Confira as 9 picapes com maior capacidade de cargo do Brasil, distribuídas entre compactas, médias e grandes.
Picapes são a ideia perfeita para aqueles que precisam transportar cargas, mas não dispõem de capacidade em um carro convencional. Esse modelo de automóvel é caracterizado pela presença de carroceria traseira. Alguns modelos trazem capacidade para apenas dois ocupantes, outros, com quatro portas – cabine dupla – possuem também espaço para transporte de passageiros e há ainda os modelos de cabine estendida que reservam um espaço para bagagens atrás dos bancos.
Esse modelo de carro sempre foi muito usado no campo para transporte de mercadorias e veio ganhando espaço cada vez maior no meio urbano. Acredita-se que as “primeiras picapes” surgiram de forma improvisada, tendo a parte traseira dos carros convencionais retiradas (cortadas) por seus donos, já que a indústria automobilística só começou a comercializar as picapes oficialmente após a chegada dos caminhões convencionais que não atendiam a necessidade dos usuários de ter um carro que pudesse ser usado para o trabalho nos dias úteis e também como carro de passeio nos dias de descanso.
O primeiro modelo de picape no Brasil surgiu nos anos 80 por fabricação da Fiat e suas mais derivadas variações caíram no gosto de muita. Atualmente o mercado oferece os mais variados modelos e para facilitar a vida de quem busca comprar ou conhecer mais sobre esse tipo de caro, relacionamos: 9 Picapes com maior capacidade de carga do Brasil.
A primeira coisa a se saber no momento de escolher uma picape é qual versão atende melhor a sua necessidade. Atualmente, o mercado possui três opções em tamanho que podem responder a essa questão: as compactas, as médias e as grandes.
Sendo assim, separamos as Top 3 em capacidade de carga em cada umas das opções.
Picapes Compactas
3. Hoggar – Peugeot
Com um motor 1.6 , a Hoggar da Peugeot possuir capacidades de carga de 742 kg para o design, a montadora apostou em caçamba com mais volume.
2. Courier – Ford
A Courier da Ford tem falsidade de transportar cerca de 750 kg, com motor 1.6, pode ser uma ótima opção para quem precisa trabalhar com fretes e de pequenas encomendas.
1. Montana – Chevrolet
Com uma capacidade de 756 kg, possui motor 1.4, potência a de 99 cvs proporcionam eficiência bastante aceitável para esse modelo.
Picapes Médias
3. Saveiro Cross – Volkswagen
Sua capacidade de carga é de 611 kg com motor 1.6. De acordo com o fabricante essa picape tem baixo custo de manutenção quando comparada com as de mesmo porte na concorrência.
2. Duster Oroch – Renault
Mesmo estando entre as picapes de categoria média, a Duster Oroch tem capacidade de carga inferior a algumas classificadas como pequena, essa elevação ao nível de média se dá em virtude de sua cabine dupla e capacidade de 683 kg em um motor 1.6.
1. Toro – Fiat
Com tração 4×4 a Fiat investiu em uma picape média, a boa aceitação do público promoveu um excelente volume de vendas da Toro, isso porque seu design agressivo fez essa picape se mostrar uma ótima alternativa dentro do seu segmento. A Toro Fiat tem capacidade de carga de 1.000 kg em uma caçamba visualmente pequena.
Picapes Grandes
3. S10 – Chevrolet
A picape da cabine simples da Chevrolet ganha o top 3 na categoria com capacidade de carga de 1.220 kg, motor 2.0 e com 200 cv de potência e 51 kgfm de torque, além de tração nas 4 rodas.
2. Amarok – Volkswagen
Embora com uma caçamba não tão grande quanto algumas da mesma categoria, a Amarok consegue bater de frente com muitas picapes do segmento. Possui capacidade de transportar até 1.232 kg, motor 2.0 a diesel com potência de 140 cv.
1. Ranger – Ford
Em primeiro lugar, a Ford lidera com sua picape Ranger, considerada a de maior capacidade e carga no mercado, esse modelo consegue transportar 1.457 kg garantidos por um desempenho de motor 2.0.
Por Bruna Luiz de Oliveira