Existem carros populares a diesel no Brasil?


Quem é motorista ou entende de carros sabe o quanto seria bom se os carros de passeio fossem todos movidos a diesel. E neste momento em que estamos com combustíveis com preços muito altos, isso seria mesmo um sonho.

Afinal, estamos falando de um combustível que oferece um rendimento muito maior que os demais combustíveis. E com certeza isso seria muito bom para o brasileiro. Mas, infelizmente há mais de 45 anos existe no Brasil uma proibição de usar o diesel como combustível para os carros comuns.


Mas como o brasileiro não desiste nunca, muitas pessoas já tentaram ações que rompessem esta decisão, porém até agora sem sucesso. Neste momento existe um PL que pede que o Brasil realize a liberação para que carros movidos a diesel sejam produzidos e vendidos no país. Este Projeto de Lei é de autoria de Heitor Freire que é um deputado federal do partido União.


Assim, de acordo com o que é proposto no Projeto de Lei, os carros deveriam ser fabricados com motores que atuem com o óleo diesel. Nossa resolução atual permite a fabricação e vendas somente de furgões, ônibus, picapes e caminhões com este tipo de motor.


A única exceção que existe é para os chamados SUV´s, isto pelo fato de eles possuírem tração 4 x 4 e com marcha reduzida.


Existem muitos questionamentos sobre esta proibição, mas ela foi feita baseada no fato de que há 45 anos atrás o diesel liberava a substância enxofre e em muita quantidade. Assim, os próximos carros fabricados já não usavam o diesel, fato que foi mais intensificado por uma crise de combustível que se deu em todo o mundo, fazendo com que o diesel tivesse um valor muito elevado. Sem falar no fato de que o petróleo extraído no Brasil não pudesse ser usado na sua produção, havendo a necessidade de importação que deixava o valor ainda mais alto.

Desse modo, nesse momento da história do país essa proibição teve uma justificativa plausível, porém, muitas coisas mudaram nestes 25 anos e esta questão já se modificou.

De acordo com o autor do projeto de lei, já passamos da hora de adotar o diesel como combustível, afinal a produção de automóveis se inovou e hoje atua com uma tecnologia muito avançada e eficiente, que é capaz de produzir carros populares que funcionem de forma satisfatória e nada nociva do diesel.

O deputado ainda afirma que neste momento em que vivemos uma lata dos combustíveis, a proibição do diesel só gera prejuízos aos brasileiros que poderiam ter acesso a um combustível bem mais em conta.

Contudo, apesar das argumentações contidas no projeto é bem possível que as coisas continuem da mesma forma. Isso se consideramos outros projetos apresentados ao longo desses anos. Inclusive, o último foi no anão passado e a própria associação de fabricantes de carros do Brasil se pronunciou em uma posição contrária, alegando que na Europa os carros a diesel estão em processo de descontinuação. A Associação afirma que liberar o diesel seria um retrocesso, principalmente pelo fato de que o mundo todo tem buscado a implantação de combustíveis que não prejudiquem o meio ambiente.

É com base nisso que uma boa parte dos fabricantes já estabeleceram datas para deixarem de produzir carros movidos à óleo diesel, na Europa. Sem falar no fato de que os compradores já não querem carros à diesel, por conta dessa questão ambiental, o que fez com que as vendas desses veículos caíssem de forma considerável.

Diante disso, e por outros problemas é quase certo que esse PL não seja viável para o Brasil e por isso não deve ser aprovado. Vamos seguir somente com carros de grande porte contando com o diesel como combustível.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.