IPVA MG 2019 – Calendário de Pagamento, Descontos, Onde Pagar




Confira aqui todos os detalhes sobre o IPVA 2019 no Estado de Minas Gerais.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, ou IPVA, cobrado todos os anos, tem nova tabela para 2019 no Estado de Minas Gerais. Abaixo seguem as informações sobre o calendário de pagamento e de descontos:

Toda pessoa que decidir realizar a quitação à vista terá direito 3% em desconto no ato; já que outros 3% também deverão ser deduzidos do imposto para as pessoas que pagaram esses débitos dentro do prazo corretamente estabelecido, entre os anos de 2017 e de 2018.


A publicação tem origem na própria Secretaria de Fazenda do Estado de Minas Gerais, por onde foi divulgada, a partir do dia 4 de dezembro, a nova escala para orientação do pagamento do IPVA 2019.

Assim, este imposto começará a vencer a partir do dia 14 de janeiro de 2019, com relação aos carros cujas placas possuam finais 1 e 2, conforme está registrado na nova tabela.

A partir deste mesmo ano, o novo Governo estará concedendo desconto de até 3% para as pessoas que realizarem a quitação do IPVA em uma única parcela, concedendo mais 3%, de modo automático, em relação ao valor desse imposto sobre os veículos que foram carregados de débitos, ou seja, o imposto, as taxas e eventuais multas, quitados em dia nos dois anos anteriores, 2017 e 2018.


Possuir e manter um automóvel não consiste apenas em um direito privado de cada proprietário, já que a vida no trânsito, nas grandes cidades, pressupõe uma grande responsabilidade para com o próximo. Todo motorista, seja de que veículo for, tem uma responsabilidade social que o obriga não só a estar atento ao máximo no trânsito, mas, também à necessidade de se realizar a correta manutenção do automóvel, de modo que o mesmo esteja em condições mínimas de segurança para transitar nas ruas.

Portanto, todos os contribuintes terão chance de quitar este imposto por meio de uma única cota, garantindo com isso um bom desconto de até 3%, ou mesmo por meio das três parcelas, a serem pagas na sequência dos meses de janeiro, de fevereiro e de março.

Deste modo, conforme o critério estabelecido, o valor mínimo de parcelamento está no cômputo de 150 reais. Este pagamento já está podendo ser efetuado por meio de todos os terminais de autoatendimento devidamente autorizados, fazendo uso do Renavam do próprio veículo. Todo proprietário de automóvel poderá baixar esta guia de arrecadação via internet e imprimir.

De acordo com os cálculos já efetuados por meio do departamento da Secretaria da Fazenda, e em todo o Estado de Minas Gerais, são em torno de 2,8 milhões de veículos, ou seja, 29% da frota existente que estão prestes a receber este novo benefício, previamente nomeado de “Bom Pagador”. Trata-se, em realidade, de um bom incentivo ao correto pagamento do IPVA.

Junto a essa quitação do valor do IPVA, todo contribuinte deverá se manter muito atento ao vencimento prescrito para o pagamento da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo, ou TRLAV, por meio do valor de 102,41 reais.

Seguindo nessa linha, o prazo máximo para a quitação deste mesmo tributo se estenderá até o dia 1º de abril de 2019.

Sobre a redução da taxa, seguem as informações:

O anterior governo fez informar que houve uma significativa redução em até 3,17% sobre o valor do IPVA em relação ao mesmo imposto cobrado para o início de 2018.

Este ano, 2019, com a nova tabela, o Estado de Minas Gerais deverá arrecadar um valor em torno de 5,44 bilhões, dentro do conjunto de 9,7 milhões de automóveis emplacados até o dia 19 de outubro, cujos IPVAs os proprietários estarão quitando.

Para mais informações e acesso à tabela, acesse aqui.

Paulo Henrique dos Santos

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *