Confira aqui algumas dicas e cuidados que você deve tomar antes de comprar um carro usado.
A compra de carros usados de 4 a 8 anos tem crescido bastante, pode ser a melhor opção de compra para muitas pessoas. É claro que para comprar um carro assim, é preciso ter atenção a alguns detalhes para que essa aquisição não se torne uma dor de cabeça. E se para ter um carro bom e com um valor que caiba no bolso for preciso cuidado redobrado, é melhor seguir as dicas que vão estar logo abaixo:
Avaliar a quilometragem do carro
Para não ter problema com a compra do carro usado de 4 a 8 anos, é fundamental analisar a quilometragem do carro. Um carro usado de 6 anos geralmente tem a quilometragem de 50.000 a 60.000 Km. É preciso fazer uma avaliação dessa quilometragem, avaliando a marca e seu modelo, pois alguns carros precisam de ajustes e só o comprador vai poder avaliar se vai valer a pena pagar por essa manutenção.
Avaliar os amortecedores
O amortecedor é uma peça fundamental de qualquer carro, por isso deve ser avaliada com muito cuidado. Se tratando de um carro usado de 4 a 8 anos. é bem comum haver batidas ou algum incidente com um carro dessa idade, e quando um carro bate o amortecedor, ele pode deixar esse veículo danificado, principalmente se não for feito um concerto correto nele. E vale lembrar também que os amortecedores têm sua ação perdida depois de um tempo, geralmente depois dos 30.000 km rodados. Na hora da compra é preciso avaliar o tempo de uso desse amortecedor e caso já seja antigo, o novo comprador precisa ter a certeza que vai ter de trocar essa peça.
Avaliar os Pneus
Os pneus são itens que passam despercebidos na hora de comprar um carro usado. E eles são fundamentais na análise de valor desse carro. Os pneus têm vida média de no máximo 40.000 km, é claro que os cuidados do dono do carro contam muito, porém, vale ressaltar que depois desse tempo é preciso ficar atento a troca dessa peça. Muitas pessoas usam o famoso estepe, e isso é uma forma de sabotar a real valorização do carro.
Avaliar a Embreagem
É preciso ter muita atenção a essa peça do carro usado, principalmente se o câmbio for automatizado. Como as marchas são trocadas automaticamente, é preciso avaliar elas andando no carro. O ideal é jogar limpo com quem está vendendo ou a loja e dizer que precisa fazer um test drive antes de concluir a compra do carro. Vale ressaltar que a embreagem de um carro usado costuma ter problemas e é preciso avaliar qual será o custo do conserto caso ela não esteja 100%.
Avaliar o superaquecimento
Os carros com idade de 4 a 8 anos podem apresentar o problema de superaquecimento. Esse detalhe fica encoberto na maioria das vezes ou até mesmo bem camuflado. Para evitar surpresas desagradáveis nesse sentido, o ideal é levar um mecânico de sua confiança para analisar o carro antes de efetuar a compra do mesmo.
Avaliar a direção hidráulica
É preciso avaliar muito bem a direção hidráulica do carro que será comprado. Normalmente quando o carro está com algum problema nessa área, ele vai emitir sons estranhos, fica bem fácil de perceber. O ideal é dar uma volta no carro e avaliar qualquer tipo de ruído, caso fique em dúvida, o ideal é levar um mecânico especialista para avaliar se existe algum problema na direção hidráulica. Caso queira comprar o carro com problema nessa parte, saiba que terá que desembolsar um valor mínimo de R$ 2.000,00. As vezes não compensa comprar o carro com defeitos na direção hidráulica.
Essas são as principais dicas para quem quer comprar usado com idade de 4 a 8 anos!

Cristiane Amaral
Bom verificar a documentação e se o veículo ñ está com algum impedimento ou .multa no Detran, ou alienado, ou penhorado.etc,