Toyota Crown Cross: rumores de que o SUV pode ser lançado em breve


O Crown, modelo da Toyota a mais tempo no mercado, está chegando à sua 16.ª geração.

Lançado em 1955, o Toyota Crown foi vendido normalmente como um sedã, embora tenha sido em alguns momentos transformado em cupê e até em picape, porém, a identidade de sedã esteve sempre presente.


Contudo, ao que tudo indica, o Crown está prestes a mudar drasticamente a parte visual, tornando-se um carro bem mais aventureiro. Na China, no ano passado, o nome “Crown” foi dado a um SUV, colocando aquela pulguinha atrás da orelha dos apaixonados por carro. Não é possível ainda cravar que o Crown será lançado como SUV em futuro próximo, mas as novidades do Crown 2022 com certeza aproximarão – e muito – o sedã a um modelo SUV.


O design exterior do Crown 2023 revela um carro muito mais aventureiro, abandonando o tradicional ar de um sedã esportivo e baixo. Revistas japonesas tiveram acesso às imagens de patentes do Crown que projetam um visual inédito para o modelo, que pode até, em um primeiro momento, deixar em dúvida se se trata mesmo do sedã. Sim, as imagens são do Crown, que se chamará Crown Cross na linha 2023, mas apresentam um carro com design bem mais ousado, com estilo bastante distinto das versões anteriores. A denominação Crown Cross, porém, ainda não foi confirmada, e sugere a hipótese de a Toyota preparar uma “família”, mantendo o Cross como sedã, seguindo a tradição do carro, e apresente o Cross como uma espécie de sedã aventureiro, muito mais próximo de um SUV. A ver como a Toyota pretende resolver essas questões.


Voltemos às imagens do Crown 2023: o ar aventureiro do carro é ressaltado no uso da cor preta, presente na tampa do porta-malas e também no capô. Essa cor não muda independentemente da cor da carroceria e propõe, dessa forma, um carro com duas cores, mudança presente em outros modelos da Toyota lançados recentemente, tais como o Aygo X. A opção por dar ao Crown duas cores dota o carro de um design exterior mais ousado, ao mesmo tempo em que dá um toque mais refinado ao modelo.


Na parte dianteira, vemos um carro com faróis bastante finos — que lembram bastante os usados no Honda HR-V — sendo ligados entre si através de um friso cromado, posicionado logo acima da grade dianteira. Na lateral, o carro ganhou um elemento que lembra o Honda Civic: o vidro elevado na parte de trás.

Com relação à traseira, a tampa do porta-malas é mais curta e atravessada pelas lanternas traseiras, posicionadas na horizontal. Além disso, a tampa é relativamente mais larga, e se infiltra na lateral do carro, lembrando modelos de SUV da Audi.

O espírito de aventura do modelo está presente, também, nas rodas grandes, na suspensão elevada e também na cor preta novamente presente nos para-lamas. Todos esses elementos são bastante comuns no segmento dos SUVs.

As proporções do carro também o aproximam do segmento de SUVs: o Crown terá 4,93 m de comprimento, 1,54 m de altura e, ainda, 1,84 m de largura, números que aproximam o modelo do Honda Accord e o Jeep Commander, por exemplo. Esses números não são tão observados no mercado brasileiro, o que traria um certo componente inédito ao carro, caso ele chegue ao Brasil.

Com relação à motorização, sabe-se que o Crown Cross 2023 contará com um conjunto híbrido do RAV4: motor de 2.5 quatro cilindros aspirados diretamente ligado com outros três motores elétricos. Juntos, esses motores alcançam os 222 cavalos de potência, enquanto o câmbio é CVT.

Especula-se que o carro ganhará também uma versão com motor 2.4 turbo híbrido, embora maiores detalhes ainda não tenham sido divulgados.

O Toyota Crown tem data de lançamento prevista para o dia 15 de julho. Provavelmente, nesta data saberemos se os rumores sobre o modelo serão confirmados.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.