SUV maior que o Tiggo 8 está prestes a ser lançado na China. Por enquanto chamado de T26, especula-se se seu nome será Tiggo 9. Faria todo o sentido.
Tiggo 9? Chery deve lançar, em breve, na China, SUV maior que o Tiggo 8; caso seja lançado no Brasil, modelo será concorrente do Commander.
No final do mês de outubro, a Chery, montadora chinesa, divulgou imagens de um novo SUV ainda camuflado, projetado para ser maior que o Tiggo 8. Identificado apenas como T26, o modelo foi, agora, fotografado rodando pelas ruas chinesas sem disfarces, e chamou a atenção especialmente porque está praticamente finalizado e, portanto, pronto para ser lançado. As imagens do modelo sem camuflagem foram compartilhadas pelo AutoHome, site chinês.
Por ser maior que o Tiggo 8, o modelo tem sido chamado de Chery Tiggo 9, e é considerado como topo de linha. O SUV deve ter 4,8 metros de comprimento, maior, portanto, que o Tiggo 8 Pro vendido na China, que mede 4,74 metros. Não temos, ainda, maiores informações sobre especificações técnicas, contudo, na parte visual o Tiggo 9 é, no mínimo, imponente.
Na dianteira, vemos uma grade ampla, com barras verticais cromadas e levando, ao centro, o logo da Chery. Os faróis são angulares e bastante estreitos, enquanto o capô, alongado, conta com vincos próximos às laterais, conjunto que concede um tom esportivo ao modelo. Nas laterais, vemos maçanetas retráteis, detalhe que tem marcado presença em modelos mais luxuosos, além de vincos que contornam a caixa das rodas e se alongam de uma porta à outra. Por fim, a traseira recebe lanternas horizontais mais finas, que se ligam por uma faixa na qual se vê, destacada, a palavra “Chery”.
Na parte interna, a Chery deve optar por telas digitais colocadas lado a lado, uma para o painel de instrumentos e a outra para a central multimídia. O volante deverá seguir o novo padrão da montadora chinesa, que marcá presença tanto no Tiggo 7 quanto no Tiggo 8. O acabamento contará com duas opções de cor, ambas variações de tom da cor bege.
Com relação à mecânica, espera-se que o SUV conte com motor 2.0 turbo, cuja potência deve alcançar os 260 cavalos, além de 39,7 kgfm de torque. A tração deverá ser opcional. Acompanhando a tendência de versões eletrificadas de carros à combustão, a Chery deve lançar o Tiggo 9 também em versão híbrida convencional e plug-in.
A imprensa asiática especula que o SUV será lançado ainda este ano na China, ou no começo de 2023. Não há, ainda, confirmação de datas para lançamento em outras partes do mundo. Caso chegue ao Brasil, o T26, ou Tiggo 9, será um rival bastante competitivo para o Jeep Commander.
Imagens: reprodução/Autohome