Mercedes-Benz lançará a primeira pickup de luxo na segunda metade de 2019.
A Classe X é uma pickup de luxo da montadora alemã Mercedes-Benz. Lançada em estreia mundial na Cidade do Cabo, África do Sul em julho de 2017, a nova pickup da Mercedes-Benz pega seu chassi do Nissan Navara e emprega muitos recursos e tecnologias específicas da Mercedes. A pickup foi colocada à venda há quase 2 anos (no início de 2017).
Bastante aguardada para o Brasil, a Mercedes-Benz Classe X, pick-up média que promete ser a mais luxuosa no segmento já roda em testes no Brasil e já fez sua estreia em solo brasileiro no Salão do Automóvel de São Paulo.
Design
Em design, a pick-up, que é a terceira a desfrutar do projeto Frontier, divide plataforma com a Nissan e Renault Alaskan.
As dimensões da Pickup são as seguintes:
Comprimento: 5,34 m
Largura: 1,92 m
Altura: 1,82 m
Entre eixos: 3,15 m
Porta-malas: 1.000 litros
Entre as três pick-ups, a Classe X é sem dúvidas a mais atraente. Com uma frente bem chamativa e grade com o símbolo da marca em destaque, aqui os faróis da Classe X são em Full LED e os elementos cromados nos para-choques são exclusivos da versão mais cara.
Traseira
Na traseira a marca optou por deixar as coisas mais sóbrias e resolveu não ousar muito.
Interior
No interior da Classe X, a Mercedes fez um trabalho pensado para diferenciar a caminhonete das demais e elevar o nível de conforto e luxo. Chamou a atenção o acabamento em couro costurado nas portas e painel e, claro, o revestimento suave ao toque por todas as partes.
Motor
São duas as motorizações que equipam essa pick-up:
- MB Classe X 250D
Nessa opção, o motor de 2,3 litros biturbo a diesel entrega até 190 cavalos (141 quilowatts) e um torque de 45,9 kgfm acompanhado de câmbio automático de 7 velocidades que possui opção de trocas manuais.
- MB Classe X 350D
Nessa opção, temos um motor V6 de 3,0 litros, turbo diesel e entrega até 258 cavalos (192 kilowatts) e um torque de 56,1 kgfm, também acompanhado de um câmbio automático de 7 velocidades com opção de trocas manuais na alavanca e nas borboletas atrás do volante.
Suspenção
Assim como na Frontier a Classe X possui a suspensão multi-link e tração 4X4 superior à da Nissan. Na Classe X, o chassi é mais rígido em relação à Nissan. Tem os modos 4X2, 4X4, 4X4 com reduzida, bloqueio do diferencial e controle de descidas.
Segurança
Em segurança, a Classe X será exemplo na categoria. A pick-up conta, além dos controles de tração e estabilidade e sete airbags, alerta de colisão com frenagem de emergência, frios a disco com ABS nas quatro rodas, assistente de permanência em faixa, sistema de câmeras de 360 graus, leitor de placas, farol alto automático e muitos outros itens.
Data de Lançamento
Falando de preços e data de lançamento no Brasil teremos algumas alterações. A Mercedes-Benz Classe X será fabricada em Córdoba, na Argentina. Devido a alguns problemas de câmbio da moeda argentina e alguns possíveis problemas, que não haviam sido previstos, a previsão para o lançamento mudou. Estava previsto para o primeiro semestre de 2019, passando para a segunda metade do ano.
Preço
A previsão dos preços de lançamento no Brasil é de:
- Mercedes Benz Classe X 250D – R$ 190.000 à vista
- Mercedes Benz Classe X 350D – R$ 220.000 à vista
Vale lembrar que a marca está querendo trazer para o Brasil uma versão mais básica voltada ao trabalho, com motorização 2.3 biturbo diesel de 163 cavalos (121 quilowatts) com um preço mais em conta.
A Mercedes-Benz deixa claro que a pretensão com a Classe X é lançar a primeira pick-up de alto luxo na história automobilística.
Por Bruno Rafael da Silva