Novo Honda Civic 2023 terá versão híbrida e esportiva


Novo Civic 2023 chega ao Brasil no fim do ano: confira todas as novidades do modelo.

O anúncio do fim da produção brasileira do Civic informado pela Honda em novembro de 2021 frustrou vários fãs do modelo, isso porque o sedã, então em sua décima geração, se consolidou como um carro adorado pelos brasileiros. O espaço do carro foi, então, ocupado pelo Honda City, contudo, o lançamento de uma nova edição do Civic (a décima primeira) renovou a esperança de vermos, novamente, o modelo no Brasil, ainda que importado.


O carro antes produzido na fábrica da Honda localizada na cidade de Sumaré, interior de São Paulo, será importado agora do Canadá (pelo menos a versão sedã), e chegará ao Brasil repaginado e com duas opções de carroceria: a sedã, tradicional, que desembarca em terras brasileiras no último semestre deste ano, e a opção com carroceria hatchback, o modelo Type R, que deve chegar apenas no próximo ano. Por enquanto, apenas essas duas opções foram confirmadas pela Honda. Vamos então conhecer um pouco mais sobre o Civic 2023.


Motor do Civic 2023 será o do Accord, já do Type R…mistério

A configuração sedã do Civic foi apresentada de forma oficial durante o Salão do Automóvel de Bangkok, na Tailândia, ocorrido no mês passado. Em relação ao visual, o Civic e:HEV, ou seja, a opção híbrida, segue o padrão dos demais sedãs da Honda. A principal novidade, porém, vem embaixo do capô: o carro terá um 2.0 aspirado com injeção direta, ou seja, será o mesmo do Accord Hybrid. Neste sistema de motor, o motor a combustão funciona como uma espécie de gerador de energia, usado para abastecer as baterias do propulsor elétrico.


Com relação ao consumo, embora nada tenha sido confirmado pela Honda, especialistas acreditam que o carro, em sua configuração sedã, tenha números próximos aos apresentados pelo hatch disponível na Europa, que alcança, em média, os 20 km/l.


Sobre o Type R, não temos ainda informações confirmadas. O que se sabe até então é que o carro terá câmbio manual e o motor deverá ser uma evolução do 2.0 turbo, equipado com quatro cilindros. A aposta é que o carro ultrapasse os 320 cv de potência, valor alcançado pela geração anterior.

Design e Equipamentos da configuração híbrida

O Civic e:HEV 2023 chega com visual bastante tradicional, o que não foi uma completa surpresa, uma vez que o carro, ao longo de sua história, alternou entre visuais bastante ousados e outros nem tanto.

Com relação aos equipamentos, não temos ainda a confirmação da Honda sobre quais serão itens de série e quais serão opcionais. Por isso, com base no modelo hatch oferecido na Europa, acredita-se que o carro irá contar com cerca de onze airbags, o que aumenta bastante a segurança do modelo, sensor de ponto cego, outro auxílio importante, assistente de permanência em faixa, quatro radares na frente e outros quatro atrás, entre outros.

Na parte de tecnologia, uma vez que o Civic chegará ao Brasil diretamente do Canadá, de onde saem também os modelos que chegam aos EUA, as apostas têm sido feitas com base na versão vendida por lá. Nela, o Civic conta com um painel de instrumentos digital com tela de 10,2 polegadas, já a central multimídia de 9 polegadas está presente apenas em algumas versões, assim como o sistema de som Bose, que tem doze alto-falantes e o espelhamento sem fio Android Auto e Apple CarPlay, recursos de série apenas nas versões topo de linha. Contudo, não temos ainda qualquer confirmação por parte da Honda.

Com relação ao Type R, mistério total. Sabe-se apenas que o carro já está rodando em algumas pistas, mas ainda com a camuflagem.

Lançamento Civic 2023

Como já adiantamos, a versão híbrida do Civic será lançada no Brasil no terceiro trimestre deste ano. Já a Type R deve aportar em terras brasileiras apenas no ano que vem, em data ainda a ser confirmada.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.