Licenciamento ES 2021 – Calendário de Pagamento, Como Pagar



O Licenciamento e fiscalização para veículos no Espírito Santo tem calendário 2021 divulgado.

O Detran-ES divulgou, por meio de edital, o calendário para que proprietários de veículos possam fazer o licenciamento para o ano de 2021. É sempre bom lembrar que este é obrigatório para todos, inclusive para veículos que tenham a isenção do IPVA.

A divulgação aconteceu dia 30 de novembro e o calendário para o licenciamento e fiscalização foi elaborado tendo como base as datas de pagamento do IPVA. Estar atento às datas pode evitar problemas para o proprietário do veículo, já que é condição para que o mesmo possa continuar a dirigir sem problemas.



Evite transtornos

A não realização do licenciamento anual pode trazer para o proprietário consequências indesejadas como multa, 7 pontos na Carteira de Habilitação (CNH) e ainda a apreensão do veículo que está rodando de forma irregular. É exatamente o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) que garante que o veículo apresenta todas as condições necessárias para trafegar, oferecendo segurança e dentro das normas ambientais estabelecidas.

Não espere receber o DUA

O DUA (Documento Único de Arrecadação) não é mais enviado aos donos de veículos. Para fazer o pagamento da taxa é necessário imprimi-lo no site do Detran.



No mesmo site é possível imprimir o CRLV-E (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico).

APLICATIVO CDT Digital

Para todos aqueles que prefiram, existe também a possibilidade de ter o documento na versão digital. Para isto, é necessário baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito – pode ser feito no celular ou mesmo em tablet. Vale lembrar que este é um documento que o motorista deve sempre trazer consigo em caso de ser parado em fiscalização.

Leia também:  Chevrolet Tracker 2018 - Preços, Ficha Técnica

Calendário para o licenciamento 2021 ES

Todos os que possuam automóveis, utilitários, motos e similares que tenham feito a opção de pagamento em cota única do IPVA, devem fazer o licenciamento no mês de abril. Aqueles que dividiram em parcelas, devem licenciar seu veículo no mês de julho, quando será paga também a última parcela.

Para os caminhões, ônibus e microônibus, que tenham escolhido pagar o imposto em uma única cota, o licenciamento deverá ser entre os meses de março e julho. A data exata será determinada pelo final da placa do veículo. Para os que tenham optado pelo parcelamento, a data coincidirá com o pagamento da segunda parcela do IPVA entre os meses de abril e agosto.

Os proprietários de veículos com direito a isenção também pagarão a taxa do licenciamento no mês de abril.

A partir do dia 27/08 será iniciada a fiscalização para os automóveis, ciclomotores, motocicletas e utilitários.

Para caminhões, ônibus e microônibus, essa fiscalização começará no dia 13 de setembro.

Onde fazer o pagamento

Após imprimir a guia de recolhimento no site do DETRAN ES, o pagamento pode ser realizado nos seguintes bancos: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander e qualquer casa lotérica que tenha convênio com a Caixa.

Dúvidas sobre o licenciamento

Qualquer dúvida a respeito do licenciamento, como valor a ser pago e outras questões, é possível ser esclarecida acessando o site que o DETRAN-ES disponibiliza exatamente para levar informações aos proprietários. Através do site abaixo é possível saber tudo que é necessário a respeito do veículo.

Site: https//publicodetran.es.gov.br/NovoConsultaVeiculoES.asp.

Tenha em mãos a placa do veículo, assim como o número do RENAVAN.

Facilidade e menos burocracia

Com a digitalização de seus serviços, o DETRAN ES não só torna o acesso aos serviços mais rápidos e simplificados, como traz mais segurança durante uma situação como esta em que o país enfrenta. Através do site, é possível obter informações sobre multas, IPVA atrasado e todas outras informações a respeito do veículo.

Leia também:  Hyundai Creta 2018 - Ficha Técnica, Versões

O Departamento de Trânsito de vários estados, além do Espírito Santo, já contam com esse tipo de serviço.

Redatora Henri

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *