Ford Mondeo 2023 – Ficha Técnica, Motor, Especificações


No primeiro trimestre de 2022, a Ford divulgou, na China, os detalhes do novo Ford Mondeo, nome que Fusion (como é conhecido no Brasil) leva nos mercados europeu e chinês.

O Mondeo/Fusion foi lançado pela Ford em 1993, e tornou-se logo um clássico global.

Os principais destaques da versão 2023 são o motor turbo 2.0, câmbio automático de 8 marchas e também uma tela digital enorme. O modelo, porém, não foi mais vendido nos mercados brasileiro, europeu e estadunidense, tendo seguido apenas no mercado chinês, embora continuasse desatualizado e dificilmente fosse possível fazer frente aos concorrentes alemães e japoneses da categoria.


Isso, entretanto, está prestes a mudar, porque a Ford já corrigiu a defasagem do modelo e está prestes a lançar a nova versão do Mondeo/Fusion, com design totalmente repaginado e desenvolvido pela equipe da Ford na China. Aliás, o país asiático vai ser o primeiro a receber a versão 2023 do modelo.


Alguns jornalistas especializados no mercado de automóveis afirmaram que o carro será restrito ao mercado chinês, e foi preparado exclusivamente para os consumidores do país asiático. O Mondeo deve chegar ao mercado chinês no decorrer deste ano [2022], e será exclusivo por lá enquanto o restante do mundo deve receber o novo Escort, modelo elétrico da Ford. Essa informação, contudo, é apenas uma especulação ainda não confirmada pela montadora.


A partir dos detalhes divulgados, especialistas apontam que o Mondeo/Fusion versão 2023 será um sedã esportivo em estilo cupê, equilibrando um exterior mais radical com o interior bastante tecnológico. Comecemos então a conhecer os detalhes do exterior do carro: na parte frontal, o Mondeo/Fusion traz luzes de circulação diurnas nas laterais, conectadas com as dianteiras por uma faixa de luz em LED, que lembra uma linha algo robótica, trazendo, podemos dizer, a pegada tecnológica do interior para um detalhe na arte exterior. Outra novidade de destaque do carro é a carroceria de dupla cor, que oferece um visual dinâmico e esportivo ao modelo, além de marcar de modo bem visível os vincos laterais.


O teto apresenta forma lisa, seguindo, assim, a tendência esportiva do modelo e oferecendo, também, um coeficiente de arrasto de cerca de 0,30 Cd, o que garante uma série de benefícios práticos ao modelo, tais como a redução do consumo de combustível e a redução de ruídos exteriores.

A parte interior, como dissemos, é bastante tecnológica. O principal destaque é a tela, que une a parte de multimídia com o quando de instrumentos: com 1,1 metro de comprimento, ou seja, 43 polegadas, a tela possui resolução de até 4k e também a função de tela suspensa. O modelo está equipado, ainda, com reconhecimento de voz AI integrado, reconhecimento facial, sistema novo de interconexão inteligente de mobilidade SYNC® + 2.0, entre outras funções que facilitarão bastante a vida do motorista no dia a dia.

Com relação ao design interior, o Mondeo/Fusion conta com bancos em couro e camurça acolchoados, acabamento em couro ao redor do câmbio, e demais detalhes com este material que oferecem uma sensação bastante luxuosa ao carro.

Na parte de motorização, o modelo 2023 do Mondeo/Fusion ganhou um motor 2.0T, e câmbio automático de 8 velocidades. Ainda não há confirmação, por parte da Ford, sobre a potência do motor, mas especula-se que alcance os 245 cv de potência, e chegue a 38,3 kgf.m de torque. O carro conta ainda com sistema de assistência à condução.

No mercado chinês, o modelo chegará com uma opção esportiva, a ST-Line, com motor 2.0T capaz de garantir em torno de 238 cv de potência e torque de até 379 kgf.m. Ainda não se tem informações sobre os valores pelos quais o Mondeo/Fusion será vendido no mercado chinês.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.