Startup paranaense tem sensor que identifica se o motorista ingeriu álcool



Diferentemente do bafômetro, um dispositivo criado pela startup paranaense SENSCAR funciona de forma ativa, ou seja, através dos seus sensores, o equipamento monitora em tempo real e de forma contínua a respiração do motorista, e caso detecte sinais de álcool impede que o veículo saia em movimento. Se o veículo já estiver em movimento, o dispositivo continua monitorando a respiração do motorista a todo momento, proporcionando aos seus clientes, em especial empresas que possuam frotas de carros, caminhões ou ônibus, tornarem suas operações mais seguras, preventivas e controladas.

Dessa forma, gestores e proprietários de empresas de transporte de passageiros ou de cargas, poderão monitorar com maior eficiência sua frota e tomar as medidas cabíveis quando algum veículo soar o alerta de álcool identificado.



“Acreditamos que nossa tecnologia irá contribuir de forma efetiva para o aprimoramento das operações de nossos clientes”, afirma Jean Pierre, sócio-fundador da SENSCAR.

Além do equipamento instalado nos veículos, é disponibilizado um software integrado, que recebe em tempo real todas as informações dos dispositivos instalados nos veículos. Essa central de monitoramento é exclusiva para cada cliente e pode ser acessada através de computadores ou de celulares.



“Cada empresa poderá adequar o sistema à sua operação. Gestores e proprietários irão economizar tempo e recursos, além de reduzirem substancialmente a preocupação com esse tipo de eventualidade”, afirma Carlos Cunha, sócio-fundador da startup.

A startup garante que a informação chegue aos gestores e proprietários mesmo quando o veículo tiver transitado por áreas sem cobertura. Está em testes uma funcionalidade do dispositivo que desacelera e desliga o veículo de forma gradual e segura. Este será um opcional exclusivo para clientes que já possuam padrões de segurança para o uso do mecanismo.

Certamente o fato do dispositivo impedir que o veículo inicie algum trajeto por um motorista com sinais de embriaguez já é uma grande conquista, e reduzirá exponencialmente o risco de acidentes causados pelo fator álcool.

Sobre a SENSCAR

A SENSCAR é uma startup criada durante o desafio nacional Renault Experience, edição 2017-2018, onde o objetivo do desafio era fomentar iniciativas para a mobilidade urbana com a participação de estudantes universitários de todo o país. Os atuais sócios da SENSCAR, Carlos Cunha e Jean Pierre, formados em Relações Internacionais, representaram o Centro Universitário Internacional Uninter, tornando a SENSCAR vencedora do desafio Renault Experience.

A SENSCAR tem como missão diminuir o número de acidentes no trânsito, em especial, aqueles causados pela combinação de álcool e direção. Para tornar o veículo seguro, a startup criou um dispositivo em que uma das suas funções é impedir que o veículo seja conduzido por um motorista que apresente sinais de embriaguez.

Para saber mais sobre o dispositivo, basta acessar o site http://senscar.com.br/

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *