VW Golf R 2022: edição especial de 20 anos tem 328cv


As versões comemorativas estão em alta este ano no mercado automobilístico mundial, especialmente no segmento de veículos esportivos.


Após a BMW divulgar sua versão comemorativa de 50 anos da linha M de esportivos, chegou a vez da Volkswagen lançar uma edição especial para os 20 anos da chegada do primeiro modelo do Golf ao mercado internacional.

Um dos grandes esperados da multinacional Volkswagen este ano está quase chegando ao mercado! Em comemoração aos 20 anos da primeira edição do Golf R32, a Volkswagen anunciou a chegada ao mercado do novo modelo de edição especial chamado Volkswagen Golf R 20 Years.


Conforme já foi divulgado pela fabricante nos últimos dias, o modelo estará disponível no segundo semestre de 2022 (sem data anunciada) com previsão de produção até metade de 2023. Como já é comum entre os grandes modelos, os primeiros países que receberão o veículo para a venda serão europeus e alguns países da América do Norte.


O Volkswagen Golf R 20 Years está sendo tratado de forma realmente especial pela montadora que anunciou um investiu pesado no novo um motor de 2.0 bem tecnológico, com grande potência. A sua versão é turbo e possui 328 cv, o que permite um carro de alta performance que vem direto de fábrica.


O novo Volkswagen Golf R 20 Years ainda conta com a novidade da tecnologia “Emotion Start” da fabricante, que ao ser acionada no momento da partida do veículo, converte a sua rotação para 2500 rpm, produzindo um “som feroz” antes de começar a andar, lembrando muito o estilo dos carros de corrida que vemos em alguns clássicos filmes do gênero. O interessante desta funcionalidade é que já vem de fábrica e faz parte dos planos de tornar a edição bem exclusiva no mercado, agregando valor ao produto final.

Esta versão comemorativa estará disponível em duas cores apenas, uma nas cores azul e preto e outra em branco com opção de detalhes em azul. As rodas são de 19 polegadas, com detalhes bem modernos nas calotas que fogem daquelas aros clássicos que acabam vindo de fábrica. Na versão de cor branca, por exemplo, as calotas apresentadas são desenhas numa pega futurista e com um tom de azul petróleo que dão bastante sofisticação e deixam o modelo bem estilizado.

Enquanto o layout externo do Volkswagen Golf R 20 Years chama atenção com suas linhas aerodinâmicas, uma pegada mais forte e moderna que equipara a versão do novo Golf R aos carros de corrida, o seu design interior é bem sofisticado e garante um bom espaço. Os bancos que seguem o padrão esportivo do carro e detalhes como o logo R estampado em alguns locais estratégicos do modelo, acrescenta na composição tornando a parte interna bem chamativa.

O painel é produzido com fibras de carbono que acompanham o restante da estrutura interna, até as portas. Na direção se encontram diversas funcionalidades ao toque do dedo do motorista e o computador de bordo tem um bom tamanho de tela, mas que se adapta bem no painel, tornando a harmonização final bem fluida.

Apesar de a Volkswagen ainda não ter divulgado os valores da versão especial para as comemorações de 20 anos, já podemos constatar que o pouco tempo de produção e venda, torna o modelo mais cobiçado no mercado e faz com que seu valor de venda inicial já seja relativamente alto, podendo subir de valor com o passar os anos e virar um verdadeiro item de colecionador.

A marca ainda não anunciou se o Volkswagen Golf R 20 Years chegará a ser produzido e vendido no Brasil, mas o sucesso dos modelos anteriores no país é um ponto positivo para que a fabricante olhe com atenção ao mercado nacional e divulgue maiores informações nos próximos meses deste ano.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.