O que é um carro SUV e quais os mais vendidos no Brasil em 2022


Muitas são as matérias jornalísticas e também os anúncios falando sobre o "SUVs", mas, o que é realmente?

A sigla SUV vem do termo "Sport Utility Vehicle", que traduzindo significa "veículo utilitário esportivo", que costuma ser um carro de porte grande, com muito espaço interno e anda na cidade e também nas rodovias.


SUV também já foi definido, por uma revista automotiva, como sendo um veículo que esteja entre um carro, e um caminhão, por outro lado, muitos defendem que este tipo de carro deve ser sempre de tração nas quatro rodas, os conhecidos 4X4.


São diversas as histórias sobre como surgiram os SUVs, mas todas falam sobre a necessidade de ter um carro ágil em todos os tipos de terrenos, incluindo os mais irregulares, que fosse confortável e que também tivesse um espaço considerado no porta-malas, pois também serviria para transporte de cargas. Alguns veículos de guerra já tinham essas características!


Em 1.970 surgiu a Range Rover, da Jaguar. Toda a sua versatilidade, alinhado ao luxo e ao conforto, fizeram deste veículo, o que muitos chamam de, "a primeira SUV moderna".


Os SUVs possuem um padrão, um desenho que envolve uma estrutura avantajada, rodas grandes, a já mencionada tração nas quatro rodas e, nos últimos anos, 4 (quatro) portas.

Confira abaixo os 10 (dez) SUVs mais vendido no mês passado, maio de 2022.

A Chevrolet liderou as vendas deste seguimento, com o Chevrolet Tracker, comercializando 6.564 (seis mil, quinhentas e sessenta e quatro) unidades. No mês anterior, abril, o veículo ficou em 4.º lugar, vendendo 4.410 (quatro mil, quatrocentas e dez) exemplares.

Em 2.º (segundo) lugar na lista, está o Creta, da Hyundai, vendendo 6.411 (seis mil, quatrocentas e onze) unidades. Em comparação também ao mês anterior, o Creta teve um aumento significativo nas suas vendas, ele ficara em 5.º lugar, vendendo 4.255 (quatro mil, duzentos e cinquenta e cinco) carros.

Em seguida, em terceiro lugar, o T-Cross, da Volkswagem, com as suas vendas fechadas em 6.406 (seis mil, quatrocentas e seis) unidades, no mês anterior o T-Cross também ficou em 3.º lugar, mas vendendo 4.570 (quatro mil, quinhentos e setenta) carros.

Em quarto lugar na lista do mês de maio, está um carro que, apesar de ter saído da segunda colocação do mês de abril, mesmo assim vendeu mais exemplares, ele passou de 4.766 (quatro mil, setecentas e sessenta e seis), para 5.925 (cinco mil, novecentas e vinte e cinco) vendas, estou falando do Jeep Compass.

Em 5.º lugar, a montadora Jeep emplacou uma "dobradinha", com o modelo Renegade, subindo uma posição em relação ao mês de abril. As vendas subiram de 4.165 (quatro mil, cento e sessenta e cinco), para 5.489 (cinco mil, quatrocentas e oitenta e nove) unidades

Em sexto lugar, está o Pulse, da Fiat, campeão de vendas do mês anterior. A queda foi de 5.520 (cinco mil, quinhentos e vinte) carros no mês de abril, para 4.950 (quatro mil, novecentos e cinquenta) neste mês de maio.

Em sétimo lugar encontramos o Nissan Kicks, que no mês anterior estava em nono lugar nesse mesmo ranking. Se for analisar as suas vendas, esse número quase que dobou, passando de 2.473 (dois mil, quatrocentos e setenta e três) carros em abril, para 4.892 (quatro mil, oitocentos e noventa e dois) neste mês.

A Volkswagem reaparece na lista, agora com o Nívus, na 8.ª (oitava) colocação, exatamente a mesma do mês anterior. A mudança foi na quantidade vendida, pulou de 2.644 (dois mil, seiscentos e quarenta e quatro) para 4.087 (quatro mil e oitenta e sete) carros.

O Toyota Corolla Cross também teve um aumento nas suas vendas, não tão grande igual aos mencionados anteriormente, mas teve, passou de 3.861 (três mil, oitocentos e sessenta e um), para 3.905 (três mil, novecentos e cinco) carros comercializados. Com esse pequeno aumento, em relação ao grande aumento dos seus concorrentes, o Toyota Corolla Cross caiu da sétima para a atual 9.ª (nona) colocação.

E fechando com a 10.ª (décima) colocação, uma novidade em relação à mesma tabela do mês anterior, o C4 Cactus, da Citroën, vendendo 1.590 (mil, quinhentas e noventa) unidades.

Para não passar em branco, em décimo lugar no mês de abril, estava o Jeep Commander, que vendeu 1.894 (um mil, oitocentos e noventa e quatro) carros.

Se somarmos todos os SUVs vendidos, das 10 primeiras posições que aqui foram listadas, entre os meses de abril e maio, veremos um aumento que passou de 38.558 (trinta e oito mil, quinhentos e cinquenta e oito), para 50.219 (cinquenta mil, duzentos e dezenove) carros.

E você, está nessa lista de compradores ou vai entrar no ranking do próximo mês? Visite uma concessionária, feche negócio e boa viagem!


Por Fernando Dias

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.