Kia anuncia Recall do Carnival



Chamado atinge veículos ano/modelo 2016, 2017, 2018, 2019.

Foi anunciado na última quarta-feira, dia 04 de julho, o recall do Carnival ano/modelo 2016 a 2019. O motivo é um defeito a porta deslizante do veículo. A Kia está convocando todos os proprietários dos veículos, a realizarem um agendamento para o reparo gratuito em algumas concessionárias autorizadas. Se você é proprietário do veículo Carnival, acompanhe o artigo até o final e tire todas as suas dúvidas.

O que é um recall

Antes de passarmos as informações sobre o recall do Carnival, vamos explicar para você o que se trata. Um recall nada mais é do que a solicitação por meio da montadora para realizar algum reparo no veículo. Isso é muito comum entre os carros recém lançados.



Não importa onde seja o defeito, no câmbio, os freios, ou em qualquer uma das peças presentes no carro, nesse caso o defeito em questão é a porta deslizante. É importante que o proprietário leve o seu veículo para que danos maiores possam ser evitados. O valor do concerto fica por responsabilidade da montadora e não possui uma validade estipulada.

A montadora precisa comunicar sobre recall imediatamente aos seus proprietários quando detectado algum problema que interfira na segurança do veículo. É de responsabilidade da montadora, nesse caso a Kia, realizar a comunicação e o agendamento. Para isso, é necessário que a montadora comunique órgãos públicos, como o Procon e o Ministério da Justiça, dessa forma todos os proprietários estarão cientes o quanto antes sobre o problema, através dos meios de comunicação de massa. Além disso, é importante que o comunicado também esteja presente no site oficial da montadora.

A Kia não é a única a solicitar o recall, como dito anteriormente esse tipo de reparo é bem comum nos carros recém lançados, como exemplo, podemos citar a Ford, que convocou os modelos Focus, EcoSport e Fiesta para solucionar os problemas do câmbio automático Powershift que apresentou defeitos. A convocação ocorreu depois de vários clientes registrarem reclamações no Procon para que o órgão notifique a empresa, que solucionou o problema trocando a peça de todos os clientes.



Veja quais se o seu carro deverá comparecer ao recall

A convocação para a manutenção dos veículos de modelo Carnival é referente a todos que foram produzidos entre 17/06/2015 e 05/02/2018. Caso você tenha dúvida ou não saiba o ano de fabricação do seu veículo, você poderá se orientar pelo chassi, já que os convocados são aqueles que terminam de 11307 a 437433.

Conheça o motivo pelo qual a Kia solicitou o recall

De acordo com a montadora, o recall foi solicitado devido a um problema no software da unidade eletrônica de comando das portas automáticas deslizantes.

Foi notificado que algumas unidades do Kia Carnival não obedecem ao sistema instalado de reversão automática quando encontrado um obstáculo na rota do trilho da porta, ou seja, o software não consegue detectar quando há algum objeto ou pessoa localizada no trilho da porta.

Isso pode causar sérios problemas, já que a porta pode se fechar automaticamente, independente se há algo impedindo no trilho. A não correção desse problema pode acarretar a sérios danos físicos para os passageiros ou então a membros do corpo, como mão e pé que possam estar localizados nos trilhos.

No entanto, aqui no Brasil até agora não foi registrado nenhum caso de acidente dessa forma, segundo a Kia. É importante que todos os proprietários levem o seu veículo para solucionar o problema e evitar que algum acidente grave ocorra.

A montadora informou que o conserto é rápido e não levará muito tempo há mais que uma hora, já que não será alterado nenhuma parte mecânica, somente será realizada a atualização do software.

Se você possuir alguma dúvida poderá entrar em contato diretamente com a Kia através de algum meio de comunicação: telefone 0800 77 011011 ou o site www.kia.com.br.

Isabela Pierini

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