Novo modelo crossover trará mudanças no design e virá para completar a família Q da Audi, que agora conta com 6 SUVs.

Durante conferência para imprensa, no último dia 10, Rupert Stadler, chefe da montadora Audi revelou que ainda há planos para lançar em 2016 o novo Audi Q1. O Crossover será baseado na plataforma MQB, a mesma que foi utilizada em modelos como o VW Golf. A utilização da plataforma MQB fará com que o veículo, apesar de se configurar como premium, possua um custo mais acessível semelhante ao Audi A1. 

O novo compacto premium traz a assinatura do chefe de design da montadora Marc Lichte. O lançamento do novo SUV é uma estratégia da montadora para fazer com que as vendas cresçam novamente e que a representatividade da marca suba de 30% para 35% até 2020. Seguindo o que já foi anunciado anteriormente, o Audi Q1 deverá ser de medidas semelhantes ao do seu companheiro A3, com a diferença de ser um pouco mais alto que o hatch. Há especulações de que o novo crossover chegue ao mercado medindo cerca de 4,23m de comprimento, 1,77m de altura e 2,60m entre os eixos.

Ainda na conferência houve o anúncio de que outro crossover da família "Q" pode ser lançado para fazer concorrência ao modelo de BMW X6. O motor do Q1 deve apresentar a mesma força que o modelo A3 possui, com tração nas rodas dianteiras.  Mesmo tendo a assinatura de Lichte no design do carro, grande parte de seu desenvolvimento se deu antes da chegada do designer à montadora. Mesmo assim, o chefe de design adicionou detalhes importantes no modelo, como uma grade frontal com menos agressividade do que o do modelo Q7, além de um visual mais parrudo e encorpado. O design acrescentou elementos como formas esculpidas na parte superior do veículo e também nas portas. Nas cores, inovou, com cores contrastantes na coluna C, que trazem uma impressão de teto flutuante.

Desde a sua concepção prévia em 2012, muito mudou no visual do novo Q1. Na época ele se apresentava como um coupé.

O novo modelo Audi Q1 fará com que a família "Q" tenha agora seis SUV's. Atualmente os modelos disponíveis no mercado são o Q3, o RSQ3, o Q5, o SQ5 e o Q7. A expectativa do lançamento desse novo modelo é que ele chegue ao mercado para competir com o Mini Coutryman.

Por Patrícia Generoso

Novo Audi Q1

Novo Audi Q1

Fotos: Divulgação





CONTINUE NAVEGANDO: