Volkswagen Nivus – Previsão de Lançamento do Novo SUV



O 1° semestre de 2020 deve ser marcado pelo lançamento do Nivus, novo SUV da Volkswagen.

Pablo Di Sini, presidente da unidades do Brasil e América latina da Volkswagen, afirmou que o novo modelo SUV da fabricante, o Nivus, será lançado ainda no primeiro semestre de 2020. Durante a apresentação do modelo Polo GTS, em Mogi-Guaçu/SP, evento do qual participou, Di Sini falou sobre os números da Volkswagen em 2019, destacando o crescimento de 3,7% nas vendas realizadas no continente sul-americano.

Segundo o executivo, este resultado foi o mais relevante dentre os resultados apurados nos continentes onde a Volks atua. No Brasil a montadora teve um crescimento de vendas de 12% em 2019, ficando acima dos 8% obtidos pela indústria automotiva no mesmo ano. Considerando os resultados de 2018 o crescimento das vendas da montadora alcançou 51%, reduzindo o impacto da queda das exportações. O presidente da montadora informou que as demais montadoras tiveram uma queda de 29%, enquanto a da Volkswagen foi de apenas 4,9% no ano passado.



Características do SUV Nivus

Apesar de possuir muitas semelhanças, o SUV Nivus apresentará mais equipamentos que vão permitir que se distancie do Polo. Praticamente todas as versões do SUV terão quadro de instrumentos digital como item de série, que só é possível encontrar no Polo no topo da linha e ainda como item opcional, bem como no T-Cross, disponibilizado nas versões Comfortline e Highline, as duas mais caras da montadora.

Inicialmente o Volkswagen Nivus será disponibilizado em três tipos de configurações: Comfortline, Highline e Sense, esta última voltada para PcD’s. Um dos grandes destaque do SUV, segundo o presidente da montadora, será a criação de um sistema de entretenimento totalmente novo. O atual sistema utilizado no veículo foi criado integralmente na Alemanha.

Leia também:  Recall do Citroen C4 Picasso - Problemas no Cinto de Segurança


Di Sini ratifica que apesar de utilizar algumas peças vindas de outros países, o sistema será totalmente fabricado no Brasil. De acordo com o executivo, o mais importante é o desenvolvimento da inteligência relacionada ao sistema, e esta será toda estruturada por profissionais brasileiros, mesmo que possua algum item vindo de outro país. Ainda segundo o executivo a intenção deste sistema é permitir que seu uso seja extremamente intuitivo. O objetivo, antes de baratear o sistema, é adaptá-lo ao gosto brasileiro. Segundo o presidente da montadora, os brasileiro possuem um comportamento completamente diferente dos europeus.

Os especialistas responsáveis pelo sistema na Europa apontaram a sua simplicidade como um ponto muito negativo, já que perceberam que os brasileiros preferem um sistema bem mais complexo. E este sistema não ficará restrito ao Nivus, sendo disponibilizado também para o Polo, o T-Cross e o Virtus. Será realizada uma adaptação na plataforma eletrônica dos veículos em fabricação para inclusão do novo sistema. Deste modo será possível disponibilizar para os modelos hatch, sedã e SUV um quadro novo de instrumentos nos anos que estão por vir.

Devido a proximidade e semelhança, os modelos Nivus e Polo vão dividir vários itens, além das peças utilizadas na carroceria. A intenção da montadora é que o Polo e o Nivus compartilhem também um quantidade considerável dos componentes da cabine. O painel que será utilizado pelo Nivus trará pouquíssimas diferenças em relação ao Polo, isso sem considerar as soluções locais, como o quadro de instrumentos digital, por exemplo. Os revestimentos bem como acabamentos não serão compartilhados entre os dois modelos.

Com muita ou pouca semelhança é possível perceber que a intenção da Volkswagen é atender plenamente o mercado local. O objetivo principal é oferecer um produto com o máximo de personalização possível, e que atenda às necessidades do público brasileiro. De momento deve-se aguardar o lançamento do modelo para confirmar se às expectativas geradas serão atendidas.

Leia também:  Chevrolet Onix 2019 - Novidades, Especificações

Luis Fernando Bernardo

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *