Os carros elétricos mais vendidos no Brasil em 2022

Os carros elétricos ainda não estão entre os favoritos do país, principalmente pelos altos preços que ainda são comercializados. Contudo, dentre eles, já existem os favoritos dos consumidores e aqueles que são mais vendidos.

No ano de 2021, os carros elétricos tomaram seu espaço no mercado, e os números de vendas dobraram. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), os números de carros elétricos emplacados entre janeiro e dezembro de 2021, foram de 2.851. Esses números, somente para carros totalmente elétricos.

Sendo assim, o crescimento alcançou o patamar de 256%, contra o número de 801 unidades, vendida no ano de 2020. Além disso, os carros que são totalmente elétricos, representam ainda 8% do total dos eletrificados, sendo que em 2020, o total foi de somente 4%.

Venda de carros elétricos em 2022

O total de carros elétricos emplacados até o primeiro semestre de 2022, foi de 3.395 de acordo com a ABVE, e isso representa ainda mais crescimento para o setor. Para comparar o avanço das vendas, somente no começo de 2022, o número já subiu 19% com relação aos emplacamentos do ano anterior.

Em junho, foram mais de 1.089 carros elétricos vendidos, somente a bateria (BEV), o que garantiu um destaque ainda maior para esse tipo de veículo. Dentre os principais modelos nessa lista de carros mais vendidos, os do tipo comerciais leves somam 44% entre todos os elétricos. Contudo, os lançamentos também ajudaram a impulsionar as vendas do setor.

Dentre todos os carros elétricos vendidos, alguns modelos merecem um maior destaque, como no caso da Volvo, XC40 e C40. Além de outros modelos que envolvem marcas como Renault, Mini Cooper, Jac e Nissan.

Ranking dos carros elétricos mais vendidos em 2022

Com um total de 629 unidades vendidas, o Volvo XC40 fica em primeiro lugar, seguido do Renault Kangoo, com 393 unidades vendidas. Em terceiro lugar, temos mais um modelo da Volvo, o C40, com 370 unidades, e o e-JS1 da JAC fica em 4º lugar com 317 unidades vendidas.

O Mini Cooper SE e o Nissan Leaf seguem na tabela como o 5º e o 6º lugar na lista. Tendo o primeiro 217 e 208 unidades vendidas, respectivamente. Um dos queridinhos de 2020, o Renault Zoe segue na sétima posição, com 191 carros emplacados, na frente do oitavo colocado 500e da Fiat, com 164 unidades vendidas.

Em nono e décimo lugar do ranking, estão o Citröen e-Jumpy e o Porshe Taycan, com uma diferença de apenas um veículo. Tendo o número de carros emplacados de 148 e 147 respectivamente.

Carros eletrificados

A lista acima mostra somente os carros elétricos que ficaram entre os mais vendidos no começo do ano de 2022. Contudo, o número de carros eletrificados unindo também os híbridos, somaram um aumento ainda maior.

No ano de 2021, o número de carros eletrificados no total, somaram 34.990, contra 19.745 dos que foram vendidos em 2020. Sendo assim, o mercado teve uma alta de 77%. Além disso, ainda existem novos modelos que devem ser lançados em 2022, e com isso, os números para o segundo semestre devem continuar crescendo.

Mesmo com preços elevados e problemas de infraestrutura, os consumidores já estão pensando na necessidade de investir em carros elétricos. Principalmente pelos valores em alta dos combustíveis. Sendo assim, o setor de carros eletrificados tem se tornado mais sustentável, o que faz com que as montadoras queiram investir cada vez mais nesse segmento.

Para quem gosta e é um entusiasta desse novo estágio que o mercado vem vivenciando, é importante continuar acompanhando as novidades, assim como os lançamentos.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *