Saiba aqui quanto tempo o coronavírus sobrevive dentro do carro.
Uma análise sobre a permanência do coronavírus (Covid-19) em diferentes superfícies apontou que o vírus é capaz de sobreviver até 3 dias em determinados locais, incluindo a maçaneta do carro.
O coronavírus (Covid-19) se tornou o assunto mais relevante do mundo nos últimos meses. E não poderia ser diferente, afinal, trata-se de uma pandemia que está causando uma quantidade significativa de mortes. Dessa forma, é necessário adotar cuidados até mesmo em relação à maçaneta do seu carro. Isso porque o vírus pode sobreviver por até 3 dias nesse local.
Continue lendo e entenda todos os detalhes sobre esse assunto, inclusive como evitar a contaminação ao utilizar o seu carro!
O coronavírus pode sobreviver até 3 dias na maçaneta do carro
A quarentena imposta em diversas partes do mundo está fazendo com que as pessoas passem a maior parte do tempo em casa. Contudo, uma das exceções é a saída para comprar alimentos, remédios e outros produtos essenciais.
Sendo que, em muitos casos, o trajeto até as farmácias e supermercados é realizado de carro. E é aí onde está o risco de contaminação através da maçaneta, afinal, é impossível não tocá-la.
Segundo um estudo realizado pela The New England Journal of Medicine, que é uma publicação científica bastante respeitada na área da medicina, o coronavírus sobrevive por diferentes períodos de acordo com o local onde se encontra.
Um dos lugares onde o vírus tem maior poder de sobrevivência (3 dias) é exatamente nas maçanetas dos carros. Em sua maioria, elas são fabricadas em aço inoxidável. E as superfícies desse material são excelentes para a fixação do coronavírus.
Sobrevivência do coronavírus nas mais diversas superfícies
O estudo da The New England Journal of Medicine apontou o tempo de sobrevivência do coronavírus em várias superfícies. Veja abaixo quais são elas e qual o período de permanência do vírus em cada uma:
- Cobre (até 4 horas);
- Papelão (até 24 horas);
- Plástico e aço inoxidável (até 3 dias).
A duração do vírus por períodos diferentes em cada tipo de local está diretamente ligada às características da superfície, especialmente no que se refere à capacidade da saliva humana permanecer sobre ela.
Nas superfícies mais lisas, por exemplo, como é o caso do aço inoxidável, a possibilidade de a saliva se fixar é maior. Consequentemente, aumenta também o tempo de sobrevivência do coronavírus.
Vale destacar ainda que, no ar, o tempo de sobrevivência do coronavírus é de até 3 horas. Ou seja, é possível contrair a Covid-19 ao permanecer ou passar em um ambiente no qual uma pessoa infectada, por exemplo, espirrou 3 horas antes.
É exatamente por essa facilidade de contágio que a OMS (Organização Mundial de Saúde) tem recomendado medidas de isolamento social. Obviamente, há a necessidade de sair de casa, por exemplo, para comprar produtos essenciais, mas deve haver uma limitação, especialmente para os grupos de risco, que são:
- Idosos;
- Diabéticos;
- Hipertensos;
- Pessoas que possuem alguma imunodeficiência; e
- Pessoas que têm histórico de doenças respiratórias.
O que fazer para evitar a contaminação por coronavírus através da maçaneta do carro?
Em relação à possível contaminação por coronavírus por meio da maçaneta do carro, existe uma boa notícia: a limpeza desse local é bastante simples, já que se trata de uma superfície lisa.
O ideal é realizar a limpeza da maçaneta com sabonete neutro ou com álcool 70%. Utilizando esses produtos com o auxílio de um pano macio, o risco de gerar quaisquer danos aos materiais é mínimo.
Esses cuidados em relação à limpeza da maçaneta do carro também devem ser adotados em outras partes do veículo (internas e externas). O mesmo vale para quem possui moto. O importante é manter todas as superfícies o mais limpas possível, pois essa é a única alternativa para evitar a contaminação por coronavírus ao manter contato com o seu veículo.
Texto de Alex Castro