O novo Lucid Air Dream Edition, modelo sedan elétrico de luxo, está previsto para ser lançado no mercado automotivo no ano de 2021.
Apresentado pela Lucid Motors, o Lucid Air Dream Edition, sedan elétrico de luxo com longo alcance tem previsão de entrada no mercado automotivo no segundo trimestre de 2021, num movimento que tende a sacudir seu segmento, pois será o primeiro carro elétrico serial superando as especificações e desempenho de seu principal concorrente, o Tesla.
A Lucid Motors decidiu que era o momento de partir para o desenvolvimento de um modelo sedan elétrico mais eficiente, confortável, com carregamento mais rápido, maior aerodinâmica, espaço interno e capacidade, e com maior velocidade em pista que o Tesla.
Espaço interno
A fabricante do Air Dream Edition afirma que o interior do modelo demonstra a revolução em torno das telas de livre forma, integradas de forma elegante à arquitetura de design de sua cabine. Isso se reflete na beleza e perfeição da interação entre software do modelo e a interface do usuário.
Em frente ao motorista está localizada uma tela de 34 polegadas composta por vidro curvo 5K, sendo duas vezes mais comprida que a do modelo Taycan e está dividida em três seções distintas para conteúdos. Também compõem o design controles físicos táteis, como turbinas em relevo localizadas no volante, controle de volume e interruptores de liga leve para ajuste do ar-condicionado. O teto do modelo é de vidro, fornecendo muita luz natural e otimizando o espaço na cabine, com maior pé-direito para o passageiro e espaço do habitáculo.
Espaço externo
O Air Dream Edition, em seu espaço externo, conta com bateria e sistema de transmissão elétrico miniaturizado e extensão da cabine do passageiro para frente e para trás. As rodas do modelo, Aero Dream, serão de 19 ou 21 polegadas, oferecendo 61 km de autonomia a mais, conforme o EPA.
Bateria e carga
As baterias utilizadas pelo Ar Dream apresentam algumas diferenças em relação aos modelos da Fórmula E. Os 22 módulos presentes no Air contam com pouco mais de 5 kWh de armazenamento de energia, que somados criam a bateria com 113 kWh, consideravelmente maior que o Tesla Model S. A bateria é composta por sistema com 924 volts, maior tensão dentre os modelos elétricos produzidos em série e classificação de autonomia de 834 km, conforme o EPA.
O Air Dream também consegue gerar um fluxo de energia bidirecional, permitindo que seus proprietários consigam utilizar o modelo para fornecimento de energia para suas residências em momentos de imprevistos. O sedan carrega até 19,2 kW em equipamentos domésticos de carregamento CA.
Modo de condução semi-autônomo
O Air Dream contará com conjunto e sensores avançados, sistema de monitoramento do motorista, plataforma redundante e LIDAR com alta resolução. O Dream Drive, conjunto tecnológico do modelo, oferecerá suporte para 19 recursos de segurança e mais 8 recursos, que serão disponibilizados posteriormente ao lançamento e que poderão ser implantados através de atualização OTA. Dentre os recursos oferecidos pelo sistema Dream Drive estão:
· Alerta de fadiga;
· Alerta traseiro de tráfego;
· Assistência em alta velocidade em estradas;
· Assistente autônomo de estacionamento;
· Assistente de farol;
· Frenagem de emergência automática;
· Frenagem suave para manobras;
· Lucid Air Performance Version;
· Monitoramento 360º;
· Monitor para pontos cegos;
· Proteção para tráfego cruzado;
· Reconhecimento de sinais de trânsito.
Sistema elétrico de propulsão
O Air Dream contará com trem traseiro de força, alojando duas unidades de propulsão, com capacidade de fornecimento de 1.300 cv de potência nas rodas traseiras. Esses propulsores vão permitir que o design seja compacto, abrigando duas unidades de acionamento, uma ao lado da outra, com sensores em menor tamanho e menos pesos que seus concorrentes.
Disponibilidade e preços
O Air estará disponível no mercado em 2022 com custo inicial de US$ 80.000. O Air Touring chegará no final de 2021, com autonomia de 653 km e custando US$ 95.000. Por fim, o Air Dream Edition será disponibilizado no primeiro semestre de 2021, custando US$ 169.000 e com autonomia de 653 km a 809 km.
Por Luis Fernando Bernardo