europeu, como também no valor e em sua dimensão física. Ele possui 4,45 metros no comprimento, em detrimento dos 4,12 metros do modelo Captur – já que, na Europa, a plataforma utilizada para produção é a do Clio IV. Portanto, já que ele possui todo esse volume, o mesmo veículo tem estrutura similar a do tipo Jeep Compass, que o torna, de fato, um tipo de carro que faz parte de uma série da qual não participam o Koleos, por exemplo, que possui maior dimensão física, de 4,67 metros, mas certamente terá maior custo, sendo que é importado, unicamente disponível em versão top de linha.

Este novo modelo abrange mais métodos de produção e, portanto, é mais complexo na linha de montagem, já que não bastaria apenas tirar proveito da plataforma B0 utilizada para montar o Duster, tal como foi realizado na produção do outro utilitário. Se existe alguma solução, ela está na utilização de uma base modular chamada CMF, cujo método de produção já está sendo realizado no Brasil por meio da versão chamada CMF-A, ou seja, na estrutura do Kwid. Mas o Kadjar produzido na Europa tem sido organizado e produzido por esse mesmo meio, só que pelo CMF-CD. Mesmo assim, no continente europeu o modelo Kadjar está munido apenas de um tipo de motor movido à gasolina, o chamado 1.2 turbo de 131 CV. A expectativa, conforme rumores, é a de que a Renault esteja elaborando motores tipo TCe no território brasileiro, em formato de 1.3 flex, o qual pode atingir a potência de 170 CV. Vale a pena conferir.

Paulo Henrique dos Santos


O Jeep Compass foi lançado no Brasil em novembro de 2016 e já conta com diversos fãs.

Depois de muita especulação e ansiedade, um dos maiores sucessos de vendas da Jeep Motors em outros países, o seu Compass 2017, já começa a mostrar os primeiros resultados em termos de preferência para o público brasileiro.

Recém-chegado ao Brasil em meados de novembro de 2016 quando foi lançado em pleno Salão do Automóvel na cidade de São Paulo, o novo SUV da Jeep já conquistou mais de 2 mil clientes nos três primeiros meses depois de sua estreia.

Para completo deleite dos que já eram fãs incondicionais da marca e para aqueles que começam a desfrutar do prazer de dirigir no Brasil um dos melhores carros já fabricados nos Estados Unidos, o Compass, pode ser encontrado em quatro versões. Além destas, o consumidor pode escolher entre duas opções de câmbio, motor e tração.

Se para o consumidor existe a possibilidade de optar pela versão que mais agrada às suas expectativas, estas escolhas deverão passar necessariamente pelo bolso. Dependendo dos itens escolhidos, o preço de um modelo pode variar entre R$ 110.000,00 até R$ 152.000,00.

Quais as versões de motores disponíveis para os modelos existentes no mercado?

Os modelos vendidos no Brasil podem ser encontrados com as seguintes versões de motores:

1 – Tigeshark do tipo Flex 2.0, com 166 cv de potência e 20.5 Kgf de torque;

2 – Multijet 2.0 Turbo Diesel com 170 vc de potência e 35.7 Kgf no torque.

Consumo

Para a versão do tipo Flex, os testes mostraram um consumo de 8,1 Km/litro na cidade contra 10,5km na estrada.

Na versão Diesel, o consumo na cidade ficou em 5.5 Km/l e 7,2 Km/l na estrada.

Transmissão

Para quem não gosta de ficar trocando de marcha, existe a possibilidade de levar a versão automática de nove marchas, na versão Diesel (2.0). Caso prefira a manual, ele pode ser encontrado n versão manual ( seis marchas), nos modelos do tipo Flex.

Uma das versões mais em conta (R$ 109.990), a Compass Sport 2.0 AT, possui aros de liga leve em tamanho 17 e uma série de itens que podem deixar o consumidor maravilhado como sensor de estacionamento, câmera de ré, central de multimídia com tela de tipo touchscreen, sensível ao toque, GPS integrado, faróis de LED, freio de estacionamento do tipo elétrico, monitoramento de calibração dos pneus, sistema anti-capotamento, controle eletrônico de estabilidade e de tração e uma série de itens que podem ser conferido em detalhe também no site Quatro Portas.

As outras versões tais como a Longitude, a Limited 2.0 e a Trailhawk possuem preços mais elevados conforme os itens que são oferecidos para cada tipo. Além disto, o preço poderá ser bem mais elevado caso o cliente prefira acrescentar os chamados opcionais de segurança que são específicos para cada tipo de versão a ser vendida, além dos chamados pacotes high tech. Estes detalhes podem ser conferidos em detalhes no site citado acima.

Por Emmanoel Gomes

Jeep Compass 2018


Modelo terá 3 versões fabricadas no Brasil.

Agora é oficial. A Nissan anunciou que a fabricação do seu novo modelo de SUV, o Kicks, passa a ser feita em território brasileiro. Mais uma novidade para os fãs da marca que desejavam há muito tempo adquirir um dos modelos de SUVs mais comentados no momento.

Fabricado inicialmente no México, o automóvel recebeu algumas modificações a fim de se tornar um das marcas mais vendáveis neste concorrido segmento do mercado de automóveis brasileiros.

Com as mudanças para o mercado brasileiro, o Kicks passa a ser comercializado no Brasil em três versões que deverão trazer poucas mudanças, mas somente a incorporação de alguns itens que poderão agradar uma boa parte dos consumidores brasileiros.

Outra novidade é o preço. O novo queridinho da Nissan chega às concessionárias brasileiras com muitos recursos, sem fazer feio aos que já existem no mercado e por um preço quase igual ao de seus concorrentes (cerca de R$ 70.000,00). Para quem quer se dispor, parece ser uma boa opção para quem deseja ter na sua garagem o seu primeiro SUV.

A partir de agora, o novo SUV da Nissan chega às lojas em três ´roupagens’ diferentes. São elas:

1 – Versão S

Preço: R$ 70.500,00 (Manual) e R$ 79.200 (Automático)

Esta é a versão mais simples.

Motor: 1.6 16V, com 111 CVs de potência

Câmbio: Manual de cinco marchas ou automático do tipo CVT.

Vale salientar que o motor e o tipo de câmbio citados acima são comuns para as três versões a serem vendidas no Brasil.

Ele sai de fábrica com os seguintes itens: ar condicionado digital, direção, trava e vidros elétricos, aro de 16 polegadas (aço), coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, rádio com Bluetooth e USB.

Como itens opcionais, temos os controles de estabilidade e tração e sistema de partida em rampas, chamado de Pack Safety.

2 – Versão SV

Preço: R$ 85.600,00

Nesta versão, encontram-se todos os itens da versão S, acrescentando a câmera de ré, aros em aço de liga leve, com 17 polegadas, partida com uso de botão, destravamento das portas sem chaves, para-choques na cor do carro, regulagem elétrica dos retrovisores, GPS e sensor de ré e estacionamento.

Como opcionais, é oferecido bancos em couro, e airbags do tipo laterais e em cortina.

3 – Versão SL

Preço: R$ 94.900,00

Esta é a versão mais cara da linha e que traz todos os itens oferecidos pelas versões anteriores, sendo que algumas opções de conforto e sofisticação são incluídos tais como maçanetas cromadas, central multimídia App cm tela sensível ao toque, painel digital, sistemas de câmeras em 360 graus, detector de movimento e acendimento automático de faróis.

Com relação ao quesito segurança, esta versão vem com um sensor de colisão frontal que pode frear o veículo ou reduzir sua velocidade na tentativa de se minimizar os efeitos dos impactos em uma quilometragem elevada, o chamado Pack Tech.

Por Emmanoel Gomes

Nissan Kicks brasileiro


Saiba quanto custa o seguro dos SUVs mais vendidos do mercado.

Não podemos negar que, quem é dono de um veículo novo ou seminovo, obrigatoriamente precisa fazer um seguro para o mesmo. Geralmente, seguros tem um custo fixo anual e dependendo do modelo, ano de fabricação e marca do veículo, o preço pago pode ser bem salgado no final das contas. É claro que antes de mais nada é necessário fazer uma pesquisa de preço no mercado e colocar na ponta do lápis qual tipo de seguro que mais atende as necessidades do proprietário para não se pagar caro demais por um serviço.

Outra dica bacana é sempre exigir a apólice da seguradora e ler tudo antes de assiná-la, pois nesse documento consta todos os serviços contratados pelo dono do carro e todas as coberturas referentes ao seguro.

Se você pretende adquirir um SUV mas ainda não se decidiu qual modelo será, esse artigo vai te mostrar qual o preço médio de seguro total dos cinco SUVs mais vendidos do Brasil. É melhor preparar o bolso, pois não é nada barato esse serviço, pelo menos em terras brasileiras.

Foi feito uma pesquisa que tomou como base o seguinte perfil do usuário (para todos os carros pesquisados): homem, 35 anos, casado, sem filhos, residente na cidade de São Paulo, que tem garagem em casa e no trabalho e que está contratando o serviço de seguro pela primeira vez.

O Honda HR-V é um dos mais vendidos e o preço médio do seguro para esse modelo japonês ficou por volta de R$ 7.233,00. O preço mais alto e o mais baixo ficaram em R$ 7.550,00 e R$ 7.029,00, respectivamente.

A segunda simulação foi feita com o americano JEEP Renegade, que obteve o valor médio do seguro na casa dos R$ 7.560,00, com valor mais alto de R$ 9.017,00 e menor valor de R$ 5.850,00.

O terceiro carro analisado pertence também a JEEP, que é modelo Compass, com o preço médio do seguro de R$ 12.900,00, com o valor mais alto de R$ 17.500,00 e o menor valor de R$ 10.150,00.

O quarto SUV pesquisado foi o sul coreano Hyundai Creta e o preço médio ficou em torno de R$ 5.850,00, com valor mais alto de R$ 6.700,00 e menor valor de R$ 4.900,00.

O último carro analisado é o japonês Nissan Kicks, com valor médio do seguro de R$ 6.650,00, com maior valor de R$ 8.060,00 e menor valor de R$ 6.600,00.

Vale a pena pesquisar muito, principalmente se o pagamento for à vista.

Rodrigo Souza de Jesus


Nova SUV chega às concessionárias custando a partir de R$ 78 mil.

Para os amantes dos veículos do tipo SUV, a marca francesa Renault, conforme anunciado no último Salão do Automóvel, lança no país a sua nova marca deste tipo de veículo, a linha Captur.

Fabricado desde o ano de 2013 em toda a Europa e na Rússia, a marca chega para incorporar um novo conceito neste tipo de segmento e gradativamente deverá substituir a sua marca mais próxima, o Renault Duster, sucesso de vendas no país desde o seu lançamento.

A nova marca deve estrear no mercado brasileiro chamando a atenção dos possíveis novos consumidores tanto pelo preço quanto pelo seu tamanho. As unidades a serem comercializadas no país não deverão sair por menos de R$ 78.000,00. Bem acima da Duster, cujo valor pode ser encontrado nas concessionárias brasileiras a partir de R$ 69.000,00. Para quem deseja um carro menor, a Captur é ideal. Já a sua similar, ganha em espaço apesar do preço menor.

A nova linha da Renault sai da fábrica com um motor do tipo flex, na versão 1.6, câmbio manual de cinco marchas e com 120 cavalos de força. Quem desejar uma versão mais sofisticada, pode desembolsar um pouco mais de R$ 88.000,00 e levar para casa a versão Intense, com um motor de 2.0, câmbio automático de quatro velocidades e potência de 148 cavalos de força.

A nova linha da montadora veio para ser incorporada ao mercado brasileiro e aos poucos deverá ir substituindo os veículos da linha Duster.

Como itens oferecidos pela nova linha, a estreante Captur vem como ar condicionado de fábrica, vidros elétricos, controle de estabilidade eletrônico e de tração, direção hidráulica–elétrica, cujo acionamento é feito por meio de um dispositivo eletrônico instalado na montadora, monitor de velocidade de cruzeiro, airbags frontais e laterais, sensor de estacionamento e de ré, luzes de LED com acionamento diurno para quem trafega nas rodovias brasileiras, faróis de neblina no mesmo sistema, Bluetooth e um novo sistema para quem transporta crianças no banco traseiro que facilita o encaixe das cadeirinhas. Além disto, as versões que estarão no mercado brasileiro neste ano apresentam um kit multimídia instalado com tela sensível ao toque de sete polegadas e navegador através do sistema GPS.

Emmanoel Gomes


Novo modelo é um conceito que alia o padrão do carro ecologicamente viável com a tecnologia que vai fazer a diferença na hora de dirigir.

A montadora sul-coreana Kia inova mais uma vez e para não ficar para trás no crescente e disputadíssimo mercado dos veículos do tipo SUV, lançará neste dia 10 de novembro, no Salão do Automóvel em São Paulo, o seu mais novo modelo: o Kia Niro. Trata-se de um novo conceito que alia o padrão do carro ecologicamente viável com a tecnologia que vai fazer a diferença na hora de dirigir.

O novo modelo incorporou os conceitos atuais da telemática e aposta na definição de infotainment, onde o motorista pode acessar a internet via wi-fi e utilizar aplicativos compatíveis com o sistema Android, que já vem instalado em seu minicomputador de bordo. Além disto, para que gosta de música, o sistema já traz instalado o aplicativo Apple Car Play, para os usuários de iPhone 6 e que permite ainda o armazenamento de até 8GB. Tudo isto está acessível através de um monitor que responde ao toque do motorista no tamanho de sete polegadas e localizado no painel do veículo.

Apesar de um motor a gasolina de quatro cilindros e do tipo Kappa, com potência de 103 cavalos, o tipo 1.6 GDI foi desenhado para operar no modo híbrido. A montadora desenvolveu um sistema que aproveita o gás que é emitido pela queima de combustível e o transforma em potência adicional. Tudo isto para elevar o nível de rendimento e eficiência do novo modelo. Além disto, o novo SUV traz um motor adicional elétrico que trabalha em sincronia com o normal, o que faz elevar a força para além dos 140 cavalos.

Toda esta inovação em termos de potência do motor é executada por meio de um sistema de transmissão de característica dupla, com o uso de dupla embreagem, com câmbio em 6 marchas.

O design do novo Niro é mais agressivo em relação aos demais modelos de seus concorrentes, a começar pelo desenho dos faróis, mais alongados e linhas mais adaptadas a um segmento mais esportivo. Apesar das inovações, o SUV conservou a grade com a tradicional assinatura da fabricante. No geral, o novo veículo conservou os traços e as linhas que marcam os carros fabricados pelo continente sul coreano. Para quem quer conferir de perto, basta comparecer ao tradicional evento paulista que deverá ir até o dia 20 deste mês. Uma boa oportunidade para quem quiser ter contato com o novo carro antes que ele esteja disponível nas lojas.

Por Emmanoel Gomes

Kia Niro


O sistema apresentado entra em atividade no momento em que as portas de trás do veículo são abertas em um espaço de tempo de dez minutos antes da partida ou mesmo depois que o motor for ligado. Modelo 2017 do SUV Acadia já contará com recurso.

Já acompanhamos vários casos dramáticos e alguns até fatais sobre pais que esqueceram crianças nos carros. Recentemente a General Motors resolveu apresentar uma medida preventiva contra a situação e lançou nos Estados Unidos um recurso que alerta aos pais e condutores em geral sobre o risco de deixar alguma criança no banco de trás, presa dentro do carro.

O sistema apresentado entra em atividade no momento em que as portas de trás do veículo são abertas em um espaço de tempo de dez minutos antes da partida ou mesmo depois que o motor for ligado.

Para entender melhor, o sistema entra em ação, por exemplo, quando o motor for desligado e as portas destravadas. Com isso, ele vai emitir um sinal sonoro 5 vezes e ainda deixa um alerta no painel de instrumentos para que o motorista do veículo verifique os bancos de trás.

De acordo com as informações divulgadas até o momento a previsão é de que o recurso seja lançado já na linha 2017 do SUV Acadia, pertencente à marca GMC, que por sua vez pertence a GM. O modelo em questão não é comercializado em terras nacionais.

Segurança x Crianças:

Nos Estados Unidos, de acordo com alguns levantamentos feitos sobre esse tema, cerca de metade dos casos de morte que aconteceram por hipertermia e que ocorreram com crianças menores de 14 anos surgem principalmente pelo fator “esquecimento”.

O que acontece nesse processo de hipertermia é basicamente o seguinte: Com o veículo trancado haverá um aumento da temperatura corporal. Quando isso acontece a vítima pode sofrer convulsões, perda de consciência, asfixia e em casos extremos, pode levar a morte.

Nos EUA o tema é tão preocupante que a agência de segurança (NHTSA) resolveu fazer uma campanha esta semana para alertar aos pais e responsáveis sobre os riscos iminentes de se esquecer uma criança no veículo.

A NHTSA ainda chama a atenção para a questão apresentado quadros que a primeira vista não são tão preocupantes, mas que se revelam fatais. Um dos cenários é um carro em um dia de temperatura de 26°C. De acordo com a agência em um período de apenas 10 minutos as temperaturas dentro do veículo podem se tornas mortais. Além disso, há o fator “idade”. Nas crianças a temperatura corporal costuma aumentar cerca de 3 a 5 vezes mais rápido do nos adultos.

Por Denisson Soares

SUV Acadia 2017

Foto: Divulgação


Novo modelo poderá seguir a mesma linha do conceito C-HR, que foi apresentado no Salão de Paris do ano passado.

O mercado de compactos tem sido promissor e lucrativo para as montadoras e a Toyota também quer aproveitar a alta desse mercado. Para isso, a montadora japonesa tem em mente um novo modelo que teria previsão para chegar ao mercado até o final do ano de 2016.

O novo modelo viria para ficar abaixo do atual modelo RAV4 e tem que estar preparado para encarar uma grande concorrência que é composta atualmente por modelos como o Honda HR-V, Nissan Qasqai e  Jeep Renegadee.

Um modelo que pode ser considerado como rascunho desse novo crossover apareceu no ano passado, no Salão de Paris, com um conceito que levou o nome de C-HR. O modelo que foi apresentado, apresentava um design com linhas robustas e modernas, com medidas de 4,35 metros de comprimento, 1,85 metros de largura e 2,64 metros de altura.  O modelo que estava presente no Salão no ano passado, está atualmente apresentado no site oficial da Toyota, apresentado como concept.

Esse protótipo apresentado estreou uma nova tendência de plataforma modular para a marca, que será usada mundialmente. Essa plataforma dará origem a um novo SUV compacto e a outros que seguirão o mesmo modelo, independentemente de seu tipo de tração (traseira, dianteira ou integral). O novo modelo criado virá equipado com um motor 1.2 litros, alimentado por gasolina, mas há projetos de lançamento de um modelo movido também à diesel. O câmbio terá as opções de manual e automático.

Há a expectativa de que o novo modelo apareça definitivamente no próximo Salão de Genebra, que acontecerá em março do próximo ano. Esse projeto vem para ser vendido em todo o mundo e não somente na Europa. Serão incluídos no foco da montadora mercados emergentes, como a Índia e o Brasil, que podem ser responsáveis por uma boa parcela de compras, já que mercados emergentes foram responsáveis por uma enorme ebulição do número de vendas das montadoras com modelos compactos.

Por Patrícia Generoso

Toyota C-HR

Toyota C-HR

Fotos: Divulgação


Montadora irá lançar seu primeiro SUV no Salão de Detroit de 2016. Modelo irá concorrer com o Porsche Cayenne.

A Maserati é conhecida como uma tradicional marca italiana de carros de altíssimo luxo. Mas apesar de ser altamente cobiçada em todos os níveis da sociedade, a montadora não tem muita tradição em carros que não seguem o estilo coupé.

Obviamente que seus veículos possuem a mais alta tecnologia, qualidade e irreverência, mas estava faltando na lista da Maserati um SUV que viesse para brigar de frente com os veículos de luxo da mesma categoria. E a montadora italiana correu atrás do prejuízo, projetando o utilitário Levante.

Esse é um dos seus mais aguardados modelos nos últimos anos. O veículo, segundo o site Autovisie, será revelado oficialmente para o mundo inteiro durante o Salão do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos, em sua edição 2016. O evento tem previsão de abertura ao público para o dia 16 de janeiro do próximo ano, e sem dúvida o Levante será um dos modelos mais buscados tanto pela imprensa internacional especializada quanto pelo público amante de automóveis.

O Maserati Levante virá para brigar de frente com o Porsche Cayenne, portanto, já podemos esperar um SUV irreverente, com linhas bem expressivas, alta tecnologia, e preço dos menos acessíveis para a grande maioria da população, não só brasileira, como do resto do mundo.

De acordo com as especulações, o Levante deverá ter características que já apareceram no Kubang concept, que foi apresentado ao mundo inteiro no Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, em 2011. Na época, o modelo foi um dos destaques do evento.

Sobre a motorização, se seguir essa linha do Kubang concept, o Levante deve apresentar duas opções de motorização, com modelos V6 e V8 a gasolina e também com versões movidas a diesel.

O possível valor, ainda de acordo com o site Autovisie, irá variar entre 90 mil e 200 mil, dependendo da versão e dos opcionais que o cliente escolher.

Por Felipe Villares

Maserati Levante

Maserati Levante

Fotos: Divulgação


Modelo SUV PHEV Concept poderá ser um dos modelos da marca que serão lançados na Europa.

Há um bom tempo fala-se sobre a marca chinesa Qoros e da sua chegada ao mercado europeu, no entanto, este momento tão aguardado estava sendo ainda uma incógnita tanto para o mercado de automóveis quanto para a própria companhia. Este panorama começou a mudar recentemente, quando a marca noticiou que deverá ingressar nesse mercado no período entre os anos de 2016 e 2017.

Tudo indica que a demora em aparecer pelas terras europeias deve-se a dificuldades no que diz respeito à logística e ao mecanismo de distribuição.   

Mesmo com a perspectiva indicando que os veículos dessa marca chegarão ao mercado da Europa somente daqui um ano ou dois, o fato é que cedo ou tarde o fabricante do país do sol nascente deverá aterrizar no Velho Continente com a família que inclui um sedan, um hatch e um crossover SUV, além destas versões, é provável que apareçam outros modelos com o intuito de que a gama de versões seja completa, como o SUV PHEV Concept, o último protagonista da firma. Trata-se de um veículo com certas aspirações 4×4 devido ao desenho da sua carroceria, totalmente diferente às que pertencem aos outros veículos da marca e que já estão rodando nas ruas. Este modelo também oferece uma altura maior do solo. O modelo mede 4,18 m de comprimento, 2,03 m de largura e 1,44 m de altura, este carro possui dimensões bem parecidas com as pertencentes ao Nissan Juke, Peugeot 2008 ou Renault Captur, entre outros modelos.

Para tentar espantar os seus concorrentes, o carro da Qoros investe numa tecnologia híbrida, contudo, por mais que leve a crer que esta estará presente na produção do automóvel, ainda não é considerada como um dos itens diferenciais do veículo. Sobre esse assunto não se sabe muita coisa sobre os aspectos técnicos nem mecânicos, contudo é certo que o modelo contará com um propulsor a gasolina turbo para mover as rodas dianteiras e outros dois elétricos para as rodas traseiras, com esta configuração consegue-se a tração integral. As baterias são colocadas debaixo do piso para fazer melhor distribuição do peso do automóvel e diminuir o centro de gravidade.  

Outros dados sobre o veículo é que ele contará com um teto panorâmico de cristal, nele é possível encontrar um gigantesco código QR em vermelho, ao capturá-lo com a ajuda de um smartphone ou tablet é possível redirecionar esse código como link para a página oficial da empresa. Ainda não se tem informações sobre a parte interna do modelo.  

Por Melina Menezes

Qoros SUV PHEV Concept

Qoros SUV PHEV Concept

Qoros SUV PHEV Concept

Fotos: Divulgação





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