Kia Niro 2023 – provável lançamento em breve no Brasil


Nova Kia Niro Plugin Híbrido pode estar prestes a desembarcar em terras brasileiras

Em Nova York, no Salão do Automóvel, a Kia apresentou um modelo totalmente redesenhado: o Niro Híbrido Plugin 2023. Virá com um novo modo de condução, denominado Zona Verde. Nesse modo, há uma conversão do carro plugin ou do carro híbrido para um elétrico, quando houver uma aproximação de hospitais, escolas e locais residenciais. As informações extraídas do histórico, como também do sistema de navegação, servirão para ativar o modo Zona Verde, ou Green Zone. A coluna traseira veio com bastante destaque desta vez, abrangendo uma parte das lanternas de LED, que têm um design de boomerang. Ao que tudo indica, esta nova versão virá ao Brasil no segundo semestre, em agosto, mais especificamente.



Ele veio maior e mais largo. Tem 4,35 metros de comprimento com 1,80 metros de largura e 1,55 metros de altura. A distância entre eixos é de 2,72 metros. Uma característica muito interessante desse novo modelo é a cabine, que é forrada com materiais sustentáveis, além de ter um design extremamente atraente e sofisticado. A Kia utilizou materiais naturais para a fabricação. Entre eles estão folhas de eucalipto, para fazer o forro do estofamento, bem como o do teto. Terá um espeço para quatro pessoas, não sendo um dos maiores…mesmo assim, há bastante espaço para cargas.



Esperamos uma tela de 10,3 polegadas para todos os modelos da linha, utilizando a versão mais recente de seu sistema UVO. Este é um sistema integrado de comunicações, informações e entretenimento, sem assinatura, desenvolvido pela Kia e auxiliares terceirizados. Permite chamadas nos smartphones sem usar as mãos, toca música, executa diagnósticos através do controle de voz e navega até um POI. Além disso, virá um Apple Car Play e um Android Auto sem fio. O carregador de smartphone sem fio é opcional. Há uma série de recursos de assistência ao motorista, característica dos modelos Niro, como o recurso de detecção de pedestres, por exemplo, além dos monitoramentos de ponto cego e da assistência na pista de rodagem. Será oferecido como opção um controle de cruzeiro adaptativo, porém, mais otimizado desta vez, apresentando um modo de condução semiautônomo como opção.

Como não poderia deixar de ser, o novo Kia Híbrido Plugin terá serviços de segurança, que incluem alerta de colisão frontal, frenagem de emergência automatizada, controle de cruzeiro adaptativo (que controla a velocidade do veículo automaticamente) com modo semiautônomo, aviso de saída de faixa com assistente de manutenção de faixa (para que o veículo mantenha sempre um bom posicionamento).

O motor elétrico 1.6 terá de 4 cilindros, com transmissão automática, de seis marchas, tração dianteira e 139 cavalos, fazendo 22,5 quilômetros por litro. Importante ressaltar que esses dados são da versão híbrida. Já na versão elétrica, o motor terá 201 cavalos e 64,8 quilowatts hora, e fará mais de 400 quilômetros com uma carga. Esta versão poderá ser abastecida muito rapidamente, bastando 45 minutos para carregar oitenta por cento. Na versão híbrido plugin, o motor elétrico terá 180 cavalos e 27 quilogramas-força metro. A autonomia elétrica será de 53 quilômetros, devido a bateria de 11 quilowatts hora.

A versão mais provável de ser lançada no Brasil é a híbrida. Ela é a mais barata nos Estados Unidos, onde o carro já foi lançado, sendo vendida por 24.690 dólares. O plugin sai por 29.590 dólares e o elétrico é bem mais caro, saindo por 39.990 dólares. Ele se juntaria ao híbrido já presente no Brasil, o Kia Stonic, e teria um preço, aqui, acima de 200 mil reais.

Parece que o Brasil ainda não despontou nos carros elétricos como em alguns outros países. No entanto, eles são cada vez mais fabricados e vendidos ao redor do mundo, e logo chegará o momento em que passarão a dominar. As tecnologias voltam-se cada vez mais à sustentabilidade, o que fará dessa tendência o novo padrão. De qualquer forma, vem aí mais um grande modelo lançado pela Kia!

Baseado no texto de Carlos Costa do Prado



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.