JAC T60 e JAC iEV20 – Lançamentos no Brasil





JAC Motors irá lançar no Brasil os novos modelos JAC T60 e JAC iEV20. O primeiro é um SUV que deverá chegar no ano que vem, já o segundo é um modelo elétrico que está previsto para ser lançado em terras tupiniquins em setembro deste ano.

A JAC Motors é uma companhia chinesa, fabricante de veículos, como os comerciais leves e até mesmo chassis de caminhões e ônibus. Foi fundada em 1964, e nos seus primeiros anos era totalmente dedicada à produção de caminhões. Demorou alguns anos para produzir veículos de outros segmentos. Atualmente é uma das grandes marcas de veículos no mercado, e, inclusive, produziu cerca de 700 mil unidades no ano de 2017.

A JAC chegou ao Brasil em 2010, anunciando uma parceria com o Grupo SHC, que ficaria responsável pelo marketing, a comercialização, a assistência técnica, pós-vendas e até mesmo a distribuição das peças originais da marca.




A empresa chinesa é extremamente exigente com seus modelos. Chegando ao Brasil foram realizados diversos testes para garantir a fidelidade do público brasileiro. Os testes de rodagem podiam garantir cerca de mil quilômetros rodados por modelo. Assim, a equipe técnica poderia realizar acertos na suspensão, no acabamento interno, além de motor e conforto. Desde março de 2011 estão disponíveis no Brasil sete modelos da marca.

E agora, a JAC anunciou, por suas redes sociais oficiais, mais dois modelos para o público brasileiro: o JAC T60 e o JAC iEV20.


A marca de veículos já contava com alguns modelos utilitários em sua linha, como o T40, T50 e o T80. Apesar de seguir o nome dos antigos modelos, o novo T60 não será uma reestruturação, e sim um carro totalmente novo. O SUV deve chegar às concessionárias no ano que vem, com um porte grande como o Jeep Compass e o seu preço deve ficar por volta dos R$ 120 mil.

Algumas especulações apontavam que o novo T60 seria remodelado a partir do T6, o primeiro SUV da JAC a ser comercializado no Brasil em 2015 e que já saiu das prateleiras. Mas não será esse o caso. O T60 será um modelo inédito e tende a reformular um novo SUV para a JAC Motors.

Já a segunda novidade, o JAC iEV20, será um modelo elétrico, que será lançado ainda em setembro deste ano. O iEV20 é um compacto baseado em outro modelo, o antigo J2, que já foi vendido no Brasil há algum tempo.

O motor elétrico do iEV20 vai gerar cerca de 68 cv de potência e 22 mkgf de torque. As baterias têm capacidade máxima de 43 kWh. E, de acordo com dados do fabricante a autonomia pode chegar a 320 km.

Esse não é o primeiro carro elétrico da montadora, nem mesmo o primeiro a ser comercializado no Brasil. Já foram prometidos quatro modelos elétricos para o público brasileiro e devem chegar de forma simultânea em setembro deste ano.

Serão dois SUVs, o subcompacto iEV20 e o compacto iEV40, uma picape média iEP 330, e até mesmo um caminhão, o iET 1200. Os nomes poderão ser alterados até a chegada em setembro, mas os modelos já estão confirmados.

O compacto iEV40, será um pouco mais potente que seu companheiro iEV20. As baterias apresentam capacidade de 40 kWh, com uma autonomia de 300 km. Já o motor, vai produzir 115 cv de potência e 27 mkgf de torque. Esse modelo vai custar R$ 150 mil aqui no Brasil.

Mas a grande novidade da marca é a picape elétrica iEP 330. É a primeira picape elétrica da categoria. O seu nome faz referência ao torque produzido, cerca de 33 mkgf. A marca afirma que essa nova picape pretende alcançar o público dos novos empresários. O uso poderia ser, por exemplo, para uso de manutenção em redes de TV a cabo ou redes elétricas. O preço ainda não foi confirmado. A capacidade máxima de suas baterias é de 67 kWh, garantindo uma autonomia de 300 km e com uma potência de 150 cv.

O caminhão da marca também será restrito a um público mais específico. Como não existem caminhões elétricos comercializados no Brasil, será preciso conversar com prefeituras, para que sejam criadas leis, para garantir benefícios a empresas que comprem o novo caminhão elétrico.

O iET 1200 é voltado para os grandes centros urbanos. A capacidade das baterias é de 97 kWh, com uma autonomia de 200 km. Seu motor gera 177 cv de potência e 120 mkfg de torque.

Resta esperar que os novos modelos elétricos cheguem ao mercado ainda em setembro deste ano.

Por Stephanie de Quadros

JAC iEV 20

JAC T60

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *