Nissan apresenta Novo Câmbio CVT Xtronic


Nova transmissão deverá ser utilizada no Nissan March e Versa.

A mais ou menos dois meses da estreia do Kicks nas concessionárias do Brasil, a Nissan apresentou sua transmissão automática seguindo o tipo CVT, que deverá integrar o crossover. As primeiras informações apontam que o equipamento fará parte justamente das opções mais caras do modelo: o March e o Versa, que contam com motor 1.6 16V.


O câmbio foi batizado pela companhia japonesa de Xtronic. O dispositivo apresenta uma transmissão contínua e variável, mas conta com certos ajustes. Esse ponto pode ser verificado melhor quando comparamos com o equipamento usado pelos sedãs Altima e Sentra.


Um dos principais destaques do Xtronic é a sua aceleração relativamente suave sem aqueles “trancos” que comumente são percebidos em câmbios automáticos tradicionais.


Além disso, mesmo com a integração de um novo pacote antirruido no para-brisa, para-lamas e painel, a novidade trazida pela Nissan se apresentou um pouco ruidosa no Versa que, a título de curiosidade, é mais ou menos 100 kg mais pesado do que o companheiro March.


A fabricante está disponibilizando o câmbio nas versões 1.6 SV e SL do hatch, bem como nas opções 1.6 SV, SL e Unique do sedã. Vale ressaltar que está última a partir de agora contará exclusivamente com a transmissão automática. Nesse caso, o XTronic deverá provocar um acréscimo no preço do carro de algo em torno de R$ 4.800.

Nas versões de entrada a montadora decidiu incorporar os pacotes Pack Plus e Pack Multi. Sendo assim, eles deixam de ser itens opcionais.

Já o Versa passa agora a ter como item de série vidros elétricos para as quatro portas. No mais, temos a presença do sistema Isofix para a instalação de cadeirinhas infantis, porém, só a partir da versão 1.6 SV.

De acordo com a própria Nissan, no período compreendido entre os anos de  2011 e de 2014 as vendas de carros compactos com câmbios automáticos no país deu um salto de 4% para 18% entre os modelos hatches. Já entre os sedãs o aumento foi de 19% para 22%.

Apesar de ser algo novo, o Xtronic não terá um caminho fácil pela frente. O principal motivo é o fato de que o mercado atual já conta com uma infinidade de opções tanto de automatizados quanto dos automáticos que contam com até seis velocidades.


Nissan apresenta Novo Câmbio CVT Xtronic

Por Denisson Soares


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.