Chamado atinge veículos produzidos entre 2005 e 2012.

Geralmente quem compra um carro zero tem em mente que por um bom tempo não precisará se preocupar com visitas à oficinas mecânicas, nem trocas de peças, enfim, todos aqueles contratempos que são comuns em carros que já possuem um considerável tempo de rodagem. Espera-se que seja assim, porém, pode ocorrer de carros novos ou seminovos aparesentarem problemas, que podem ser tão sérios ao ponto de colocar a vida de seus ocupantes em risco. É o que acontece com carros que já saem de fábrica com defeitos e por isso precisam ser convocados para o famoso recall.

E por falarmos em recall, a Ford acaba de anunciar mais uma convocação de veículos de sua fabricação. Dessa vez é a vez da picape Ranger que teve um elevado número de unidades convocadas no Brasil.

O novo recall da Ford a ser realizado no Brasil está realacionado a picape Ranger. No total terão que passar por reparo o total de 35.526 unidades do veículo.

A montadora informou que esta convocação é na realidade a continuação de uma outra chamada que foi anunciada no mês de maio deste ano. O objetivo deste recall é a realização de reparos de problemas relacionados ao funcionamento dos airbags que estão instalados na parte da frente do veículo.

Os airbags que devem passar pelos reparos são produzidos pela empresa chamada Takata, sendo que não é a primeira vez que os airbags dessa empresa apresentam este tipo de problema.

De acordo com a Ford, é necessário que o recall seja realizado pelo fato de os airbags colocarem em risco a integridade física dos ocupantes e até mesmo a vida. Mas a montadora deixa claro que até o momento nenhum acidente envolvendo o acessório foi registardo, nem no Brasil, nem em outro país. Contudo, é prudente que o reparo seja realizado.

Em termos técnicos, o problema nos airbags consiste no fato de que em caso de colisão do veículo, ao ser acionado o airbag pode lançar alguns fragmentos que são metálicos e esses fragmentos podem atingir os ocupantes e causar graves lesões, que podem levar até a morte, em decorrência da velocidade que podem ser lançados.

Dessa forma, o reparo dos carros convocados consiste na substituição dos insufladores instalados nos airbags. Essa substituição não vai custar nada para os proprietários dos veículos envolvidos. Para realizar o reparo, que pode levar de 25 a 45 minutos, basta levar o veículo a uma loja autorizada da Ford ou ligar para o número 0800 703 3673, para saber de todas as informações sobre o recall e fazer o agendamento do reparo em uma concessionária mais próxima de você.

A montadora orienta aos proprietários de veículos envolvidos no recall que até que os acessórios sejam devidamente reparados os veículos não sejam utilizados, por uma questão de segurança.

O recall já está acontecendo e a Ford não estipulou uma data limite para aparesentação dos veículos, até porque o problema é relativamente grave. Por isso, se você possui um veículo que foi convocado, não deixe de procurar uma concessionária da marca Ford.

Para saber mais sobre estas e outras informações ligue para o telefone informado acima ou acesse o site da Ford em www.ford.com.br.

Veja abaixo as unidades que estão envolvidas neste recall:

  • Modelo de 2005 fabricação de 4/10/04 a 23/8/05 chassis de 5J389783 a 5J448881;
  • Modelo de 2006 fabricação de 2/3/06 a 28/6/06 chassis de 6J010290 a 6J499251;
  • Modelo de 2007 fabricação de 22/4/06 a 16/6/07 chassis de 7J077581 a 7J099434;
  • Modelo de 2008 fabricação de 10/4/07 a 15/8/08 chassis de 8J151620 a 8J197736;
  • Modelo de 2009 fabricação de 22/7/08 a 19/5/09 chassis de 9J198587 a 9J255541;
  • Modelo de 2010 fabricação de 12/2/09 a 10/4/10 chassis de AJ258039 a AJ325821;
  • Modelo de 2011 fabricação de 26/3/10 a 16/7/11 chassis de BJ330309 a BJ449850;
  • Modelo de 2012 fabricação de 1/7/11 a 31/1/12 chassis de CJ013230 a CJ499388;

Sirlene Montes


A Ford convocou para Recall 1,4 milhão de unidades do Fusion com ano de produção de 2013 a 2015 por problemas no volante de direção.

Quem compra um carro novo, recém-tirado de uma concessionária sabe que por muito tempo ficará livre das constantes idas a oficinas mecânicas, como é bastante comum de acontecer com carro com mais rodagens. Afinal, as manutenções nesses carros novos são na maioria das vezes oferecidas pelas próprias concessionárias, como bônus na hora da compra.

Mas ao contrário do que muita gente acha, carros novos podem apresentar defeitos até mesmo graves, colocando em risco a segurança e a vida de seus ocupantes e de terceiros. É o que ocorre quando eles trazem um defeito originado em sua fabricação.

Há alguns dias uma marca divulgou no Brasil um recall para 10 de seus modelos, sendo mais de 15 mil unidades de veículos a serem reparados.

Agora quem comunicou um recall foi a Ford, porém o reparo se dará em seus carros que foram vendidos nos Estados Unidos, no modelo Fusion da marca.

Segundo a montadora o defeito de fabricação está localizado em seu volante de direção, que corre o risco de cair.

Os profissionais da montadora afirmaram que o defeito na fixação do volante se dá porque seus parafusos estão se afrouxando antes do tempo.

Os números apontam que está envolvido no recall um total de 1,4 milhão de unidades do Ford Fusion cujos anos de produção são de 2013 até 2015.

Até agora o que se sabe é que o recall será realizado somente nos Estados Unidos, a Ford do Brasil ainda não se manifestou se existem unidades comercializadas aqui que podem apresentar o defeito. No entanto, o que se sabe até o momento é que veículos cuja produção ocorreu na fábrica Ford localizada em Hermosillo, no México, também estão incluídos no recall realizado nos Estados Unidos. O que preocupa é que esta é a mesma planta que abastece o nosso mercado.

Ainda de acordo com a fabricante, foram registrados dois acidentes em decorrência do problema no volante, um deles por sinal, com uma pessoa ferida.

Na realidade esse defeito vem sendo investigado desde o mês de outubro do ano passado, por órgãos norte-americanos de regulação. Os parafusos não funcionam como deveriam e em pouco tempo de uso podem afrouxar, o que pode fazer com que o volante de direção se solte de forma repentina, deixando o motorista sem nem uma possibilidade de dirigibilidade, tornando possível, colisões e acidentes em que não se pode prever as consequências.

Além do Ford Fusion estão envolvidos no recall norte-americanos os modelos Lincoln MKZ que apresentam o mesmo problema.

Assim, o recall é para os seguintes modelos:

Ford Fusion e Lincoln MKZ, cuja fabricação ocorreu entre os anos de 2013 e 2018 em Hermosillo, município do México;

Ford Fusion e Lincoln MKZ, cuja fabricação ocorreu também entre os anos de 2013 e 2016 em Flat Rock, cidade dos Estados Unidos.

Embora as consequências deste defeito possam ser graves o seu reparo é bastante simples. Trata-se da troca dos parafusos por outros que são mais longos e que possuem roscas mais fortes e robustas, além de possuírem acabamento de nylon que oferece retenção de torque.

Em 2017, foram emplacados no Brasil 4.401 unidades do Ford Fusion. Sendo ele considerado um dos modelos de sedan médio mais vendidos no país.

A Ford, que é conhecida mundialmente através de seus veículos, não tem passado por uma boa fase em termos de qualidade, principalmente em relação aos seus veículos produzidos para os dos Estados Unidos. Não faz muito tempo outros modelos apresentaram defeitos nas maçanetas, sendo necessária a realização de um recall que custou para a marca mais de USS600 milhões.

Contudo, é muito importante a realização do recall, pois envolve vidas de milhares de pessoas. Resta agora aguardarmos se a Ford do Brasil vai se pronunciar sobre essa possibilidade de defeitos nas unidades comercializadas aqui.

Por Sirlene Montes

Ford Fusion


Problema no Alternador do Motor atinge cerca de 15.500.

Geralmente quem compra um carro zero quilômetro sabe que por muito tempo estará livre das rotineiras manutenções que os carros usados comumente necessitam, sendo presenças marcantes nas oficinas, seja para uma troca de peças, manutenção, enfim, os carros com muitos quilômetros de rodagem sempre necessitam de mais cuidados.

Os carros novos retirados de concessionárias só vão mesmo às oficinas para realizarem manutenções rotineiras que as próprias concessionárias oferecem na hora da compra. Somente mesmo um check-up para verificar se tudo está bem, como deveria estar.

Porém, pode acontecer de carros novos apresentarem defeitos e necessitarem passar por reparos, a fim de impedir problemas maiores que envolvem a segurança de seus ocupantes.

Pode acontecer e acontece bem mais que se imagina de alguns modelos já saírem da fábrica com algum defeito e depois de um tempo quando este fato é descoberto, as marcas anunciam os recalls, que são convocações daqueles veículos que apresentam problemas ou que fazem parte daquele lote de carros que podem apresentar no futuro o problema.

E por falar em recall, a Fiat acaba de anunciar mais um. O anúncio aconteceu nesta sexta-feira, dia 09 do mês de março, e segundo as informações anunciadas, são 10 modelos da marca que estão convocados.

Dessa forma, se você é proprietário de uma veículo Fiat comprado a pouco tempo, fique atento às informações que seguem.

Os modelos que a Fiat anunciou são: Idea, Punto, Palio Fire1.0, Uno 1.0 e 1.4, Novo Palio, Siena 1.4, Grand Siena 1.4, Fiorino, Strada e Palio Weekend.

Na soma total dos modelos que precisarão passar pelo recall, são mais de 15.500 unidades.

A montadora italiana informou que em todos esses modelos existe um defeito de fabricação que pode levar a um desligamento repentino do motor, sendo que esse defeito é em decorrência de uma falha existente no alternador.

Todos esses modelos são do ano e modelo 2016/2017.

Dessa forma, se você possui um desses modelos cujo ano de fabricação é o informado, agende uma visita a uma concessionária da marca Fiat a partir da data do dia 12 do mês de março, próxima segunda-feira.

Não deixe de levar o seu veículo para a vistoria na concessionária, pois a assessoria de imprensa da Fiat informou que existe uma falha no alternador que pode ocasionar o mau funcionamento do motor, podendo causar o seu desligamento repentino, podendo então ocasionar o comprometimento das condições de dirigibilidade e que os riscos podem ser graves como de colisão, levando a danos materiais e principalmente físicos tanto no motorista quanto nos seus passageiros.

Os especialistas das marca afirmam que o reparo deve levar cerca de 60 minutos para ser realizado, por isso programe-se e não deixe de fazê-lo.

Nem todos os veículos que estão descritos apresentarão o problema , mas como pertencem ao mesmo ano de fabricação, todos devem passar pelo recall.

O defeito pode ser notado no caso da luz espia da bateria acender no quadro de instrumentos. Assim, caso isso ocorra, o veículo deve ser imediatamente levado a uma concessionária.

Se você possui dúvidas em relação ao recall, a Fiat disponibiliza um telefone para maiores informações. Dessa forma, ligue para 0800 707 100. Também no site oficial da marca é possível saber dessas e de outras informações.

O modelo que mais possui unidades que precisam passar pelo recall é o Novo Palio com 8.373 unidades, seguido pelo Strada com 2.731 e pelo Punto com 2.069 unidades. O modelo Siena possui apenas 2 unidades a serem reparadas.

Mas não importam os números, o importante é que se você possui algum desses veículos, esteja atento e não deixe de levá-lo para vistoria. Uma hora pode fazer total diferença para a sua segurança e de sua família.

Sirlene Montes


Problema atinge o Onix Joy produzido em março de 2017.

Há cerca de um mês atrás, foi divulgado em diversos meios de comunicação, tanto nacional quanto internacional, que o Chevrolet Onix estava apresentando alguns defeitos. Na ocasião em especial, o problema estava em não oferecer segurança aos condutores e passageiros na lateral do veículo. Pois, caso acontecesse um acidente, a pessoa poderia sofrer um acidente ou até ter danos mais graves. A denúncia foi feita, depois de testes realizados pela Latin New Car Assessment Programme, a Latin NCAP, que deu nenhuma estrela no quesito segurança para o modelo em questão.

O Onix está presente no Brasil desde 2012 e nesses cinco anos, ele alcançou o posto de carro mais vendido do país, mostrando assim a preferência dos brasileiros em relação ao design considerado mais moderno por parte dos consumidores. Foram centenas de financiamentos e é muito comum andar pelas ruas e encontrar uma das unidades do Onix nas ruas. Antes de serem apontados estes defeitos, os proprietários sempre tinham muitos elogios ao carro e ao seu fabricante. Inclusive muitas pessoas, ao trocarem de carro, permaneciam com a mesmo modelo só que com anos diferentes, buscando pelos últimos lançamentos.

Nesta semana, mais precisamente na última terça-feira, dia 23 de maio, foi divulgado o novo problema que o Onix apresentava. Dessa vez, o contratempo é outro, são com as rodas do automóvel em questão. Segundo as notícias informam, cerca de 22 exemplares do modelo Joy deste ano vão sofrer o processo de recall, ou seja, serão devolvidos para a montadora para rever o problema. A falha foi cometida durante o processo de montagem, que resultou em um problema na parte do lado dos pneus. Assim, o pneu pode não funcionar de maneira correta, em paradas bruscas, por exemplo, e causar um grande problema, como colisões em outros veículos, o condutor ou passageiro ser arremessado para a parte da frente do carro, dentre outros. Todos sabem dos perigos caso os pneus não funcionem da maneira correta e oferecendo 100% de segurança.

Caso você possua um Onix Joy que foi fabricado no período de 27 a 31 de março de 2017 e quer verificar se ele possui o problema com as rodas. Basta checar o chassi dele, se ele possuir um dos chassis abaixo, é imprescindível que você leve o veículo a uma das concessionárias da Chevrolet, no município que você reside. Os chassis em questão são os de número:

HB200774, HB200824, HB200886, HB200966, HB201078, HB201123, HB201152, HB201244, HB201343, HB201386, HB201451, HB201494, HB201525, HB201584, HB201670, HB201694, HB201871, HB201911, HB202402, HB202798, HB203056, HB203089.

Se você ainda tem alguma dúvida de como proceder, entre em contato com a montadora através do seguinte telefone: 0800-702-4200. Não deixe de conferir, caso você tenha o modelo, para que não tenha nenhum problema futuramente.

Isabela Castro.


Convocação atinge proprietários dos modelos fabricados entre janeiro de 2016 e janeiro de 2017.

Só quem já passou por um serviço de recall, sabe como é algo demorado, estressante e, as vezes, temos que cancelar toda a nossa agenda diária por causa de um serviço mal feito. A bola da vez dos inúmeros recalls do Brasil, ficou por conta da alemã Volkswagen, que acaba de convocar os proprietários dos modelos up!, Gol, Voyage, Saveiro, Fox, CrossFox, SpaceFox e SpaceCross para fazer um recall urgente na concessionárias da marca.

Segundo a montadora, todos os carros fabricados entre 1 de março de 2016 e 12 de janeiro de 2017, devem ser levados à qualquer concessionária para reparo de uma falha que foi identificada no alternador da bateria. Recomenda-se que o recall não seja ignorado pelos donos dos carros, pois o problema, se não for corrigido, pode ocasionar uma pane elétrica geral e, como consequência, a parada de forma inesperada do carro, causando acidentes ou eventuais transtornos.

O defeito de fábrica não permite que o alternador gere energia suficiente para a bateria e para toda a parte elétrica do automóvel. Com isso, toda a energia disponível fica armazenada somente na bateria e pode se esgotar a qualquer hora, afetando de forma direta todo o funcionamento do propulsor. Durante o recall, será feita uma rigorosa inspeção e se houver necessidade, será feita a substituição da peça.

Todo o serviço dura em média cerca de três horas e poderá ser agendado a partir do dia 10 de maio. A montadora alemã disponibiliza o telefone 0800 019 8866 ou o site www.vw.com.br para sanar demais dúvidas dos proprietários e fazer os agendamentos. Lembrando que o horário de realização dos serviços é das 8 até às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Vale ainda alertar, para que se evite ainda mais transtornos, é que o serviço só poderá ser feito em toda rede concessionária VW de qualquer lugar do país, pois o mesmo será totalmente gratuito. Oficinas multimarcas até realizam a troca da peça, mas o serviço não é gratuito. Ao todo, a montadora alemã espera fazer o reparo em 54.170 veículos em todo o país. Não perca tempo e agende o reparo do seu carro, se você foi o contemplado da vez.

Rodrigo Souza de Jesus


Proprietários do modelo C4 Picasso da Citroën são convocados por falha no fecho do cinto de segurança

A Citroën divulgou no início do mês de abril a necessidade dos proprietários dos modelos C4 Picasso e Grand C4 Picasso, ambos fabricados em 2015, comparecerem às concessionárias para realizar uma vistoria de segurança nos cintos de segurança do banco traseiro do veículo.

Segundo a empresa, em caso de choque ou colisão, os fechos do cinto de segurança não possuem resistência suficiente para manter-se preso.

É importante ressaltar que o uso correto do cinto de segurança reduz em até 45% o risco de mortes em acidentes. Outro item de precaução imprescindível, o airbag, só é acionado se o passageiro estiver usando corretamente o cinto de segurança.

Outro possível problema relatado pela marca está nas fechaduras das portas do modelo, que pode fazer com que elas abram enquanto o carro está em movimento. Este item é importante para garantir a segurança dos passageiros, principalmente das crianças em caso de acidentes.

Para evitar o risco de acidentes, danos materiais e físicos tanto ao proprietário quanto a terceiros, a montadora realizará uma vistoria nas unidades envolvidas. Confira no final deste artigo os números dos chassis envolvidos.

O atendimento aos proprietários dos veículos começou no dia 8 de abril e não há prazo limite para o encerramento.

De acordo com a montadora, é importante que o proprietário realize o agendamento da vistoria nas concessionárias Citroën. O veículo que apresentar o problema será consertado no prazo de quatro horas.

Para maiores informações, o proprietário do veículo pode ligar para o SAC da empresa, no telefone 0800 011 8088, a partir das 9h até às 17h, de segunda a sexta-feira ou pelo site www.citroen.com.br.

A Citroen é uma montadora francesa, fundada em 1919, que chegou ao Brasil em 1991, trazendo ao Rio de Janeiro, em 2000, seu primeiro complexo industrial no país.

Confira o número de chassis que podem apresentar estes problemas:

C4 Picasso:

Veículos fabricados entre 31 de agosto de 2015 e 30 de agosto de 2015.

Chassis: GJ512922 a GJ515452.

Grand C4 Picasso:

Veículos fabricados em 18 de agosto de 2015.

Chassis: GJ514397 a GJ514399.

Renata Bianco





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