Calculadora de Combustível – Como Saber se Etanol ou Gasolina vale Mais a Pena




Saiba aqui como saber qual tipo de combustível é mais vantajoso para seu carro.

A Petrobras vem escolhendo não baratear e facilitar quando o assunto é o valor da gasolina e do diesel no Brasil, a um bom tempo, para ser exato, desde 2009, apesar do petróleo seguir perdendo preço nos mercados fora do Brasil.

Esta decisão vem sendo criticada e bombardeada a um bom tempo, levando em consideração que os mercados do exterior, onde há a maior concorrência (como nos Estados Unidos, por exemplo) os valores costumam ser repensados e reajustados levando em consideração as variações nos preços.


A gasolina excedeu a marca de RS$3,00 em todos os postos de abastecimento em todo o país desde o ano passado (2017), e só vem aumentando de forma assustadora desde então, deixando muita gente de cabelo em pé. Mas antes de te mostrarmos o que vale a pena pra você, vamos entender porque ela subiu? O preço da gasolina é, e sempre foi, dependente pelo aumento do dólar e do petróleo. É como se os preços aplicados pela indústria da Petrobras fosse uma parte do preço pago pelo consumidor nos postos.

O números indicam que a partir do ano de 2013, foram, no total, quatro reajustes de aumento. O valor subiu aproximadamente 6,6% no primeiro mês de 2013; 4% no mês 11 de 2013; 3% no mês 11 de 2014 e 6% no mês nove de 2015.

Com esse aumento drástico e que anda deixando muita gente de cabelo em pé, começamos a refletir e repensar: O que mais vale, gasolina ou álcool?


Te ajudaremos nesse desafio de escolher entre um e outro, e te ensinaremos como calcular o que vale mais a pena para você no momento atual em que estamos.

A primeira coisa que deve ser levada em consideração, é a localização onde você resida, ou seja, os valores podem ser alterados dependendo da região onde você mora. Agora que você já sabe isso, vamos lá começar as contas.

Um economista uma vez ensinou a fazer uma conta, na qual você saberá se valerá mais a pena colocar gasolina ou álcool no seu carro, de uma forma bem simples e simplificada, porém, que precisará usar da matemática e uma calculadora.

Para os carros considerados Flex é necessário ter muita calma ao escolher que forma de abastecer. A mais notável diferença de valor e vantagens entre ambos os combustíveis está tanto no preço, quanto desempenho do combustível. Para que o álcool seja uma escolha melhor para você do que a gasolina, o valor do litro consistirá em custar até 70% do litro da gasolina.

Se deseja fazer esse cálculo de forma simples e rápida, pode acessar aqui e colocar os preços nas lacunas, de acordo com os que você vê na sua cidade. Isto te ajudará a ver qual dos dois compensa mais.

Mas, se você quiser fazer a conta que citamos no parágrafo acima, sem precisar que seja pela internet ou qualquer site, explicaremos para você como fazer e assim ficará mais fácil. É bem fácil e simples: consiste apenas em pegar o valor do litro do álcool e dividir pelo valor do litro da gasolina. Se o resultado que você obteve for inferior que 0,7 será mais viável você optar pelo álcool.

Porém, se for acima de 0,7 a melhor opção para você escolher é a gasolina.

Um exemplo para que você entenda bem: se o álcool tiver custando 1,80 e a gasolina estiver custando 2,80, o resultado que obtivemos é de 0,6, ou seja, valor menor que 0,7. Assim o melhor para você seria abastecer com álcool ao invés da gasolina.

Assim, coloque no papel: Preço da gasolina na sua cidade X 0,70 = preço máximo em que o alcool pode chegar.

Gabriel Pierini

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *