Bestune T77 – SUV da Xiaomi, Lançamento





Da parceria entre Xiaomi e Bestune nasceu o T77, novo SUV de baixo custo da China.

As empresas focadas em tecnologia têm inovado constantemente em seus produtos e aumentado o leque de opções e setores de atuação. Prova disso é a já consagrada parceria criada entre a Samsung que participou ativamente do lançamento dos carros da marca Renault, na Coreia do Sul, e o Google e outras marcas que desenvolvem os famosos carros autônomos.

Sabendo disso, a Xiaomi, uma companhia chinesa que possui a sua sede em Pequim e é especializada em produtos eletrônicos, seguiu um outro rumo. Isso porque a empresa participou do desenvolvimento do mais novo SUV chinês, o Bestune T77, apresentando e colaborando no processo de personalização do carro utilizando as suas tecnologias de ponta. Uma parceria com a marca Bestune, vale ressaltar que o automóvel não foi criado do zero. Por isso, foi feita somente uma alteração em seus padrões para que ficasse mais tecnológico.




Bestune T77 e Xiaomi

Considerado no mercado como um SUV médio, o Bestune T77 chega com um comprimento total de 4,52 metros e motorização 1.2 turbo com 143 cv de potência. O câmbio é automatizado com um total de 7 marchas e dupla embreagem. A montadora de automóveis FAW (First Automobile Works) ficou responsável por toda a parte mecânica. A mesma já é consagrada pela sua parceria na China com a Volkswagen, comercializando o veículo desde o mês de novembro do ano passado. Para a Xiaomi, a responsabilidade atribuída foi de desenvolver a tecnologia que integra o carro, de forma a mais bem equipá-lo do que ele já era. Assim, o SUV passa a interagir e integrar um assistente virtual da marca, o Xiao Ai, que funciona no mesmo sentido de outros como Amazon Alexa, Google Assistente e Apple Siri. A grande novidade é que, além de aceitar os comandos de voz do condutor, o console apresenta também um holograma que apresenta o avatar do assistente Xiao Ai. Esse avatar pode ser tanto de uma garota desenhada no estilo de animações orientais, bem como de um robô. O sistema e seu funcionamento é um pouco mais complexo. Isso porque a chinesa destaca a possibilidade de enviar alguns comandos para a Xiao Ai para que ela consiga controlar algumas atividades de dentro da sua casa. Sendo assim, é possível que você ative, por exemplo, um robô para aspirar o pó, uma lâmpada que você esqueceu possa ser apagada ou, ainda, solicitar que o ar condicionado seja ligado. Porém, vale ressaltar que isso somente é possível se os equipamentos do seu lar estejam integrados e também sejam da mesma marca.

Mercado chinês e lançamento em outros países

Apesar de parecer uma ideia um tanto quanto plagiada, já que outros assistentes também realizam essas mesmas funções, a ideia é válida, uma vez que o mercado chinês não é atendido pelas grandes empresas que oferecem serviços parecidos. Um caso a citar é a Google, que não tem participação na China. Já a Apple possui um atraso visível no quesito quando comparado à Amazon, que não possui qualquer fatia no mercado chinês. A promessa da Xiaomi com o Xiao Ai, portanto, é de conseguir melhor interação com tudo que está fora do veículo. Porém, a notícia não é promissora para os brasileiros que já estão aguardando a chegada do modelo Bestune T77 por aqui. Na realidade, sabe-se inicialmente que o SUV terá a sua venda dedicada exclusivamente à China, com disponibilidade de duas versões e com preços que variam de 135.800 e 124.800 yuans, o equivalente em reais a R$ 77.949 e R$ 71.635. Já para os demais mercados, ainda não há qualquer notícia. Porém, se a sua estreia for um sucesso, a garantia é de que a Xiaomi continue com os seus experimentos, de maneira a se inserir cada vez mais no setor automobilístico. Inclusive, já foi compartilhado pela empresa um desejo futuro em planejar e lançar um modelo de carro elétrico que possa competir com o já conhecido Tesla Model 3. Verdade ou não, resta aguardar o que espera o Brasil em relação a essas novidades.


Por Kellen Kunz

Bestune T77

Bestune T77

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *