O que é um carro hatch e quais os mais vendidos no Brasil em 2022


Os carros hatches caíram no gosto do brasileiro e os resultados das suas vendas também confirmam que eles são uma preferência nacional.

Os carros hatches, também chamados hatchback, pertencem a um segmento de veículos caracterizados principalmente por terem uma carroceria mais compacta, um design mais simples e serem econômicos.


Além dessas características, os hatches são os modelos ideais para as famílias pequenas e usuários que buscam maior custo-benefício em um veículo.


Por serem mais econômicos e facilitar bastante o cotidiano do brasileiro, esses veículos são muito valorizados por aqui. Mas eles ainda possuem outras vantagens.


As vantagens que um hatch oferece

Por serem mais econômicos, os hatches podem ser confundidos como ruins e de baixo desempenho. Mas acontece que não é bem assim!


Os carros que pertencem a essa categoria são tecnologicamente avançados — sobretudo as versões mais novas – e projetados para serem seguros e econômicos. Por conta disso, são a escolha perfeita para famílias menores e também para aquelas pessoas que precisam usar um carro com maior frequência no seu dia a dia.

Outras vantagens já comprovadas pelos usuários são:

  • Dirigibilidade: são fáceis de conduzir e possuem recursos que possibilitam maior facilidade de controle e operação;

  • Segurança: muitos costumam dizer que esses veículos são “duros”, o que, na verdade, significa dizer serem carros resistentes, que conseguem aguentar diversas condições de terreno e tempo;

  • Conforto: mesmo parecendo “durões” e com um design mais compacto, o seu espaço interno vem com dimensões razoáveis, trazendo conforto interno, aumentando a sensação de segurança.

De uma maneira simplificada, os hatches são carros que tem o perfil do usuário brasileiro tradicional, que busca praticidade e gosta de dirigir. Sendo assim, confira como foi o desempenho de venda dos hatches até maio deste ano.

Conheça os 10 hatches compactos mais vendidos do Brasil em 2022

Todos os meses a FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) publica o ranking dos carros mais vendidos no país por categorias. Até maio de 2022, os hatches compactos mais vendidos ficaram na seguinte ordem apresentada a seguir com a quantidade total de cada modelo de carro vendido.

  1. Hyundai HB20: 34.839 unidades;

  2. Chevrolet Onix: 29.723 unidades;

  3. Fiat Mobi: 26.675 unidades;

  4. Fiat Argo: 18.978 unidades;

  5. Renault Kwid: 17.633 unidades;

  6. Volkswagen Gol: 14.155 unidades;

  7. Peugeot 208: 10..691 unidades;

  8. Toyota Yaris: 9.712 unidades;

  9. Honda City Hatch: 6.771 unidades;

  10. Renault Sandero: 3.596 unidades.

Acompanhando a evolução mensal neste ano, ficou nítida a liderança do Hyundai HB20 sobre os demais concorrentes. Nos meses de fevereiro a abril, só desse modelo foram vendidas 6.161, 8908 e 6502 unidades, respectivamente. Em maio foram 9.634 unidades, representando um aumento muito significativo de quase 50% em relação a abril.

Com relação ao desempenho dos demais veículos, também aconteceram evoluções interessantes, O Onix, por exemplo, apesar de ter ficado em segundo, entre março a abril, obteve um desempenho inferior ao Mobi. Porém, as suas vendas de janeiro e fevereiro foram muito superiores às do Mobi. Por isso, em relação às vendas totais desses primeiros cinco meses do ano.

Enquanto isso, o Peugeot 208 também alternou de posição timidamente com o Gol, mas praticamente se manteve na 7ª colocação entre os mais vendidos até o momento.

Mas a maior disputa foi entre o Argo e o Kwid que praticamente alternam entre a 4ª e a 5ª posição, com uma ligeira vantagem para o Argo.

O Gol foi o hatch que obteve o desempenho mais incerto de todos. Ele começou janeiro como 6º maior em vendas, foi para a 8ª posição, mas foi subindo timidamente para retomar seu posto original.

Já o Yaris, City Hatcher e o Sandero permanecem na mesma colocação desde o início do ano.

E você, como acredita que esses compactos vão terminar o ano? Deixe seu comentário.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.