Toyota Yaris Cross 2023 – vem para o Brasil?


Toyota Yaris Cross vem sendo cotado para o Brasil. Mas o HyRyder, em desenvolvimento na Índia, é favorito.

Embora o Toyota Yaris já esteja no Brasil há três anos, o veículo em questão nunca conseguiu chegar perto do sucesso de alguns modelos campeões de venda, como é o caso do Hilux e do Corolla Cross. Entretanto, o carro em questão, produzido na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo, pode ter a sua história modificada no futuro próximo.


Ainda que a fábrica não esteja admitindo oficialmente, tanto a versão hatch quanto a versão sedã do modelo estão previstas para ganhar a companhia do Yaris Cross em território brasileiro. De acordo com as previsões de sites especializados em veículos automotivos, isso deve acontecer ainda no ano de 2024, momento no qual a Toyota afirmou que pretende começar a produzir um novo SUV no Brasil.


Como o veículo em questão possui o porte dos carros desta categoria e ainda conta com algumas vantagens, como a propulsão híbrida flex, especula-se que ele será o novo lançamento da marca. Logo, o modelo em questão tem tudo para conquistar o seu lugar ao sol e, quem sabe, chegar ao topo do ranking de vendas.


É interessante destacar que o Yaris será um compacto menor e deve entrar no mercado nacional exatamente neste segmento. Essa divisão pode ser considerada bastante efervescente e já possui alguns modelos de outras marcas que fazem bastante sucesso entre os consumidores, como é o caso do Jeep Renegade, do VW T-Cross e do Hyundai Creta. Estes são atualmente os três carros mais vendidos da categoria no Brasil.


Assim, o Yaris Cross pode ser considerado o que faltava para a Toyota compeltar a sua linha de SUVs no mercado nacional, visto que atualmente a fabricante já possui três outros modelos, mais caros e maiores, lançados por aqui: o Corolla Cross, o Hilux SW4 e o RAV4.

De acordo com as informações que se tem até o presente momento sobre o Yaris Cross, é possível destacar que este modelo contará com a mesma plataforma que a marca usou anteriormente na Europa, a TNGA-B. Ela tem funcionado como uma espécie de base global e mais moderna para o carro.

Entretanto, as coisas podem ser um pouco diferentes no Brasil. Existe a possibilidade de que o carro que será fabricado na cidade de Soroacaba use a Entry Family Car, conhecida pela sigla EFC, a mesma plataforma do Yaris que já está sendo produzido pela montadora em alguns locais da Ásia, como é o caso da Tailândia.

Assim, existem algumas diferenças no que se refere àquilo que espera-se que o Yaris nacional seja capaz de oferecer ao consumidor. A primeira delas está ligada ao fato de que o modelo europeu conta com tração dianteira como integral. Além disso, ele também sempre tem motorização híbrida, algo que poderia funcionar como um apelo para os consumidores do Brasil.

Além disso, o painel dos modelos já lançados do carro usam plástico rígido e um segundo revestimento mais suave ao toque. Outro ponto que merece destaque é o fato de que existem algumas falhas n oque se refere ao acabamento ao redor das luzes presentes no teto e nos botões de aquecimento. Além disso, o carro chegou a sofrer com algumas críticas de veículos especializados em automotivos devido ao seu porta objetos, que foi considerado pequeno. Outro aspecto destacado s obre este compartimento foi o seu formato, que segundo os especialistas acaba por dificultar a retirada dos objetos armazenados.

Entretanto, o erro mais grave, sem dúvidas, é o fato de que existem alguns parafusos que estão à mostra no modelo em questão. Espera-se que isso seja resolvido na versão nacional, de modo que o Yaris seja vendido no país em uma roupagem melhorada e capaz de superar os erros cometidos pela montadora em outros territórios.

Outra possibilidade que vem sendo aventada é que o novo SUV compacto que a Toyota está desenvolvendo na Índia, o HyRyder, seja lançado no Brasil. Neste caso, o Yaris Cross dificilmente viria.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.