Nova moto Honda CB 300 2023 – vem para o Brasil?


Honda CB 300 está sendo lançada no mercado internacional. Cotada para o Brasil desde 2018, contudo, não desembarcou por aqui ainda. Será que vem?

Apesar do nome, o novo modelo não tem muitas semelhanças com a C B300, versão anterior comercializada no Brasil. Ainda há duas outras motocicletas da família NCS, sendo elas a CB 650R e a CB 1000R. Venha ver como ficou este novo modelo, que vem com um design muito bonito, relembrando motos clássicas antigas.


Desta vez, a nova Honda veio parecida com a CB 650R, uma motocicleta um pouco maior. Apesar de ser potente e com um bom motor, não possui um visual muito agressivo e esportivo. Ao contrário, apresenta uma linha neoclássica, que mescla designs clássicos de motos antigas com linhas modernas, o que a deixa muito atraente. Uma das características que remonta aos modelos mais antigos são os faróis redondos e grandes, que foram esquecidos com o passar dos anos, apesar de darem um ar altivo ao conjunto.


A moto tem uma potência máxima de 31,1 cv a 9.000 rpm, com 286,01 cilindradas e torque máximo de 2.799 quilogramas-força metro a 7500 rpm. Acelera de 0 a 100 quilômetros por hora em 7,35 segundos. Vem com todos os faróis em LED, comporta 10 litros de combustível e pesa 146 quilos. A distância ao solo é de 122 milímetros, tem um câmbio novo, manual e moderno de seis marchas; a suspensão invertida SSF-BP da Showa tem 41 milímetros de cubo na dianteira e 130 milímetros de curso. A suspensão traseira é um monoamortecedor pro-link com 107 milímetros de curso. Além disso, possui freio ABS de dois canais e disco nas duas rodas de 17 polegadas, sendo o traseiro de 220 milímetros e o dianteiro de 296 milímetros. O assento é bipartido e muito bonito. Ficou mais macio, graças ao novo revestimento que recebeu, além da rabeta bem curta.


Tem 802 milímetros de largura com 2017 milímetros de comprimento e 1047 milímetros de altura. O selim tem 801 milímetros de altura, com 157 milímetros de distância ao solo. A distância entre eixos tem 1352 milímetros.


Dificilmente o modelo virá para o Brasil. Já existem algumas motos fortes de mesmo nível no mercado brasileiro, e dificilmente a CB 300R teria êxito em concorrer com elas. Trata-se da CB 500F (com preço aproximado de 33.000 reais) e da CB 250 Twister (com preço aproximado de 16.000 reais). Apesar disso, a nova Honda poderia competir com a MT 03, que custa aproximadamente 30.000 reais.

O novo modelo novo sai no mercado europeu no final do primeiro semestre deste ano, por mais de 35.000 reais. Apesar de ser pouco provável que venha ao Brasil, há vários brasileiros que gostariam que a moto fosse comercializada em nosso país, por causa da força que a marca tem no território nacional. No entanto, não precisamos perder as esperanças, pois ainda não temos certeza do que acontecerá. A Honda não deu nenhum parecer definitivo em relação à comercialização do modelo por aqui. No entanto, podemos prever que é bem difícil que isso aconteça. Talvez, a CB 300R vendesse bem, uma vez que há muita gente disposta a comprá-la. No entanto, tendo duas outras versões muito boas e bem parecidas, com um preço mais em conta, não é difícil entender a hesitação por parte da empresa. Provavelmente, a Honda só a lançará por aqui com um motivo bem forte, algo que dê garantia de lucro, de um negócio que valha a pena. Por outro lado, apesar de tudo isso, a CB 300 já foi registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial em 2018, ou seja, quando o modelo foi lançado internacionalmente. Contudo, até hoje não teve sua venda autorizada no Brasil. Com certeza o modelo agrada, mas precisamos esperar para ver o que vai acontecer.

Texto de Carlos Costa do Prado



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.