Renault Clio 2019 – Lançamento, Especificações





Muito próximo do SUV cupê chamado de Arkana, o Clio em sua nova geração possui um visual mais atual da montadora francesa e possui recursos com alta tecnologia, as quais prometem dar uma mexida no segmento de veículos hatches compactos.

Acabou de acontecer o renascimento do ícone da montadora francesa Renault, o Clio. A fabricante informou na última nesta terça-feira, dia 29, as imagens da parte externa do hatch em sua quinta geração, a qual irá ser será no mês de março no Salão do Automóvel da cidade de Genebra. Muito próximo do SUV cupê chamado de Arkana, o Clio em sua nova geração possui um visual mais atual da montadora francesa e possui recursos com alta tecnologia, as quais prometem dar uma mexida no segmento de veículos hatches compactos, onde ele briga com VW Polo e Ford Fiesta.

Reformulado por inteiro se comparado com o veículo em sua quarta geração, o Renault Clio novo é desenvolvido sobre a plataforma modular CMF-B, uma versão que é pouca coisa maior do que a plataforma CMF-A a qual é usada no modelo subcompacto Kwid. Sua arquitetura é maleável, além de dar permissão de aproveitar melhor o espaço de sua cabine, quesito este que o carro deve surpreender. De acordo com a montadora, o automóvel contará com o maior porta-malas dentro de sua categoria, comportando até 391 litros, o que representa 26 litros a mais do que a geração anterior.




Embora tenha mais volume neste quesito, a nova geração do Clio conta com 3 centímetros a menos em relação ao solo e seu comprimento foi encurtado em 1,4 centímetro. Até o momento, estes foram os únicos números informados pela Renault. A empresa não detalhou nem mesmo os seus motores. No dia 29 a empresa divulgou algumas imagens de seu painel, mostrando que ficou mais moderno. Ainda segundo a própria fabricante, o novo Clio contará, em sua categoria, com o maior display multimídia, contando com 9,3 polegadas. Sua tela possui posição vertical e é levemente curvada.

Seu quadro de instrumentos irá ter uma tela digital, podendo possui tamanhos variados, onde os displays poderão ter entre 7 e 10 polegadas. As telas, nas versões um pouco mais caras, permitirão navegação por GPS, da mesma forma que o cluster digital do Polo da VW, que é um dos seus maiores concorrentes. Ainda haverá recursos sofisticados, assim como iluminação ambiente com lâmpadas de leds, oferecendo oito diferentes opções de cor e carregador de celular, sem fio, por indução.


Outro quesito desta versão do Clio que deverá impressionar os consumidores será o seu acabamento. Algumas partes do forro das portas e também do painel contam com superfícies macias ao serem tocadas, um recurso pouco usado nesta categoria. Assim como seus outros rivais, o modelo hatch da fabricante francesa apostará também na customização. Já foi confirmado também que o Clio irá ter recursos semiautônomos, por exemplo, a frenagem automática de emergência, sem contar uma versão inédita que será híbrida.

Novo Renault Clio no mercado brasileiro

Ainda é muito cedo para determinar o desembarque do novo Clio aqui no Brasil, até mesmo porque a montadora está atuando neste período em uma atualização do Logan e do Sandero e Logan. Sem alterações de design por diversos anos, em 2019, estes compactos irão receber um facelift derradeiro para continuar forte na briga até que se troque a sua geração lá pelo ano de 2021. Aí então poderá ser o ressurgimento do Clio.

No ano de 2017, o gerente mundial de marketing da montadora, Sylvain Coursimault, disse ao famoso jornal Le Figaro que a marca não iria fazer outros veículos que derivassem de modelos da Dacia. Sendo que o último seria o Duster, o qual irá ganhar um facelift muito em breve. Caso venha a ocorrer o reposicionamento, o novo Clio ainda poderá voltar da mesma forma que o Sandero, seu sucessor e então terminar com a separação de duas gerações.

Por Filipe Silva

Renault Clio 2019

Renault Clio 2019

Renault Clio 2019

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *