Saiba aqui mais detalhes sobre a manutenção do amortecedor do carro.

Mesmo que algum mecânico ou especialista sugira a troca periódica deste importante, se não fundamental item de segurança do veículo, não existe uma quilometragem exata para sua substituição.

Recomenda-se uma revisão periódica a partir dos 40 mil quilômetros rodados, porém, mesmo assim não é uma receita única para todos os veículos.

A verdade é que a troca vai depender do piso que o veículo roda e da forma de condução do motorista. Há inúmeros exemplos de carros com mais de 100 mil quilômetros rodados com o sistema de suspensão em perfeito estado e outros que rodam principalmente em estradas de terra ou pisos com muitas irregularidades que já sofrem os primeiros sinais de troca antes mesmo dos 50 mil quilômetros.

Entendendo os sinais

O principal sinal que um motorista pode perceber são grandes oscilações de movimento da carroceria tanto em linha reta como também em curvas, a condução do veículo passa a ficar mais difícil de ser realizada.

Há pontos que o desgaste é tanto que o motorista pode perder o controle total do veículo em uma manobra brusca, causando o capotamento do carro ferindo gravemente seus ocupantes.

Fora estes casos extremos é preciso ficar atento nos ruídos metálicos secos, no vazamento de óleo da própria peça e no gradual aumento da distância de paradas do carro através da frenagem, todos estes sinais são evidências claras do desgaste da peça.

Lojas especializadas também utilizam um aparelho chamado Shocktester, que consegue medir com maior precisão o estado atual dos amortecedores do veículo em comparação com um novo em perfeito estado.

Mesmo com todas estas recomendações nada melhor que o próprio motorista para perceber os comportamentos adversos do automóvel em suas diversas condições de uso e visitar seu mecânico de confiança ao menor sinal de mudança.

Fazer revisões periódicas é fundamental

São através das revisões que é possível detectar o degaste prematuro das peças, incluindo as partes da suspensão e seus amortecedores, mesmo assimilando que os amortecedores não estão em bom estado, não significa que somente a troca do par será suficiente.

Muitas vezes todo o conjunto merece atenção como os braços das suspensões, as buchas e as bandejas, peças que integram todo o sistema e podem afetar indiretamente o seu funcionamento.

Quanto custa?

Vai depender do modelo do veículo, seu ano de fabricação e principalmente da sofisticação e porte, como exemplo citamos os amortecedores do antigo popular da Chevrolet, o compacto Celta, realizando uma boa pesquisa é possível encontrar o par por preços bem acessíveis, em torno de R$ 250,00 em lojas especializadas.

Bem diferente de veículos maiores, como Honda Civic com preços a partir de R$ 800,00, dependendo do ano.

Existe casos de amortecedores que podem passar dos R$ 10 mil para carros de grande porte e importados de luxo, geralmente estas peças são importadas e precisam ser encomendadas devido à falta de sua disponibilidade na rede autorizada.

Cuidado com os recondicionados

A tentação pode ser grande na hora de escolher entre uma peça nova e outra recondicionada, principalmente pelo preço, mesmo assim aconselhamos a resistir e não comprar.

Amortecedores recondicionados são perigosos não só pelo risco do reaproveitamento das peças como pelo uso interno de um óleo não original e não recomendado pela montadora que fabricou o veículo, está combinação pode prejudicar todo o funcionamento do conjunto de suspensão e durabilidade da peça.

Por isto é importante pesquisar bastante na hora compra, comparar orçamentos e diagnósticos de várias oficinas e se necessário se certificar da originalidade e procedência da peça, evitando problemas na segurança da sua condução.

A vida do motorista e dos passageiros agradecem sinceramente.

Autor: Carlos B.


Saiba aqui a hora certa de trocar os amortecedores e a suspensão do carro.

Vamos falar sobre amortecedores e molas?

Quantas são as pessoas que conhecem sua função e estão ao menos preocupadas com os tipos de problemas eles apresentam?

Como atuam…

Os amortecedores trabalham em conjunto com as molas de suspensão. Normalmente estão montados juntos ou bem próximos delas. Como o próprio nome diz, ele tem a função de amortecer, mas vejamos que não é tão simples assim.

A suspensão, como um todo, tem a função de manter uma massa suspensa no veículo. Tudo que está acima das rodas é considerado massa suspensa e fica apoiado em 4 amortecedores e quatro molas.

Quando você passa em um buraco, ela compensa essa diferença de altura e depois volta para a posição de origem, fazendo com que você sempre tenha as rodas em contato com o chão. A mola tem a função de empurrar a roda contra o piso, mesmo quando você passa no buraco. Nessa situação, o impacto é muito grande, então se você não tivesse o amortecedor, ia sentir o carro balançando por um bom tempo, mesmo depois de ter passado pelo buraco e estar bem longe dele.

O trabalho do amortecedor é importante nessa hora, pois ele estabiliza tudo. A mola acumula muita energia durante seu movimento e o amortecedor é responsável por absorver essa energia e parar todo o conjunto logo depois que a situação com o buraco passou.

Como testar…

Um teste bem conhecido e antigo que todo mundo faz para ver se o amortecedor está bom é empurrando a carroceria do carro contra o piso, apoiando as mãos em um lugar resistente e de preferência, próximo do amortecedor. Nessa hora, o que você está fazendo é simular a condição de buracos na pista, só que fazendo isso pelo lado oposto (o que dá no mesmo). Se por acaso você perceber que o carro mergulha e depois volta em um impulso só, é porque o amortecedor está cumprindo seu papel. Caso você note que quando o carro volta, ele ainda demora à parar aquela oscilação, ai é sinal de que o amortecedor mais próximo pode ter um defeito.

Alguns ruídos também podem entregar que o amortecedor está ruim. É um barulho bem seco, como se estivesse alguma coisa batendo na suspensão. Isso indica que o amortecedor pode estar vazando, Neste caso, leve ao seu mecânico e ele vai dizer ao certo o que está acontecendo.

A revisão preventiva do amortecedor e das molas deve acontecer a cada 10 mil km, afirmam os especialistas. A condição da mola deve ser observada criteriosamente. “Antigamente se dizia que a mola deveria ser trocada a cada duas trocas do amortecedor, mas isso mudou. Na verdade, a situação da mola deve ser avaliada cuidadosamente toda vez que se fizer necessário a troca do amortecedor, principalmente após os 100 mil km”.

VANDERLI SOARES DOS SANTOS





CONTINUE NAVEGANDO: