As 3 primeiras posições do ranking dos modelos de picapes pequenas mais vendidas no 1º semestre de 2017 foram da Fiat, Volkswagen e Chevrolet.

As picapes pequenas há décadas fazem parte da vida de muitos brasileiros. Afinal, ela atende bem as necessidades daqueles que precisam de sua caçamba para fins de trabalho (dentro e fora da cidade) e até mesmo de lazer.

No primeiro semestre de 2017, as fabricantes que mais venderam modelos da categoria foram a Fiat, Volkswagen e Chevrolet.

Veja a seguir o ranking com os principais modelos:

3° Lugar – Chevrolet Montana

Foram vendidas 6.323 unidades do Chevrolet Montana no primeiro semestre de 2017. O modelo, mesmo figurando entre um dos mais comprados da categoria, teve número de vendas bastante inferior, se comparado com o de seus concorrentes.

O automóvel é um dos mais econômicos no segmento, prometendo alta eficiência energética. A linha 2018 já está disponível no mercado e é oferecida em duas versões, sendo ambas de duas portas, com motor Flex 1.4.

Maior eficiência energética

· Montana LS 1.4 EconoFlex – a partir de R$47.390.

· Montana Sport (com computador de bordo) – a partir de R$57.590.

Chevrolet Montana 2017

2° Lugar – Volkswagen Saveiro

Com 20.017 unidades vendidas no primeiro semestre de 2017, a Volkswagen Saveiro é a segunda picape pequena preferida dos brasileiros. A linha 2018 possui sete configurações com motor flex 1.6, visando atender os segmentos comercial e esportivo. O destaque fica por conta do fato de todos esses modelos terem freio a disco nas quatro rodas.

Veja a seguir todas as suas versões oferecidas e respectivos preços:

· Robust Cabine Simples (CS) 8V – a partir de R$46.530

· Robust Cabine Dupla (CD) 8V – a partir de R$57.890.

· Trendline Cabine Simples (CS) 8V – a partir de R$57.340.

· Trendline Cabine Dupla (CD) 8V – a partir de R$65.950.

· Highline Cabine Dupla (CD) 8V– a partir de R$67.560.

· Cross Cabine Estendida (CE) 16V – a partir de R$74.520.

· Cross Cabine Dupla (CD) 16V – a partir de R$77.470.

Volkswagen Saveiro 2017

1° Lugar – Fiat Strada

O modelo líder no segmento é o Fiat Strada, com 24.025 unidades vendidas. A linha 2017 oferece oito opções de automóveis, visando atender tanto o consumidor comum quanto o segmento comercial. Eles possuem motores flex 1.4 ou 1.8. Além disso, há alternativa de câmbio automático ou manual.

Confira os modelos e preços da linha Fiat Strada 2017:

· Working 1.4 (2 portas) – a partir de R$48.450.

· Working Plus 1.4 (2 portas) – a partir de R$50.550.

· Hard Working 1.4 (2 portas) – a partir de R$54.750.

· Hard Working Cabine Estendida 1.4 (2 portas) – a partir de R$59.050.

· Hard Working Cabine Dupla 1.4 (3 portas) – a partir de R$66.520.

· Adventure Cabine Estendida 1.8 16V (2 portas) – a partir de R$68.620.

· Adventure Cabine Dupla 1.8 16V (3 portas) – a partir de R$75.710.

· Adventure Cabine Dupla Dualogic 1.8 16V (3 portas) – a partir de R$80.340.

Fiat Strada 2017

Fotos: Divulgação

Para obter mais informações e realizar comparativo de todos os modelos citados no ranking acima, basta acessar os sites de suas respectivas montadoras no Brasil: Chevrolet (www.chevrolet.com.br/picapes/montana/versoes.html), Volkswagen (www.vw.com.br/pt/carros/saveiro.html) e Fiat (www.fiat.com.br/carros/nova-strada/monte-seu-carro.html).

Por Camilla Silva


Os carros que perdem menos valor em 1 ano de uso são o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20. Já, os que mais desvalorizam são o JAC J6, Geely EC7 e o JAC J3.

Ao comprar um novo carro, vários fatores devem ser levados em conta. Além das funcionalidades e atrativos do modelo, uma característica cada vez mais tem sido procurada pelos motoristas nos últimos anos: a capacidade do modelo se manter com um valor razoável para a revenda, ou seja, a sua capacidade de não-desvalorização ao sair da concessionária.

Um levantamento, que atualmente está em sua segunda edição, feita pela agência AutoInforme, ajuda os motoristas a fugirem dos modelos com alta desvalorização. Os dados mostram a depreciação de valor após a compra dos 140 veículos que são mais vendidos atualmente no Brasil. O resultado final é obtido através de comparação do preço de venda do veículo zero-quilômetro no mês de agosto do ano passado e seu valor de venda, como seminovo em agosto deste ano. Os preços utilizados são os da tabela Molicar, que são os valores utilizados no mercado.

Os modelos que tiveram uma variação muito alta, pela falta de disponibilidade no mercado ou pelos descontos repassados ao consumidor não foram incluídos na pesquisa, para evitar distorções em seu resultado final.

A pesquisa final mostrou que o JAC J6 é o veículo com maior desvalorização após um ano de uso. Seguido do Geely EC7 e do JAC J3 modelo 2014. Na outra ponta do ranking, entre os carros que menos perdem valor estão o Chevrolet Onix, com apenas 7,6% de desvalorização e o Hyundai HB20, que se desvaloriza apenas 8% ao ano. A explicação está no fato desses modelos serem mais populares e vendidos com mais facilidade.

Fatores para a desvalorização:

A perda do valor de um carro tem relação direta com a sua demanda no mercado. Quanto menor sua procura, menor o preço repassado ao consumidor. Por essa lógica, os modelos que mais irão perder valor são os luxuosos, pois após seu lançamento, poucos consumidores se interessarão por eles.

Mas a desvalorização também acontece com os mais populares. Nesse caso, as vendas totais do veículo não são suficientes para absorver sua oferta no mercado. Com mais modelos disponíveis, o preço acaba caindo.

Se a intenção é comprar um carro zero, o índice pode ajudar o consumidor a escapar dos modelos que perdem valor de revenda, pois em um cenário de crise, essa possibilidade tem que ser sempre considerada. Por outro lado, se a intenção do consumidor é conseguir compra um seminovo, o índice pode ajudar a encontrar um bom modelo, a um preço bem mais acessível do que o encontrado nas concessionárias.

Por Patrícia Generoso

Chevrolet Onix

Hyundai HB20

Fotos: Divulgação





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