Primeiro modelo a receber o suporte ao sistema será o Escape 2017.

A Ford anunciou que a partir do Outono de 2017, todos seus carros com o Sync 3 de infotainment, virão com o Android Auto, sistema operacional Android feito especialmente para os carros.

Com isso, a Ford segue a tendência da maior parte das grandes marcas, que devem começar a utilizar o Android Auto também em 2017, e o primeiro modelo a receber o suporte ao sistema é o Escape 2017. A empresa, porém, foi uma das primeiras a se inscrever no serviço para poder disponibilizá-lo para seus consumidores.

Porém, a empresa não divulgou novas informações sobre o que deverá vir com o sistema, além da integração com o seu sistema  infotainment Sync.  Para aqueles que comprarem seu novo carro no final de 2016 e derem preferência a algum carro da empresa, já estará disponível uma atualização para que o sistema possa ser utilizado em seu carro.

Acirrando a concorrência, o sistema também deverá dar suporte ao CarPlay da Apple, serviço do concorrente, assim como nos smartphones, ao serviço do Google com o Android.

O Android Auto também irá garantir integração com os smartphones e tablets com Android 5.0 ou superior, com informações úteis de aplicativos como Google Maps, Play Music e, a princípio, outros aplicativos do Google, que vão oferecer integração na tela Sync dos automóveis.

Vale lembrar que o Android Auto começa a crescer somente agora. Anteriormente, apenas modelos da Hyundai tinham o sistema disponível, que agora deverá chegar às marcas Chery, Buick e GMC, Honda e Volkswagen. O destaque negativo fica para a Porsche, que ao menos por enquanto, não parece interessada em utilizar o aplicativo em seus automóveis.

No ano passado, a Ford já havia lançado o app Android Wear, que permitia aos consumidores da marca, encontrar e controlar seus carros elétricos e híbridos.

O crescimento do Android Auto junto do CarPlay da Apple, mostram uma tendência cada vez maior, de integração do SO Mobile, com automóveis e veículos em geral, integrando ainda mais, suas funcionalidades e agregando mais tecnologia e acessibilidade virtual aos donos desses carros.

Por Isis Genari

Android Auto

Foto: Divulgação


Modelos da Volkswagen serão vendidos nos Estados Unidos com o sistema operacional Android Auto, versão criada exclusivamente para ser utilizada em veículos.

A fabricante de veículos automotores Volkswagen irá começar a comercializar os seus veículos nos Estados Unidos com o Android Auto, para aqueles que ainda não conhecem ou que nunca ouviram falar a respeito produto, esta será uma versão do conhecido sistema operacional Android criada exclusivamente para ser utilizada em veículos.

Esta versão do sistema operacional, na prática, irá permitir aos proprietários de veículos automotores controlarem no painel do seu carro aquelas conhecidas ferramentas disponíveis nos aparelhos celulares que possuem com sistema operacional o Android, sistema operacional que atualmente é líder mundial em adeptos. A utilização desde sistema operacional nos veículos irá evitar que os motoristas, quando estiverem na condução do carro, tenham que pegar o aparelho celular para que seja feita a execução de qualquer função ou comando.

A montadora alemã é a pioneira, dentre as empresas de grande porte, na adoção da versão sistema Android para veículos automotores sendo que este sistema operacional já começará a ser disponibilizado na maioria dos modelos de carros da Volkswagen que serão vendidos nos EUA. Este mesmo sistema operacional também já é oferecido pela Hyundai, contudo, por enquanto, somente em um dos seus veículos, o Sonata edição 2015.

Todavia, o Android Auto não é o único sistema operacional destinado a veículos existente no mercado não, haja vista que os eu principal concorrente será o Car Play que é o sistema operacional desenvolvido pela renomada Apple, a fabricante do iPhone.

Aos poucos o sistema operacional da Apple também começa a ganhar mercado, pois a montadora Honda já anunciou, oficialmente, nesta última quinta-feira, dia 27 de julho de 2015, que o Accord edição 2016 virá compatível tanto para a instalação do Car Play quanto para o Android Auto.

Nos Estados Unidos os únicos veículos da Volkswagen que, em princípio, não receberam em suas centrais multimídia o sistema Android Auto serão os modelos Touareg e o Eos.

Estes sistemas operacionais exclusivos para veículos são mais uma novidade do mundo automobilístico que, mesmo não tendo ainda previsão para chegada ao Brasil, dentro de pouco tempo irão desembarcar no país, a fim de atrair ainda mais clientes para as montadoras.

Por Adriano Oliveira

Android Auto

Fotos: Divulgação





CONTINUE NAVEGANDO: