Chery Tiggo 5X 2022 – Características, Novidades



A linha 2022 do novo Chery Tiggo 5X será toda reestilizada e o câmbio de dupla embreagem será abandonado.

O SUV compacto chinês chegou ao Brasil ainda no ano de 2018, e era chamado de Chery Tiggo 4. O sucesso do modelo não demorou a chegar: com um visual simpático e diversos equipamentos a um custo menor que o da concorrência, o Tiggo ganhou espaço no mercado nacional.

Hoje em dia, já chamado de Tiggo 5X, o compacto promete, com a sua linha 2022, bater de frente com outros modelos também de sucesso no mercado brasileiro, tais como a Renault Duster, Jeep Renegade, Nissan Kicks, Chevrolet Tracker, entre outros. Para isso, a linha 2022 será toda reestilizada, e o câmbio de dupla embreagem será abandonado.



Segundo informações disponibilizadas pelo site Overboost, o modelo foi flagrado no interior de São Paulo, rodando com plásticos zebrados. Por baixo dos plásticos, escondiam-se uma grade dianteira maior, mas sem o friso cromado, que caracteriza a última versão do modelo. Outra novidade serão as entradas de ar, que conterão bordas cromadas.

Voltando-nos ao balanço traseiro, encontramos menos mudanças. O para-choque segue igual, será o mesmo utilizado na versão comercializada na China. A maior alteração, talvez, diz respeito ao nome da marca: ao invés do logotipo, este nome estará escrito por extenso.



Na parte interior, encontramos maiores mudanças: o painel de instrumentos digital, na nova versão, terá 10,25 polegadas, enquanto a central multimídia guardará 7 polegadas. O pacote de itens de segurança também sofreu alterações: o novo Tiggo 5X terá frenagem autônoma de emergência, seis airbags, detector de pontos cegos, piloto automático adaptativo e alerta de tráfego cruzado.

Com relação ao motor, o Tiggo 5X oferecerá propulsor 1.5 turbo, pronto a oferecer cerca de 150 cv. O câmbio automatizado de dupla embreagem também será substituído: ao invés do modelo anterior, que nada mais era do que a atualização da transmissão Powershift, o novo modelo terá um sistema automático CVT, possuindo ainda a simulação de 9 marchas. Essa talvez seja a melhor notícia para os fãs do SUV chinês, já que são constantes as reclamações de proprietários de modelos que empregam ainda o câmbio automatizado de dupla embreagem sobre o sistema que apresenta falhas de funcionamento e também trepidações.

Leia também:  Hyundai Creta 2020 - Especificações, Lançamento

O antigo modelo de câmbio, segundo o site da revista Quatro Rodas, gerou muitas reclamações, sobretudo com relação à dificuldades de subir ladeiras. Caso entrasse em uma ladeira em baixa velocidade, o câmbio apresentava uma demora para, da segunda marcha, voltar à primeira. Na versão atual do Tiggo 5X, não têm sido verificados problemas graves.

Versões e equipamentos

Versão T

Esta versão possui freios em ABS e EBD, sensores de estacionamento traseiros, alarme, controle de descida, câmera de ré, airbag duplo, luzes de condução diurna, ar condicionado digital, ISOFIX, sensores crepuscular e também de chuva, controles de tração e estabilidade, rodas de liga leve 17”, faróis de regulagem diurna, ajuste de altura no banco do motorista, retrovisores elétricos com rebatimento, volante com ajuste de altura, central multimídia com Bluetooth, rádio, entrada para SD card e USB, banco traseiro bipartido, piloto automático, monitoramento da pressão dos pneus, freio de estacionamento elétrico, assistente de partida em rampa. Com relação ao consumo de combustível, essa versão, na cidade, faz em torno de 6,7 km/litro; na estrada, até 8 km/litro.

Versão TXS

Na versão TXS, além dos equipamentos já citados, encontra-se também câmera de 360°, teto solar panorâmico, airbags laterais, banco do motorista com ajustes elétricos, e também bancos em couro. Com relação ao consumo de combustível, segue os mesmos parâmetros da versão T.

Preços

O Tiggo 5Xestá disponível em duas versões:

O Chery Tiggo 5X 1.5 VVT Turbo Iflex T DCT, que custa R$121.990; e

O Chery Tiggo 5X 1.5 VVT Turbo Iflex TXS DCT, pelo preço de R$126.890.

Por Sabrina Ferraz Fraccari

Chery Tiggo 5X 2022

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *