Descontos no IPVA 2021 na Bahia



Confira aqui as informações necessárias para o pagamento do IPVA 2021 na Bahia.

O fim do ano se aproxima, e com isso vem também muitos gastos que são típicos dessa época, fazendo com que muitas famílias planejem o seu orçamento financeiro, a fim de cumprir com as obrigações dos gastos sem nenhum transtorno.

O IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores) é um destes boletos, os donos de veículos precisam ficar atentos aos prazos e informações referentes ao seu estado e município. Entretanto, é certo que logo no início do ano os carnês de pagamentos começam a serem distribuídos, e planejar parece ser o melhor caminho para não comprometer o orçamento.



Muitos estados já liberaram informações sobre o IPVA de 2021, um exemplo é a Bahia. Conforme informações cedidas pela secretaria da fazenda do estado (Sefaz), os motoristas do estado terão uma redução do valor do IPVA que pode chegar até 5%, além de contar com descontos para o pagamento à vista ou para a quitação total antes do vencimento após o prazo de três (3) meses.

Conforme a Sefaz, os donos de veículos de passeios terão 5% de redução do IPVA, como citado acima. Já para os carros utilitários, o desconto alcançado é de 4,7%, ônibus e micro-ônibus também contarão com uma redução de cerca de 2,7%, seguido da redução de 1,8% para caminhões e para os motociclistas será ofertado um desconto de 1,7%.



Para quem possui dúvidas, o valor do IPVA é calculado de acordo com o preço venal dos veículos, que são elaborados conforme levantamentos feitos pela a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), em seguida o valor é multiplicado pela alíquota, esta última sofre variações de um estado para o outro. Sabe-se que, a alíquota da região sudeste costuma ser maior, com isso o IPVA dos veículos também é considerado mais caro quando comparado a outras localidades do país.

Leia também:  VW anuncia recall de Fox e Crossfox

Como foi falado acima, os motoristas baianos terão descontos sobre o valor do IPVA a depender da opção que escolher para quitar o valor. De maneira geral, o motorista que realizar o pagamento do carnê até o dia 10 de fevereiro de 2021 será contemplado com um desconto de 10% sobre o valor total, já aqueles que pagarem o valor em cota única até o prazo de vencimento, conforme o número final da placa de cada veículo, conseguirá um desconto de cerca de 5%.

A oferta de descontos fica a critério de cada estado, por isso, além do valor do IPVA variar de uma localidade para outra, é possível haver também melhores condições de pagamento conforme o estado de emplacamento do veículo. Além disso, é importante os motoristas ficarem atentos e se informarem sobre quais condições de quitação do IPVA melhor correspondem ao seu orçamento.

Conforme esses dados, os baianos terão em média cerca de 3,2% de redução no valor do IPVA 2021, esse decreto foi publicado no último dia 15 de dezembro (terça-feira) no Diário Oficial do Estado.

Como é sabido, alguns veículos possuem direito a isenção do IPVA, de acordo com a Sefaz esse beneficio é destinado aos veículos de empresas de transporte público do estado, veículos com mais de 15 anos de fabricação, além de também ser destinado a veículos com motor de potência inferior a 50 cilindradas. Outros transportes que também estão na lista são as máquinas agrícolas, os veículos pertencentes a embaixadas diplomáticas e a donos de táxis que são autônomos.

Para ter acesso a maiores informações, inclusive do calendário de pagamento do IPVA, é indicado que o motorista entre no site da Sefaz através do endereço http://www.sefaz.ba.gov.br/ , ou então ligar para o seguinte número: 08000 071 0071, que é do sistema de call center da secretaria, sendo possível assim sanar as dúvidas que são pertinentes ao IPVA 2021.

Leia também:  Honda WR-V - Preço do novo modelo

Valdeilma de Freitas Alves

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *