Chamado de Recall é para corrigir uma falha no insuflador do airbag localizado no lado do motorista.

A Mitsubishi divulgou nota de que está fazendo recall de pelo menos 29.014 unidades da picape L200 Triton, que foram produzidas pela marca entre junho de 2007 e dezembro de 2010, com os seguintes chassis (finais não sequenciais): 00001 a 30009.

Conhecida no mundo todo como o caso dos “airbags mortais”, o motivo do chamado se deu por uma falha no insuflador do airbag localizado no lado do motorista. Este problema se deu em mais de 40 milhões de veículos de diversas marcas em todo mundo, causado por erros na produção dos airbags pela japonesa Takata.

Sendo assim, as unidades do L200 Triton serão convocadas pelas concessionárias para reparar o problema identificado no acionamento destas bolsas de ar, uma vez que com esta falha, e em caso de colisão frontal, pode ocorrer o lançamento de pedaços de metal contra os ocupantes do veículo, se tornando extremamente perigoso para a segurança destes.

Conforme a Takata e as próprias montadoras, não se sabe a causa certa que ocasiona estes acidentes. Porém, pode-se identificar três problemas relacionados a estes: condições climáticas extremas, concepção errada dos airbags e substância química que é incapaz de absorver a umidade.

Além da Mitsubishi, foram chamados também para reparação modelos das montadoras Honda, Lexus e Nissan, comercializados no Brasil com os mesmos produtos defeituosos fornecidos pela japonesa. Em todo mundo, 13 mortes já foram confirmadas e relacionadas a este defeito, sendo a última confirmada em 5 de maio de 2016, quando duas pessoas perderam a vida na Malásia após a explosão de airbags no veículo em que estavam.

Em um comunicado divulgado pela própria Mitsubishi, esta afirma que o reparo será realizado a partir do dia 4 de julho de 2016, sendo que leva em torno de uma hora para ficar pronto. Quem precisar ou quiser informações sobre a substituição, pode fazê-lo pelo telefone 0800-7020404 ou também através de correio eletrônico, pelo sac@hpeautos.com.br. Ainda, quem quiser contatar pode entrar no site no www.mitsubishimotors.com.br.

Atualmente, o grupo Mitsubishi é um dos maiores conglomerados asiáticos, se não o maior. Presente em um vasto mercado de bens como imóveis, transporte, seguros e mineração, esta possui mais de 200 grandes empresas distribuídas em 180 países. Este é o segundo recall oficializado pela montadora em 2016, sendo que em março pelo menos 143.017 carros foram chamados para troca da alça de retenção da trava do capô nos veículos L200 Triton e Pajero.

Por Kellen Kunz

Recall Mitsubishi L200 Triton

Foto: Divulgação





CONTINUE NAVEGANDO: