Volkswagen Jetta 2022 – Versões, Características



O visual do novo Jetta apresenta diferenças em relação às versões anteriores. A grade frontal passa a ter duas linhas cromadas, que estão separadas por uma terceira de cor preta nas versões básicas e vermelho na versão GLI.

Foi apresentado pela Volkswagen o primeiro facelift da mais recente geração do Jetta, após anos de mercado. As novidades do modelo vão além do visual, que recebe o mesmo motor do Golf, o 1.5 TSI, garantindo ganho de 10 cv.

Essa motorização surge em substituição a versão 1.4 TSI presentes nos modelos mais básicos. A nova versão chega a 160 cv mantendo os mesmos 25,4 kgfm da versão 1.4. Na parte mecânica o Jetta GLI 2022 não apresenta alterações, mantendo motor 2.0 TSI com 35,7 kgfm de força e 230 cv de potência.



A versão 1.5 TSI foi submetida a algumas alterações para equipar o Jetta 2022. As paredes passam a contar com revestimento aplicado com plasma visando a redução do atrito, e a turbina presente nos turbocompressores ganha geometria variável, com o objetivo de ampliar a pressão e melhorando a eficiência e o desempenho.

As versões básicas e GLI do Jetta contam com opção de câmbio manual de seis marchas. Já no câmbio automático, as versões básicas terão oito velocidades e a GLI sete, além de embreagem dupla.



O visual do novo Jetta também apresenta diferenças em relação às versões anteriores. A grade frontal passa a ter duas linhas cromadas, que estão separadas por uma terceira de cor preta nas versões básicas e vermelho na versão GLI. Seus para-choques possuem tomada de ar com trama em formato de favos e faróis de neblina com formato mais verticalizado.

Na parte traseira as falsas saídas de escapamento estão mais robustas, reforçando a identidade esportiva da versão de maior valor. A fonte do logotipo também foi alterada, bem como a atualização do logo da Volks.

Leia também:  Ford Ranger Storm Concept 2020 - Características, Ficha Técnica

Tendo ainda como base o Jetta GLI, a versão Sport substituirá a R-Line, apresentando contornos escurecidos nas janelas. Já nas versões mais baratas, os detalhes serão cromados. A versão nova do Jetta também terá grade, capas pretas nos espelhos e rodas nos mesmos tons, além de diferencial XDS eletrônico.

Cada uma das novas versões receberá rodas com modelo exclusivo, com variação de 16 a 18 polegadas no modelo GLI. Os clientes poderão escolher entre 7 tons distintos para o Jetta, incluindo as Kings Red Metallic, Oryx White Metallic e Rising Blue Metallic. Todas as versões contarão com faróis e lanternas de LED, além da presença de projetores no modelo GLI.

Na cabine, as versões básica e Sport contarão com bancos de tecido com uma diferença entre elas: na primeira aparecem detalhes em losango, enquanto na segunda existe design esportivo único. As duas versões apresentam opções de revestimento em couro, marrom ou preto, além de ventilação e aquecedor.

Na versão GLI os volantes e assentos são revestidos em couro. Aliás, os bancos serão perfurados e contarão com forro vermelho, com o objetivo de gerar contraste, bem como as costuras presentes no acabamento interno.

Em quase todos os modelos estará presente um cluster digital de 8 polegadas. A exceção fica na versão GLI, que trará um cluster de 10 polegadas. A central multimídia possui o software mais avançado da Volkswagen, além de conexão sem fio com Apple CarPlay e Android Auto. As demais novidades ficam por conta do sinal Wi-Fi e carregamento por indução.

As funções do pacote IQ Drive estarão apenas nas versões mais caras do Jetta. Este pacote conta com frenagem autônoma de emergência com sistema de monitoração de pedestres, assistência de faixa, detector ativo de ponto cego, alerta traseiro de tráfego, piloto automático adaptativo, assistente de emergência e assistente viagem.

Leia também:  Novo Duster 2021 - Preços e Equipamentos

A previsão de início de comercialização nos EUA é no último trimestre de 2021. No Brasil as vendas não possuem data definida, mas não deve haver muita demora, já que mulas de testes foram vistas em terras brasileiras. A probabilidade é que apenas a versão GLI seja comercializada por aqui.

Por Luis Fernando Bernardo

Volkswagen Jetta 2022

Volkswagen Jetta 2022

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *