Novo Toyota Etios 2017 tem versão mais cara que Mitsubishi Lancer.

Passados quatro meses depois do lançamento da linha 2017 do Etios, a montadora anunciou na última terça-feira, dia 2 de agosto, a chegada da versão mais topo de linha do modelo, a Platinum. Serão disponibilizadas nas versões sedã e hatch, respectivamente por R$ 65.990 e R$ 62.490.

Com preço ultrapassando a faixa dos R$ 60 mil, o Toyota Etios chega perto de veículos de segmentos acima, o que já tem acontecido com veículos compactos, como no Chevrolet Prisma e Onix, que chegam a R$ 65 mil.

Com cerca dos R$ 66 mil do sedã Etios Platinum, dá para comprar um Mitsubishi Lancer com motor 2.0 e transmissão manual, no valor de R$ 65.190. Ainda na marca Toyota, há também o Corolla GLi CVT, que está R$ 3.050 mais caro.

Retornando ao modelo Etios, a versão Platinum será vendida somente com câmbio automático de 4 velocidades e motor 1.5, com potência de 107 cavalos e torque de 14,7 kgfm.

A marca japonesa acredita que a versão Platinum chegue a representar 10% das vendas da gama, aproximadamente seis mil unidades a cada ano.

A Toyota não deverá equipar muito a versão Platinum, pois acredita-se que a compra deste veículo é pela aposta no visual diferenciado, se comparado com as outras opções.

O modelo teve seus para-choques traseiros e dianteiros reestilizados. A grade frontal, que possui a mesma cor do veículo, também conta com alterações. Na versão sedã, o carro também está equipado com um aerofólio, que traz uma sugestão de esportividade para o veículo. As rodas de 15 polegadas são de liga leve e agora as lanternas possuem máscara escurecida.

A versão mais topo de linha do modelo Etios não está tão equipado assim, conta com direção elétrica, ar-condicionado, quadro de instrumentos digital, que vem de série, além de controle de velocidade de cruzeiro, volante com comandos de áudio e bancos de couro.

Também há sensor de ré e a central multimídia com câmera de ré e TV digital, porém, não conta com a tecnologia de realizar o espelhamento do smartphone, como tem na versão XLS que no hatch custa a partir de R$ 57.720 e no sedã a partir de R$ 56.950.

FILIPE R SILVA


Modelo chega com novos motores fabricados no Brasil e custará a partir de R$ 43 mil.

Aqui no Brasil os veículos da Toyota têm tido excelente aceitação por serem sinônimos de excelente qualidade. É neste contexto, que a montadora está lançando a edição 2017 do compacto Etios. Essa nova versão do veículo chega com muitas alterações e correções em relação à versão anterior, sendo que as maiores novidades ficaram por conta dos propulsores 1.3 e 1.5 litros, os quais passaram a ser fabricados aqui no Brasil, na fábrica da empresa localizada na cidade de Porto Feliz.

Outra novidade trazida por esta nova edição do Etios e que é uma das apostas da fabricante para atrair um número maior de clientes é a disponibilização do câmbio automático de quatro velocidades para o modelo, sendo que os consumidores que não forem adeptos da transmissão automática, podem escolher o câmbio manual de seis marchas.

Com relação à parte interna do veículo, o painel de instrumentação foi mantido na mesma posição central, um dos pontos que eram avaliados com negativo no modelo, contudo, agora ele é integramente digital e com uma melhora significante em termos de visualização dos mostradores.

A Toyota também anunciou que nesta nova versão o Etios recebeu melhorias não só na questão de conforto, como também no seu isolamento acústico. Um exemplo dessas melhorias é o assento do condutor, que agora passou a ter sistema elétrico da direção e controle de altura.

Já as inovações feitas com relação aos propulsores, bem como na transmissão, fizeram com que o carro ficasse menos poluente, detalhe este que pode representar ao consumidor uma economia de cerda de 9% em gasto de combustível.

Agora o Etios tem como item de série o sistema Isofix, o qual serve para fazer a fixação de cadeirinhas infantis de maneira mais fácil, outro detalhe que passou por melhoria foi a qualidade dos tecidos de revestimentos dos assentos.

Devido ao cenário econômico enfrentado pelo país atualmente, apesar de estar apostando nesse novo lançamento, a Toyota já deixou bem claro que estima uma queda nas vendas em torno de 2% em relação ao ano de 2015, sendo que para o Etios, a empresa já estipulou com meta a venda de 68 mil unidades neste ano. Os preços de comercialização do Etios modelo hatchback 2017 variam entre R$ 43.990 e R$ 60.895, já para o modelo sedã a variação de preço é entre R$ 48.495 e R$ 60.295.

Por Adriano Oliveira


Linha 2017 do Etios deverá receber modificações na parte interna e custará cerca de R$ 5 mil a mais que a versão anterior.

Verdade seja dita: De oficial ainda não tem nada… Mas isso não tem impedido que diversas concessionárias espalhem a conversa de que já estão preparadas para receber em seus mostruários a nova versão do Toyota Etios, que deve chegar ao mercado em sua linha 2017 com câmbio automático. De qualquer maneira, sobre o carro em si a expectativa que se tem até o momento é de que seu preço inicial deverá sofrer um aumento de até 5 mil reais. O modelo deve ser equipado com a já conhecida transmissão do Corolla, que conta com quatro marchas e motor 1.5 VVT-i.

E o que dizer da parte estética? Alguma coisa muda? Neste caso sim. Um bom exemplo para começar é o painel, que recebeu modificações facilitando a vida do motorista e melhorando o visual. O Etios 2017 vem com bem mais estilo, com várias peculiaridades na parte de dentro. Este tem sido um dos pontos mais comentados por especialistas que já tiveram a oportunidade de ver com mais detalhes a versão (e ainda assim não há detalhes significativos divulgados!). Se houve mudanças outra coisa fundamental também muda: o preço. Para se ter ideia disso basta dizer que o preço inicial devido às alterações agora fica ali na casa dos R$ 50 mil.

Meios de comunicação especializados no setor tem afirmado que um dos principais propósitos da Toyota com o novo Etios é passar a ideia de confiança e durabilidade, isso especialmente se alguém resolver questionar o motivo de ainda se usar uma transmissão defasada. O consumidor pode até não se lembrar, mas a montadora já adotou essa forma de agir no passado, por ocasião da concepção do antigo Corolla.

De qualquer forma, o Etios automático assim que for lançado tem a obrigação de ocupar um espaço que tem perturbado a rede Toyota. Essa vaga fica entre os hatchs compactos e o Corolla. Nessa lacuna de fato faltava um carro que fosse mais confortável e que tivesse um preço mais em conta.

Mesmo relativamente atrasado, o Etios não é o último a ganhar câmbio automático em sua categoria. O sedã Versa e o Nissan March ainda estão na fila de espera.

Até agora tem se falado das mudanças internas, isso porque a montadora não tem nem ideia de quando deverá efetuar modificações na parte externa. Quem sabe lá em 2018, quando o compacto deverá renovar o seu clico!

Por Denisson Soares





CONTINUE NAVEGANDO: