Como Consultar a Situação da CNH





Confira como e onde consultar a situação da CNH, como pontos, multas, pendências, entre outros.

É muito importante saber qual a situação da carteira de habilitação, se tem pontos acumulados, multas e taxas a pagar, ou até mesmo para poder conferir a situação e se aplicado injustamente poder recorrer ou pagar dentro do prazo evitando possíveis futuros transtornos. Realizar a consulta da sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou sobre a situação do seu veículo é uma tarefa simples e pode ser realizada tanto em um dos postos de atendimento do Detran ou pela internet. Destacamos neste artigo como e onde realizar a consulta da sua CNH e do seu veículo.

Consulta presencialmente no Detran

Uma das maneiras de consultar a sua CNH ou situação do veículo é pessoalmente em uma unidade do Detran mais próxima. Deverá levar somente sua carteira de habilitação em mãos, que é um documento também usado como identificação, e solicitar a informação no local com um atendente. Se tiver perdido a carteira de habilitação, ou ela tenha sido roubada/furtada, deverá apresentar o B.O. (boletim de ocorrência) ou a declaração de perda.




Caso o motorista não puder ir pessoalmente, poderá ser representado, por outras pessoas da família, como pais, cônjuge, filhos ou irmãos. Neste caso o representante deverá levar a CNH do condutor e algum documento que comprove o parentesco.

Consulta rápida e com todas as informações da CNH e veículo pela internet

A maneira mais fácil e rápida para consultar a situação da carteira de habilitação ou do veículo é pela internet pelo site do Detran do estado onde foi tirado a habilitação ou de onde está a placa do veículo. Colocamos abaixo o link direcionados ao Detran de alguns estado para realizar a consulta de cada situação. A consulta é simples, deverá informar o número do CPF e o número do registro da CNH, para o caso da consulta de multas. Nos sites dos Detrans é possível também consultar, além da pontuação da CNH, um Dossie completo sobre a situação do veículo informando o número da placa e o número do Renavam.


Detran Santa Catarina

  • http://www.detran.sc.gov.br/

Detran Minas Gerais

  • https://www.detran.mg.gov.br/

Detran Rio Grande do Sul

  • https://www.detran.rs.gov.br/inicial

Detran Paraná

  • http://www.detran.pr.gov.br/

Detran São Paulo

  • https://www.detran.sp.gov.br

Detran Rio de Janeiro

  • http://www.detran.rj.gov.br

Detran Bahia

  • http://www.detran.ba.gov.br/

Detran Mato Grosso do Sul

  • http://www.detran.ms.gov.br/

Detran Rondônia

  • https://www.detran.ro.gov.br/

Detran Rio Grande do Norte

  • http://www.detran.rn.gov.br/

Aplicativo para consultas de veículos

Outra opção para verificar os pontos na carteira de motorista é pelo aplicativo Autocheck do Detran. O serviço gratuito, disponível para Android e IOS, atualmente está disponível para os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Bahia e Pernambuco. No próprio site dos Detrans tem o link para baixar o aplicativo.

O aplicativo, que foi pensado para agilizar a consulta de multas, possibilita também outras consultas como de placas, tabela FIPE, de centros automotivos especializados e cotação de seguros para carros.

Para realizar a consulta pelo aplicativo deverá informar o número do chassi, ou número da placa do veículo ou numero do Renavam. Será informado o modelo, cor e marca do veiculo para ver se confere com o solicitado. O aplicativo informa sobre as infrações como pontos recebidos e os locais onde recebeu as multas.

Consulta pelo site da Polícia Rodoviária Federal

E ainda outra opção para realizar consulta do veículo é pelo site da Polícia Rodoviária Federal, pelo serviço Nada Consta. O sistema da Policia vai informar se o veículo tem alguma multa por infração. Para realizar a consulta será necessário informar a placa e o Renavam.

Por Adoniran Peres

Consulta CNH



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *