Prós e Contras do Carro a Gás




Veja aqui todo os principais benefícios e problemas nos carros a Gás.

A alta nos preços dos combustíveis automotivos, como a gasolina e o Diesel, e a crise econômica que assola o país, trouxeram uma velha discussão à tona: Quais os benefícios e malefícios dos combustíveis alternativos? Vale à pena investir na flexibilização do veículo? O que o consumidor precisa saber antes de trocar completamente a forma de abastecer e utilizar outro combustível.

Conhecido por ter um preço menor nas bombas dos postos de abastecimento, o GNV é o queridinho de muitos condutores. Presente em nosso país desde o ano de 2000, o Gás Natural Veicular ganhou defensores e até divulgadores do produto.


Entre os que defendem e os que criticam, sempre há os consumidores indecisos. Aqueles que pensam em instalar o kit gás no veículo, mas sentem receio ou precisam de mais informação.

Para responder às perguntas propostas anteriormente, vamos esclarecer alguns prós e contras do veículo a gás. Fique atento e se livre das principais dúvidas a respeito do assunto.

Pontos negativos do automóvel a gás

Maior pressão no cabeçote.


O cabeçote é o componente que equivale a quase metade de todo o motor. Como o gás aumenta significativamente a pressão interna no cabeçote, as chances dessa peça trincar são muito maiores do que as de um carro movido à gasolina ou álcool, por exemplo.

Diminuição da vida útil da vela automotiva

A parte elétrica do carro movido a gás é mais exigida do que em automóveis não convertidos. Dessa forma o desgaste na vela e cabos de vela são maiores, diminuindo a durabilidade destes componentes, podendo a vida útil ser reduzida à metade em alguns casos.

Possível travamento das válvulas do motor

O Gás Natural Veicular é um combustível seco. Essa propriedade substancial pode fazer com que as válvulas do motor ressequem e travem por conta da ausência de lubrificação.

Outros problemas

Há uma série de outros problemas frequentemente encontrados em carros convertidos para GNV, entre eles: aumento do consumo de água no radiador; menor duração da bateria; perda parcial ou total do espaço no bagageiro e menor durabilidade do motor de partida e do alternador

Pontos Positivos do uso do gás

Menos contaminação do meio ambiente

Carros a gás liberam menos resíduos poluentes no meio ambiente. Por isso, esse tipo de combustível é uma forma mais limpa e sustentável do que a gasolina e o álcool.

Maior durabilidade do escapamento.

O contato com a água pode fazer com que o escapamento estrague por causa da ferrugem. Como o GNV é um combustível seco, a vida útil do escapamento tende a ser maior.

Diminuição da troca de óleo

Outros combustíveis contaminam o óleo do motor mais rapidamente, fazendo com que ele fique mais sujo, aumentando a frequência de troca dessa substância. Como o gás não possui as mesmas propriedades contaminantes, o óleo do motor suja menos e dura mais.

Mais economia no bolso

Os carros a gás podem ser até 60% mais econômico do que os carros movidos a outros tipos de combustíveis. Essa é, talvez, a vantagem mais esperada por quem opta pelo GNV. No entanto, o consumidor precisa avaliar as condições do veículo antes de instalar o Gás Natural Veicular.

Outras considerações

O investimento pode chegar ao valor de R$ 2.000, dependendo do tamanho do cilindro, mas a compensação dos custos com a instalação pode demorar de quatro a trinta meses para chegar.

Além disso, é imprescindível que o consumidor escolha empresas de confiança para fazer a instalação. O manuseio inadequado dos cilindros de gás e a falta de manutenção podem causar acidentes gravíssimos e/ou danificar os componentes do carro.

Por Nanny Cunha.

Relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *