IPVA 2021 – Valores e Descontos pelo Brasil



Confira aqui todos os detalhes sobre o pagamento do IPVA 2021 pelo Brasil.

Com a proximidade do final do ano, muitos estados brasileiros começam a divulgar os valores e os calendários para o recolhimento do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores), o imposto é cobrado anualmente aos proprietários de veículos, cabendo a cada estado calcular o valor conforme alguns critérios.

O valor final do IPVA é calculado conforme a tabela da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que possui levantamento dos preços dos veículos de acordo com o seu valor de mercado, em seguida o valor x é multiplicado pela alíquota, essa sim costuma sofrer variação de um estado para outro.



Muitos estados já divulgaram o calendário de pagamento, coisa que é comum acontecer sempre no mês de dezembro, permitindo que o motorista organize melhor o seu planejamento financeiro. Na região nordeste quase todos os estados já estão com as informações pertinentes sobre o IPVA 2021 divulgadas. Na Bahia houve redução do imposto para carros de passeios, com cerca de 5% de redução, para os micro-ônibus e ônibus houve 4,7%, além de 1,7% para motos. Ainda assim, para quem quitar o valor em cota única até a data de 10 de fevereiro conseguirá um desconto de 10%.

No Sergipe a Sefaz-SE também está oferecendo um desconto de 10% no IPVA para quem pagar à vista, o prazo final é o dia 26 de fevereiro. Os motoristas sergipanos também podem parcelar o valor no cartão de crédito em até 10 vezes. Em Pernambuco, o governo está oferecendo 7% de desconto para a quitação do imposto à vista, por lá também houve redução no valor do IPVA, chegando a 5,27% para os carros de passeios.

Leia também:  Mercedes-Benz Classe X - Ficha Técnica, Especificações


Na Paraíba, o motorista que quitar à vista terá um desconto de 10%, ainda assim, aqueles que preferirem pagar parcelado poderão dividir em até três vezes no cartão de crédito. No Maranhão será possível também o motorista obter desconto de 10% no valor do imposto pago em cota única.

Na região norte, o Acre segue o proposto por outros estados e também ofertará 10% de desconto à vista. Além disso, a alíquota para carros de passeios e camionetas será de 2% e moto 1%. Os demais estados da região ainda não divulgaram os dados referentes ao IPVA 2021.

Já no centro-oeste, no Distrito Federal os motoristas precisarão desembolsar cerca de 3% sob o valor venal dos automóveis, além disso a alíquota será de 2% para os donos de motocicletas e afins. Por lá os motoristas também poderão dividir o valor do imposto em até 3 vezes no cartão. No Mato Grosso, o IPVA começará a ser cobrado em março conforme o calendário divulgado pelo o estado, além disso os descontos para a quitação à vista irão variar entre 3% e 5%. Já em Mato Grosso do Sul, o desconto de 15% para quem pagar à vista promete animar os motoristas do estado. Para quem preferir parcelar no cartão é possível dividir em até 5 vezes.

Na região sudeste do País, no estado de São Paulo ocorrerá uma redução de 6,77% no valor do IPVA 2021, o motorista que quitar à vista terá mais 3% de desconto, além disso o valor poderá ser dividido em até três vezes. O Rio de Janeiro também ofertará desconto de 3% para o pagamento à vista, além da possibilidade de parcelar o imposto em três vezes. Para os motoristas mineiros as regras também são semelhantes aos dos outros estados da mesma região aqui já citados. No Espírito Santo o desconto será um pouco maior para a quitação em cota única, chegando a cerca de 5%.

Leia também:  Novo Mercedes-Benz Classe A Sedan 2019

Na região sul, apenas o estado do Rio Grande do Sul liberou informações até o presente momento, por lá os motoristas poderão obter desconto de 3% na quitação à vista, essa condição vale até o próximo dia 30 de dezembro. Além disso, os motoristas também poderão se beneficiar com o programa “bom motorista”, que oferta descontos de acordo com o histórico de multas praticadas pelo condutor, ou seja, quanto menos multas tiver no período estabelecido maior será o desconto sob o IPVA.

É importante que o proprietários de veículos procurem informações no Detran e na Sefaz de cada estado, sendo possível assim ter acesso a informações mais especificas e as datas de pagamento do IPVA 2021.

Valdeilma de Freitas Alves

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *