Toyota GR Sedan: Camry, Corolla ou ambos?


De acordo com informações divulgadas recentemente, é possível afirmar que em breve a Toyota vai ampliar a sua linha GR. Isso acontecerá no mercado Global e algumas notícias sobre o Brasil já foram divulgadas, como o fato de que o GR Corolla será lançado no país. Entretanto, quando se fala sobre o exterior, as novidades são ainda mais extensas e incluem um sedã desta linha.

Segundo alguns sites especializados em veículos automotivos, o GR Corolla Sedã é um rumor bastante forte na imprensa internacional. Além disso, quando se fala especificamente sobre os Estados Unidos, existem outros boatos bastante interessantes e ligados ao Camry.


Os rumores em questão começaram a circular depois que a equipe do site Motor Trend teve a oportunidade de conversar com Bob Carter, que atua como vice-presidente executivo da Toyota. Na ocasião, Carter chegou a afirmar que os repórteres deveriam ficar atentos.


Esta fala foi feita logo depois de um questionamento sobre o GR Corolla Sedã, de modo que serviu para tornar os rumores ainda mais fortes. Porém, é importante frisar que Bob Carter não chegou a mencionar um modelo específico quando sugeriu que o público ficasse alerta aos lançamentos futuros da montadora.


Nesse ponto, o Camry começou a ser cogitado. Este modelo conta com uma versão TDR nos Estados Unidos, mas é preciso esclarecer que ele não chega a ser verdadeiramente um GR. Isso acontece devido à sua motorização, sendo V6 3.5 e tem uma potência de 310 cv. Estes valores são correspondentes ao mesmo que o Camry oferecia na versão comercializada anteriormente no Brasil.


É interessante destacar que fabricar um GR Gamry teria algumas exigências da Gazoo Racing. Elas estão ligadas à preparação especial do motor, visto que ele seria a escolha natural para conseguir tornar o modelo em questão o grande sedã americano, bem como um carro que pudesse ser considerado verdadeiramente esportivo.

Por outro lado, a Toyota poderia optar por fazer a troca do motor e colocar no carro algo ainda mais forte do seu portfólio. É interessante pontuar que este movimento não seria nada estranho, visto que o GR Corolla, por exemplo, usa um motor bastante famoso da marca, o G16A-GTS.

Quando se fala sobre o GR Corolla Sedã, que também é uma possibilidade cogitada pelos sites especializados, o carro em questão é apontado como o próximo passo natural da Toyota ao redor do mundo. Assim, isso acabou fazendo com que a ideia ganhasse projeção devido a alguns detalhes, como um porta-malas mais saliente.

É possível afirmar que este passo faria sentido. Isso acontece porque em alguns mercados do mundo um sedã esportivo é um veículo bastante atrativo para o público. Além disso, outro aspecto que torna a hipótese bastante plausível é o fato de que o carro em questão poderia bater de frente com o Subaru WRX STI.

Desse modo, o embate seria bastante interessante. A briga ainda pode ser apimentada pela possibilidade de lançamento do Civic Type R em formato de sedã. Existem rumores de que este veículo seria lançado no Canadá.

É importante ressaltar que embora todos esses rumores sejam bastante embasados e possam ser corroborados pelas falas de Bob Carter, trata-se somente de especulações. Elas podem se concretizar e ganhar ainda mais base ao longo dos próximos meses, de modo que compensa observar as próximas notícias divulgadas pelas fabricantes.

Até agora, o que se tem confirmação é que a linha Gazoo Racing, ou GR, da Corolla vai realmente passar por uma expansão. Porém, se ela está ligada ao Camry ou ao Corolla ainda é algo que não se sabe. Desse modo, resta esperar por maiores detalhes a respeito dos próximos passos da montadora nesse sentido para saber mais.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.