Toyota Raize – Lançamento no Brasil, Características





A Toyota chegará com força total no mercado de SUVs no Brasil em 2021.

A nova aposta da empresa japonesa Toyota é o Raize, SUV compacto que vem para concorrer com carros já consagrados em território nacional, como o T-Cross, da Volkswagen. A produção do carro deverá ocorrer em Sorocaba, no interior do Estado de São Paulo, com investimento em produção que deve beirar o R$ 1 bilhão.

O novo SUV foi apresentado ao mundo com um conceito baseado no primo RAV4 no Salão de Tóquio, vale lembrar que esse modelo já está sendo comercializado no Japão, país de origem da marca.




Medidas

O tamanho do carro é um pouco diferente do que o do T-Cross, por exemplo, ele é menor e mais compacto, por ter sido construído em cima da carroceria DNGA, que é a versão mais compacta da carroceria do Corolla 2020, a TNGA.

O porta-malas não deixa a desejar para uma versão mais compacta de um SUV, são 369 litros para o dono do veículo utilizar como quiser, é possível abrigar algumas malas de viagem sem problema algum, espaço não vai faltar. O peso é outro fator interessante, pois o carro pesa menos de 1 tonelada, são 970 quilos distribuídos em toda a sua estrutura, medida, mais uma vez, menor do que a dos concorrentes.


Comprimento: 3,99 metros

Largura: 1,69 metros

Altura: 1,62 metros

Entre eixos: 2,52 metros

Porta-malas: 369 litros

Peso: 970 quilos

Motorização

No Japão, a versão lançada do SUV acompanhou uma configuração modesta nos motores e afins, com um motor 1.0 Flex Turbo de 98 cavalos de potência, com 14,3 kgfm de torque. Esses indicativos estão abaixo dos modelos que concorrem com o Raize, por isso acredita-se que para o Brasil o modelo venha com uma configuração diferente, mas que não impressiona de forma geral.

A expectativa é que o modelo chegue no Brasil com um motor 1.5 Flex de 107 cavalos com 14,4 kgfm, as mesmas especificações que já vimos em outros modelos da marca, como o Etios e Toyota Yaris. Talvez a maior reclamação em cima do novo SUV seja justamente em cima do motor, que deixa a desejar se comparado com os concorrentes. Veja abaixo o motor de alguns concorrentes do Raize:

HRV 2020

1.8 Flex 140 cv;

99 mil em média das versões.

CRETA 2020

1.6 Flex 130 cv

80 a 107 mil

A diferença é grande, mas é esperado que o Raize compense esses aspectos com o preço, que promete ser menor do que o dos concorrentes que citamos.

Consumo

Ainda não temos testes dessa versão de motor na estrutura do Raize, mas a versão japonesa com motor Turbo 1.0, o SUV chegou a fazer 18,6 km/l na versão com tração dianteira e 17,4 km/l na versão com tração integral. A versão com tração integral não deve chegar ao Brasil, só o modelo com tração dianteira.

Câmbio

Na versão mais simples é esperado que o SUV tenha câmbio manual de 6 velocidades, como no Japão e câmbio automático CVT na configuração TOP de linha. O câmbio CVT já é um aspecto consagrado no Brasil em diversos modelos, então não será um grande diferencial, mas ainda sim é um diferencial.

Detalhes: Farol, roda e design

O Raize tem um design robusto que deixa o carro bem imponente, assim como o seu irmão mais velho, a RAV4, onde todo o design foi inspirado. Ainda assim tem um aspecto aventureiro e moderno no veículo que deixa a construção mais interessante. Os faróis são todos em LED, as rodas são de liga leve de até 17 polegadas (na versão TOP de linha), os bancos devem chegar em couro no Brasil, enquanto o painel no interior tem detalhes em vermelho e cromado.

Falando em painel, no interior do carro o motorista trabalhará com um painel de instrumentos TFT de 7 polegadas, com 4 modos de exibição diferentes: avançado, emocionante, simples e analógico. A partida do carro é por botão com chave presencial, nada de novidade nos carros mais atuais.

O ar condicionado é digital, vidros e retrovisores elétricos e central multimídia de 9 polegadas em estilo flutuante, que tem compatibilidade com Android Car e Apple CarPlay. Na versão TOP de linha são esperados mais alguns detalhes no carro, como antena em estilo barbatana de tubarão e aerofólio esportivo. O Raize deve chegar disponível em oito cores: preto metálico, prata metálico, vermelho fogo metálico, bege metálico, amarelo metálico, azul cristal e branco pérola.

Segurança

Na parte de proteção a Toyota equipou o seu novo modelo com 6 airbags distribuídos no interior do carro e o sistema Smart Assist, que contém algumas tecnologias para evitar colisões e acidentes mais graves durante a direção do carro, esse sistema virá em todas as versões do Raize. Algumas funções são o controle de cruzeiro, câmera de ré e inteligência que reconhece quando o piloto pisou no acelerador por engano, quando queria pisar no freio.

Preço

Poderá ser o aspecto que causará mais diferença entre o Raize e seus concorrentes, pois com configurações mais modestas, o preço deve diminuir. No Japão, o carro é comercializado entre R$ 65 mil e R$ 90 mil, isso considerando a conversão direta do iene, moeda oficial do Japão.

No Brasil, espera-se que esse valor aumente um pouco, mas não absurdamente, sendo um diferencial e tanto na hora compra.

Por Breno Antonio Paciência

Toyota Raize

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